B & W: Casas de banho modernas por ORCHIDS LOFT

Como reparar uma torneira: 8 dicas a seguir

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Pling… pling… Pling… Pling…

Tem em casa uma torneira que pinga? Ok, já chega de problemas com a torneira e com os gastos desnecessários! Está na hora de agir e de saber como deve reparar a torneira que pinga. Mas para isso, são necessários alguns bons conselhos de canalização.

A primeira coisa a saber é que existe quatro principais tipos de torneiras: torneiras misturadoras, torneiras com manípulo de pressão, torneiras monocomandos, torneiras de cano extraível ou ainda, as torneiras de osmose que são o modelo mais recente e moderno. Claro que, cada torneira repara-se à sua maneira. Neste artigo, vamos ver como podemos arranjar as torneiras mais comuns e utilizadas, como as torneiras misturadoras, que têm dois botões, um para a água fria e outro para a água quente e a torneira monocomando que é muitas vezes usada na cozinha e na casa de banho, além de outras que embora menos usadas, podem ser as torneiras que tem em casa. 

Diga adeus aos plings-plings e aos desperdícios de água, bem como às contas de água mais salgadas, graças às dicas homify! Vai ver que afinal há mais uma junta dentro de uma torneira…

Dica 1: limpeza geral de torneiras

A torneira pinga? 

A primeira coisa que pode fazer e para evitar um duche surpresa, é de fechar a água a partir do contador e, de seguida, abrir a torneira de modo a aliviar a pressão que está na canalização. 

Uma vez que está neste processo de desmontagem, aproveite para fazer uma limpeza mais a fundo. Como? É fácil, molhe um pano de algodão em vinagre branco e coloque-o durante uns bons minutos sobre o calcário, que ficou acumulado na base da torneira. Remova cuidadosamente todos os resíduos que estão nessa zona. 

Se a torneira tiver um filtro ou um pulverizador, desmonte a peça e coloque-o durante umas horas num bacia com vinagre branco, antes de a volta a montar.

Dica 2: reparar uma torneira misturadora

Quando uma torneira pinta, geralmente, é devido ao desgaste das anilhas vedantes da torneira, que podem ser facilmente trocadas e compradas em qualquer loja de bricolage. 

As torneiras misturadoras têm, normalmente, uma tampa no manípulo, que terá de ser retirada com uma chave de fendas. Por baixo dessa tampa está o parafuso de fixação que deverá ser removido. Para absorver a água pode colocar um pano, mas retire-o quando retirar o castelo da torneira. Esta peça tem um parafuso de estrela na extremidade do vedante, assim, retire-o para substituir a anilha. Caso o castelo tiver calcário ou sujo, deverá limpá-lo antes de colocar o novo vedante. Depois só tem de enroscar, pela ordem contrária. 

Nota: é de referir que o procedimento de reparação de torneira é igual para todas deste tipo, independentemente ser de cozinha, de lavabo, de duche, de banheira ou até de uma torneira de jardim.

Dica 3: reparar uma torneira de manípulo de pressão

Tem uma torneira com manípulo de pressão?

Neste caso deve retirar essa peça com a ajuda de uma chave de bocas. Quando sentir que a porca está a ficar solta, pode desenroscar com a mão e retirar a cabeça da torneira. 

A anilha vedante fica no extremo inferior da cabeça e pode ser com aberturas ou compactas, fixa ao centro com ou sem porca. Depois de desenroscar o parafuso central, caso haja, deve retirar a anilha para a substituir. Monte novamente o conjunto.

Dica 4: substitui as juntas de vedação

Caso saia água pela união do cano com o corpo da misturadora, deve substituir as juntas tóricas, siga as instruções: 

- Despertar a porca da base do cano com uma chave ou um alicate de pressão.

- Substitua as juntas. 

- Pode cobri-las com uma massa de silicone, para um resultado mais perfeito.

Dica 5: substituir o cartucho de uma torneira

Se a sua torneira pingar deve substituir o cartucho conforme as seguintes indicações:

- Desmonte a alavanca. Conforme o modelo da torneira, terá que utilizar uma chave de fendas ou uma chave allen.

-  Depois de ter desapertado o parafuso, puxe a alavanca até retirá-la de onde está.

- Retire o índice depois de ter extraído a alavanca.

- Utilize uma chave inglesa para desapertar a porca de compressão do cartucho.

- Posteriormente, extraía o cartucho puxando nele ou se o modelo da torneira o exigir, proceda ao seu desaparafusamento. 

- Substitua o velho cartucho por um novo que seja igual. 

Dica 6: como trocar uma torneira

Casa de banho social em apartamento: Casas de banho modernas por Dynamic444
Dynamic444

Casa de banho social em apartamento

Dynamic444

Se mesmo depois de um esforço da reparação de torneira a fuga persiste, é porque está na hora de substituir a torneira velha por uma nova. Mas como o deve fazer?

Antes de iniciar qualquer coisa, é essencial fechar o contador da respetiva instalação e, em seguida, tampar o orifício de drenagem de forma a não perder nenhuma peça.

Estas operações serão realizadas com uma chave de fendas, por isso, deve ter cuidado para não danificar a torneira. Primeiro, irá desparafusar a porca geral da torneira (aquela que a mantém na pia, na banheira ou no lavabo) e desaperte a porca ligando-a à canalização. 

Em seguida, levante a tampa ou a cabeça da torneira, desaparafuse a porca da cabeça e remova o mecanismo interno.

Com o mecanismo removido, coloque fita veda rosca ao redor da rosca da torneira onde as mangueiras irão conectar-se. Aplique o silicone ao redor do buraco da pia e onde o novo acabamento irá ficar, para evitar infiltrações.

Se colocar a torneira numa superfície delicada, como uma pia de aço inoxidável, por exemplo, precisará de adicionar uma anilha adicional à haste roscada da torneira.

Agora pode colocar a nova torneira sem esquecer de conectar a haste com rosca à canalização da alimentação.

Quando tiver tudo ligado corretamente, abra o contador e, em seguida, a torneira e verifique se há fugas. Se verificar gotas de água a cair, desligue as válvulas e aperte mais um pouco. Repita o processo as vezes que forem necessárias.

Nota: É importante seguir as instruções do fabricante quando monta a sua nova torneira, pois como e onde os anéis precisam de ser colocados varia de acordo com o modelo de torneira.

Dica 7: como saber se a torneira tem uma fuga ou não

Casa de banho social em apartamento: Casa de banho  por Dynamic444
Dynamic444

Casa de banho social em apartamento

Dynamic444

Tome nota desta dica para saber se sim ou não a sua torneira tem uma fuga ou não. 

As fugas de água nem sempre são detetáveis, mas a verdade é que podem ficar caras! Por isso, como precaução, de vez em quando, antes de dormir, feche cuidadosamente todas as torneiras da casa de banho e da cozinha e, em seguida, aponte numa folha o número que está no contador. De manhã, antes de abrir qualquer torneira ou puxar a descarga do autoclismo, verifique novamente a leitura. 

Se os números alteraram-se, obviamente que tem uma fuga, que poderá ser de um cano, torneira ou sanita… Deve por isso contactar um especialista que arranje a situação. Uma despesa que irá aliviar as suas faturas de água, isso é garantido!

Dica 8: que profissionais deve contactar?

sequence / sequência 3: Casa de banho  por Dynamic444
Dynamic444

sequence / sequência 3

Dynamic444

Se a situação for mais complicada do que um simples arranjo de uma torneira ou se, não tiver tempo para arranjar a torneira deve contactar um profissional da área. Neste caso, poderá fazer apelo a um canalizador, sendo a pessoa mais apta a solucionar o problema. 

Onde procurar? 

É fácil, na página homify tem acesso a uma vasta lista de contactos de diversos profissionais, incluindo canalizadores. Aceda ao separador profissionais e filtre-os pela sua área de residência, de modo a facilitar e a reduzir custos de deslocação. 

Quanto custa?

Tudo depende do problema de canalização, do estado da torneira, se é um simples arranjo ou se precisa de uma nova. Para mais detalhes e orçamentos, consulte aqui


Não saia daqui sem descobrir este artigo: Tudo sobre canalizações entupidas e como acabar com elas!

Já trocou uma torneira sozinho?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!