Como reparar uma torneira: 8 dicas a seguir | homify Como reparar uma torneira sozinho?
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Como reparar uma torneira: 8 dicas a seguir

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
WCs projects Casas de banho modernas por ORCHIDS LOFT by Alexandra Pedro Moderno
Loading admin actions …

Pling… pling… Pling… Pling…

Tem em casa uma torneira que pinga? Ok, já chega de problemas com a torneira e com os gastos desnecessários! Está na hora de agir e de saber como deve reparar a torneira que pinga. Mas para isso, são necessários alguns bons conselhos de canalização.

A primeira coisa a saber é que existe quatro principais tipos de torneiras: torneiras misturadoras, torneiras com manípulo de pressão, torneiras monocomandos, torneiras de cano extraível ou ainda, as torneiras de osmose que são o modelo mais recente e moderno. Claro que, cada torneira repara-se à sua maneira. Neste artigo, vamos ver como podemos arranjar as torneiras mais comuns e utilizadas, como as torneiras misturadoras, que têm dois botões, um para a água fria e outro para a água quente e a torneira monocomando que é muitas vezes usada na cozinha e na casa de banho, além de outras que embora menos usadas, podem ser as torneiras que tem em casa. 

Diga adeus aos plings-plings e aos desperdícios de água, bem como às contas de água mais salgadas, graças às dicas homify! Vai ver que afinal há mais uma junta dentro de uma torneira…

Dica 1: limpeza geral de torneiras

A torneira pinga? 

A primeira coisa que pode fazer e para evitar um duche surpresa, é de fechar a água a partir do contador e, de seguida, abrir a torneira de modo a aliviar a pressão que está na canalização. 

Uma vez que está neste processo de desmontagem, aproveite para fazer uma limpeza mais a fundo. Como? É fácil, molhe um pano de algodão em vinagre branco e coloque-o durante uns bons minutos sobre o calcário, que ficou acumulado na base da torneira. Remova cuidadosamente todos os resíduos que estão nessa zona. 

Se a torneira tiver um filtro ou um pulverizador, desmonte a peça e coloque-o durante umas horas numa bacia com vinagre branco, antes de a volta a montar.

Dica 2: reparar uma torneira misturadora

Quando uma torneira pinta, geralmente, é devido ao desgaste das anilhas vedantes da torneira, que podem ser facilmente trocadas e compradas em qualquer loja de bricolage. 

As torneiras misturadoras têm, normalmente, uma tampa no manípulo, que terá de ser retirada com uma chave de fendas. Por baixo dessa tampa está o parafuso de fixação que deverá ser removido. Para absorver a água pode colocar um pano, mas retire-o quando retirar o castelo da torneira. Esta peça tem um parafuso de estrela na extremidade do vedante, assim, retire-o para substituir a anilha. Caso o castelo tiver calcário ou sujo, deverá limpá-lo antes de colocar o novo vedante. Depois só tem de enroscar, pela ordem contrária. 

Nota: é de referir que o procedimento de reparação de torneira é igual para todas deste tipo, independentemente ser de cozinha, de lavabo, de duche, de banheira ou até de uma torneira de jardim.

Dica 3: reparar uma torneira de manípulo de pressão

Tem uma torneira com manípulo de pressão?

Neste caso deve retirar essa peça com a ajuda de uma chave de bocas. Quando sentir que a porca está a ficar solta, pode desenroscar com a mão e retirar a cabeça da torneira. 

A anilha vedante fica no extremo inferior da cabeça e pode ser com aberturas ou compactas, fixa ao centro com ou sem porca. Depois de desenroscar o parafuso central, caso haja, deve retirar a anilha para a substituir. Monte novamente o conjunto.

Dica 4: substituir as juntas de vedação

Cozinhas escandinavas por homify Escandinavo

Caso saia água pela união do cano com o corpo da misturadora, deve substituir as juntas tóricas, siga as instruções: 

- Desaperte a porca da base do cano com uma chave ou um alicate de pressão.

- Substitua as juntas. 

- Pode cobri-las com uma massa de silicone, para um resultado mais perfeito.

Dica 5: substituir o cartucho de uma torneira

por homify

Se a sua torneira pingar deve substituir o cartucho conforme as seguintes indicações:

- Desmonte a alavanca. Conforme o modelo da torneira, terá que utilizar uma chave de fendas ou uma chave allen.

- Depois de ter desapertado o parafuso, puxe a alavanca até retirá-la de onde está.

- Retire o índice depois de ter extraído a alavanca.

- Utilize uma chave inglesa para desapertar a porca de compressão do cartucho.

- Posteriormente, extraía o cartucho puxando-o ou se o modelo da torneira o exigir, proceda ao seu desaparafusamento. 

- Substitua o velho cartucho por um novo que seja igual. 

Dica 6: como trocar uma torneira

Casa de banho social em apartamento Casas de banho modernas por Dynamic444 Moderno Madeira Acabamento em madeira
Dynamic444

Casa de banho social em apartamento

Dynamic444

Se mesmo depois de um esforço da reparação de torneira a fuga persiste, é porque está na hora de substituir a torneira velha por uma nova. Mas como o deve fazer?

Antes de iniciar qualquer coisa, é essencial fechar o contador da respetiva instalação e, em seguida, tampar o orifício de drenagem de forma a não perder nenhuma peça.

Estas operações serão realizadas com uma chave de fendas, por isso, deve ter cuidado para não danificar a torneira. Primeiro, irá desparafusar a porca geral da torneira (aquela que a mantém na pia, na banheira ou no lavabo) e desaperte a porca ligando-a à canalização. 

Em seguida, levante a tampa ou a cabeça da torneira, desaparafuse a porca da cabeça e remova o mecanismo interno.

Com o mecanismo removido, coloque fita veda rosca ao redor da rosca da torneira onde as mangueiras irão conectar-se. Aplique o silicone ao redor do buraco da pia e onde o novo acabamento irá ficar, para evitar infiltrações.

Se colocar a torneira numa superfície delicada, como uma pia de aço inoxidável, por exemplo, precisará de adicionar uma anilha adicional à haste roscada da torneira.

Agora pode colocar a nova torneira sem esquecer de conectar a haste com rosca à canalização da alimentação.

Quando tiver tudo ligado corretamente, abra o contador e, em seguida, a torneira e verifique se há fugas. Se verificar gotas de água a cair, desligue as válvulas e aperte mais um pouco. Repita o processo as vezes que forem necessárias.

Nota: É importante seguir as instruções do fabricante quando monta a sua nova torneira, pois como e onde os anéis precisam de ser colocados varia de acordo com o modelo de torneira.

Dica 7: como saber se a torneira tem uma fuga ou não

Casa de banho social em apartamento por Dynamic444 Moderno
Dynamic444

Casa de banho social em apartamento

Dynamic444

Tome nota desta dica para saber se a sua torneira tem uma fuga ou não. 

As fugas de água nem sempre são detetáveis, mas a verdade é que podem ficar caras! Por isso, como precaução, de vez em quando, antes de dormir, feche cuidadosamente todas as torneiras da casa de banho e da cozinha e, em seguida, aponte numa folha o número que está no contador. De manhã, antes de abrir qualquer torneira ou puxar a descarga do autoclismo, verifique novamente a leitura. 

Se os números alteraram-se, obviamente que tem uma fuga, que poderá ser de um cano, torneira ou sanita… Deve por isso contactar um especialista que arranje a situação. Uma despesa que irá aliviar as suas faturas de água, isso é garantido!

Dica 8: que profissionais deve contactar?

sequence / sequência 3 por Dynamic444 Eclético
Dynamic444

sequence / sequência 3

Dynamic444

Se a situação for mais complicada do que um simples arranjo de uma torneira ou se, não tiver tempo para arranjar a torneira deve contactar um profissional da área. Neste caso, poderá fazer apelo a um canalizador, sendo a pessoa mais apta a solucionar o problema. 

Onde procurar? 

É fácil, na página homify tem acesso a uma vasta lista de contactos de diversos profissionais, incluindo canalizadores. Aceda ao separador profissionais e filtre-os pela sua área de residência, de modo a facilitar e a reduzir custos de deslocação. 

Quanto custa?

Tudo depende do problema de canalização, do estado da torneira, se é um simples arranjo ou se precisa de uma nova.

Renovação de cozinha

Kitchen Cozinhas minimalistas por Lagom studio Minimalista MDF

Como já de certeza lhe aconteceu, é comum haver de tempos a tempos uma torneira a pingar devido ao desgaste natural devido ao uso bastante frequente. Neste artigo tem as nossas dicas de como reparar torneira misturadora banheira, por exemplo, e de como desmontar torneira. A torneira misturadora cozinha é muitas vezes a mais utilizada e por isso necessita de maior manutenção. Se, além das torneiras cozinha, desejar renovar a cozinha toda sem gastar muito dinheiro, consulte este artigo e inspire-se. Depois terá que decorá-la e nós damos-lhe sugestões dos acessórios.

Já trocou uma torneira sozinho?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!