Como remodelar a sua cozinha – planeamento passo a passo

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Chegou o ansiado momento de renovar a sua cozinha. Seja no plano mais abrangente de uma renovação total da casa, ou apenas numa remodelação que abrange apenas a cozinha, está na hora!

Mas, embora já haja orçamento, é difícil saber o que fazer com ele. O que comprar? Onde investir? Posso melhorar, ou é só substituir? 

A não ser que seja designer de interiores, ou especialmente dotado para esta atividade, garantimos que todas estas dúvidas são normais. Escolher as melhores formas, adaptar ideias e desenhar posicionamentos é mais difícil do que parece!

Para o ajudar a levar a bom porto a tarefa de renovar a sua cozinha hoje trazemos-lhe este pequeno guia. Aqui vai descobrir a resposta a estas perguntas e a outras, mas sobretudo vai aprender a estruturar o processo por fases, para que se torne mais simples. Não perca!

1 – Pesquise muito

Esta é a primeira coisa que se faz em qualquer planeamento. É fundamental ver para saber! Só vendo imagens, conhecendo tendências e descobrindo técnicas, se consegue ter uma noção clara do que é importante para nós.

Mesmo que já tenha algum dinheiro poupado não se apresse a começar sem antes pesquisar bastante até encontrar uma tendência e um estilo sólido para a sua cozinha. Os profissionais são unânimes em estabelecer dois meses, no mínimo, entre o início do planeamento até à primeira peça a ser demolida.

Procure inspiração em revistas, exposições da especialidade e em sites, como o da nossa homify, até encontrar o seu estilo. Mas não se sinta obrigado a estabelecer logo uma estética preferida, pois as opções são muitas, e muito atraentes. 

Na nossa página esta tarefa está bastante simplificada: – concentre-se nas imagens com elementos que lhe agradem, e depois vá refinando as escolhas até o seu livro de ideias (uma sugestão muito útil do nosso site) reflectir os seus gostos! Não se esqueça de ir apontando os elementos que o atraíram junto de cada imagem, para no final do processo de pesquisa ter uma ideia bem concreta do que pretende.

2 – Desenhe

Depois da pesquisa é importante começar o planeamento propriamente dito: – tendo em conta as imagens escolhidas estabeleça o que pretende ara a sua cozinha. Faça um alista de intenções onde explica o mais detalhadamente possível o que pretende, pois só assim poderá depois construir um orçamento fiável. Não se esqueça de incluir alternativas, caso a sua escolha inicial, seja demasiado cara para o seu orçamento.

Quer um exemplo? Vamos imaginar que estamos a ver o pavimento que pretendemos para o chão da nossa cozinha, e para isso vamos apontar o que preferimos:

’Chão:

– primeira escolha – mosaico flutuante com padrão geométrico monocromático, a preto e branco.

- alternativas aceitáveis – tijoleira a imitar mosaico hidráulico ou linóleo em placas. O padrão é importante.’

Repita este procedimento para todos os elementos da cozinha até chegar a uma conclusão satisfatória.

Antes de continuar não se esqueça de fazer um esboço simples daquilo que pretende para a sua nova cozinha. Agora referimo-nos à distribuição dos elementos:

- comece por perceber o que quer manter e o que quer mudar, depois faça um desenho muito simples do formato do espaço, com as respectivas medidas, e estude algumas distribuições possíveis dos elementos no espaço que tem. Faça algumas tentativas e desenho alternativos. E tenha calma, não precisa de ter jeito para as belas artes, bastam esboços, mesmo que toscos.

Na remodelação de uma cozinha é normal haver quatro fases: – remoções, construções, canalizações (de águas, esgotos e electricidade) e acabamentos (onde se incluem os revestimentos de paredes, teto e chão, e a instalação de novos móveis e letrodomésticos. Analise muito bem o que pretende para cada uma delas, estabelecendo não só os materiais , mas ambém os serviços de que vai precisar para as concretizar.

3 – Reflicta bem acerca de fazer mudanças profundas

Já está a pensar em alterar tudo radicalmente? Acabar com uma parede para unir a cozinha com a sala, ou quem sabe, mudar o lavatório para a outra ponta do espaço? Acalme o ímpeto de mudança e reflicta muito seriamente sobre a necessidade de fazer alterações profundas. Quanto maiores forem as alterações espaciais e estruturais, mais cara ficará a obra, e maior é a probabilidade de estoirar com o seu orçamento!

Perceba o que não lhe agradava na sua cozinha anterior e tente encontrar formas de melhorar sem ter de deitar tudo abaixo. Em última análise se tiver mesmo de ser já estará mentalmente preparado ara os custos e para morosidade da obra.

4 – Estabeleça orçamento

Antes de continuar o processo estabeleça um tecto orçamental máximo, e depois comece a entrar em pormenores. Peça orçamentos às empresas fornecedoras dos vários elementos, e àquelas que os irão instalar. Lembre-se que quanto mais intervenientes numa obra mais difícil será a sua gestão, pelo que contratar os fornecedores para fazer a instalação muitas vezes é uma opção mais económica, mesmo que não pareça de início. Assim vai evitar ter pessoas para instalar o pavimento à espera dos materiais, por exemplo. Embora possa não parecer, esta é uma situação muito frequente, que acaba com os seus nervos e põe mais gastos na remodelação!

Tenha como orientação o facto que a remodelação de uma casa custar em média de 600 a 1500 Euros por metro quadrado, sendo que a cozinha é um dos espaços mais caros de remodelar. Mantenha-se fiel ao orçamento inicial, pois ao longo do processo vão aparecer bastantes tentaões que podem fazê-lo descarrilar!

5 – Procure os profissionais certos para o ajudar

Seja para gerir a remodelação da sua cozinha, ou para a conceber de raiz, é fundamental que se rodeie dos profissionais certos!

É muito importante solicitar orçamentos, mas é ainda mais explorar as recomendações e os portefólios de trabalhos já executados, sem se precipitar por ouvir falar ou baseado em conhecimentos vagos. Se puder comprovar visualmente alguns trabalhos executados vai poder perceber o detalhe e o cuidado posto nos acabamentos, e isso é melhor do que qualquer garantia.

Nós aconselhamos vivamente a que contrate um designer de interiores, ou mais especificamente um designer de cozinhas, para o ajudar a criar e implementar o projecto de remodelação da sua cozinha.

Contratar um designer de cozinhas pode parecer-lhe uma despesa à partida, mas este profissional, além de criar o seu projecto com uma optimização apenas possível a alguém habituado a lidar com estes assuntos, também vai dar-lhe paz de espírito ao trazer para o seu projecto empresas da sua confiança. Um bom designer de cozinhas, profissional zeloso, é experiente em conseguir o resultado desejado, muitas vezes a um preço inferior do que aquele que conseguiria sozinho!

A sua escolha pode ser feita logo no ponto 1 desta lista, para que tudo fique alinhado desde o início. Mas não se descuide daquilo que pretende: – seja claro e conciso, fornecendo os esboços, as imagens e as listas de preferências para ter uma cozinha perfeitamente à sua medida, mesmo que criada por outra pessoa.

6 – Não descure as autorizações e licenças

Em princípio, se a remodelação da sua cozinha ficar confinada ao interior, não precisa de licença camarária para a executar. Mas vai de certeza precisar da autorização do condomínio, se tiver um apartamento!

Se este é o seu caso, antes de iniciar as obras deve comunicar ao administrador do condomínio os trabalhos que vai realizar e a duração dos mesmos. Além disso o responsável pelas obras deve afixar, em local visível e acessível aos utilizadores do prédio, a duração prevista dos trabalhos e o período horário estimado em que haverá mais ruído.

Mas além daquilo a que a lei o obriga há ainda aquilo a que uma boa vizinhança pede. A remodelação da cozinha pode ser uma tarefa bastante agressiva e barulhenta, em especial no início, com os trabalhos de demolição. Antes de começar as obras visite os seus vizinhos, peça desculpas antecipadas pelo incómodo e transmita um prazo estimado para elas acabarem, sobretudo em prédios onde há bebés, idosos, pessoas doentes ou trabalhadores por turnos!

7 – Mantenha tudo sob controlo restrito

Se decidiu tratar da elaboração e da gestão do seu projecto de renovação da cozinha não se descuide! Siga tudo muito de perto e mantenha os custos e os prazos sob controlo. Aponte cada passo efectuado, incluindo o valor acordado, os prazos, o nome da pessoas com quem falou e os contactos respectivos. Anexe a essa informação qualquer documento relativo, como o orçamento assinado ou comprovativos de transferências bancárias. Em caso de litígio ou incumprimento será masi fácil produzir a prova.

8 – Jure fidelidade ao orçamento inicial

Mantenha-se fiel ao orçamento inicial, pois ao longo do processo vão aparecer bastantes tentações que podem fazê-lo descarrilar!

Não se deixe levar por apenas mais 15 cêntimos o azulejo, ou por aqueles puxadores espectaculares. Estes pequenos acréscimos ao preço estimado no início rapidamente se transformam em derrapagens orçamentais graves que podem pôr em causa a sua capacidade financeira.

9 – Planeie também os electrodomésticos, complementos e decorações

Por último não se esqueça dos electrodomésticos, dos complementos e das decorações

Se é certo que muito do estilo vai ser dado pelos materiais escolhidos e pelos armários de cozinha, também é verdade que não pode ficar sem uma mesa e cadeiras, um candeeiro ou, em especial, sem electrodomésticos! 

Quanto aos complementos e decorações, inclua alguns destes elementos, reduzidos ao essencial, no orçamento inicial e depois vá comprando à medida do seu bolso. Evite pensar em grandes despesas logo ao início, salvaguardando as despesas extra que podem acontecer.

Mas não pense em fazer demasiadas poupanças com os electrodomésticos. Por vezes até é possível encontrar bons negócios, mas se for investir apenas o mínimo ficará com uma cozinha frágil, a precisar de nova renovação em pouco tempo.

Quer inspirações? Então não perca o artigo ’10 modelos de cozinha para ver antes de remodelar a sua’.

A remodelação da sua cozinha está para breve?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista