Guia para que a sua casa pareça maior e mais luminosa!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Nos dias que correm, as casas de grande parte das família são como os rendimentos das mesmas: pequenas e apertadas. Desta maneira, damos connosco muitas vezes a sentirmo-nos espremidos no nosso próprio espaço, quando na verdade devíamos sentir o aconchego mas ao mesmo tempo a liberdade dentro delas. Nem sempre conseguimos ter a casa ideal, mas lembre-se que o lar onde vivemos somos nós (juntamente com as nossas pessoas) que o fazemos, por isso temos hoje algumas dicas para solucionar o problema da falta de espaço. A equipa da homify seleccionou especialmente para si ideias para tornar o seu apartamento ou a sua moradia parecerem maiores e bem mais luminosos! Este é o tipo de artigo que vem mesmo a calhar e era precisamente o que precisava para melhorar o ambiente da sua casa? Então fique connosco e veja o que escolhemos para si! A nossa aposta vai para que no final, depois de aplicar as nossas sugestões, a sua casa ganhe uma nova vida – e o leitor ganhe uma nova noção de espaço!

Aposte em janelas grandes!

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Janelas maiores trazem mais luz natural para o interior da sua casa. Assim sendo, os espaços serão bem mais bonitos e luminosos! Haverá melhor maneira de iluminar a sua casa? Com certeza que não. A adicionar a este facto, pode poupar na conta da electricidade, além do que ainda cria a sensação de divisões sem limites físicos. Para juntar a tudo isto, a cereja no topo do bolo: o poder desfrutar de paisagens deslumbrantes e completamente privadas! Por que não tornar a sua sala de estar no seu paraíso próprio? No caso de ser do tipo de pessoa que gosta desta sugestão, mas que não se sente confortável com a exposição que a casa pode ter, combata este dilema com a instalação de cortinas que possa correr quando quiser maior privacidade.

Utilize cores claras nas divisões

As cores claras, por motivos óbvios, ajudam-no a tornar a sua casa mais luminosa. Além de tranquilizarem a mente (sendo ideias para locais onde procura calma para combater o turbilhão do dia-a-dia, como o quarto de dormir), cores como o amarelo, o branco ou o bege permitem uma maior entrada da luz, ajudam a reflecti-la na divisão onde se encontram e ainda dão a sensação de continuidade – fazendo com que a casa pareça maior e fazendo assim parte da solução do nosso segundo problema: os espaços pequenos. Outra grande vantagem desta gama de cores é o facto de elas facilmente combinarem com tons mais fortes, como podemos ver pelo exemplo que lhe apresentamos neste ponto. Casas onde se aposte neste tipo de cores serão casas com certeza maiores e com mais luz do que casas onde a decoração passa por tons mais escuros e limitativos do espaço.

Traga vidros e cristais para a decoração

Neste nosso terceiro tópico, trazemos-lhe os vidros e os cristais. Mesmo que seja uma pessoa pouco amante deste tipo de materiais, procure dar-lhes algum espaço na decoração da sua casa, pelo menos nas áreas mais pequenas. O que ganha com isto? Divisões mais frescas, com a mesma funcionalidade e com a sensação de mais espaço e mais luz! Por serem transparentes e translúcidos, estes são o tipo de materiais que vai querer ter por perto quando precisar de esticar a linha do horizonte das suas assoalhadas sem fazer grandes obras. O vidro ou o cristal permite-lhe que a leitura de uma divisão seja mais livre de obstáculos, conseguindo atingir metas que objectos ou móveis em materiais opacos não permitiriam. Sujam-se mais facilmente e precisam de uma manutenção mais cuidada… mas vai ver como vai valer a pena!

Boa iluminação artificial

Quem não tem cão, caça com o gato, certo? O mesmo se passa dentro da nossa casa, entre arquitectura e decoração. Quando compramos ou arrendamos uma casa, há por norma algum cuidado em perceber qual a orientação do imóvel. No entanto, nem sempre conseguimos conjugar a casa de sonho com a orientação perfeita, portanto se tem este problema, aposte na iluminação artificial. E não há mal nenhum nisso! Com este tipo de iluminação, pode facilmente ter a luz que pretende em qualquer ponto da casa. Além disso, pode adquirir candeeiros que lhe permitam direccionar o foco de luz exactamente para onde ele é mais necessário (como por exemplo a mesa de refeições, um local de leitura ou a sua secretária de trabalho).

Compre plantas e flores

Bem sabemos como uma planta refresca automaticamente um espaço assim que os nossos olhos lhe põem a vista em cima. E este processo instantâneo não se dá por acaso: as boas sensações que a presença de plantas ou flores transmitem ao nosso cérebro vêm do facto de serem espécies naturalmente de exterior – e esse exterior é grande, amplo, quase sem limites! Além disso, são seres vivos que precisam de luz natural, logo as suas cores são viçosas e frescas, que de alguma forma iluminam as divisões onde se encontram. No entanto, no caso de não gostar de jardinagem, de não ter tempo para cuidar delas ou de ter espaços com pouca luz natural, tem duas soluções: ou opta por plantas mais resistentes que precisem de menos cuidados (como o kalanchoe) ou se foca na aquisição de plantas artificiais de qualidade que pareçam verdadeiras!

Espelhos de várias formas e feitios

Hall de Entrada: Corredores e halls de entrada  por Traço Magenta - Design de Interiores

Os espelhos são óptimos no que toca a decoração de interiores, principalmente quando estamos a falar de interiores pequenos e com menos incidência de luz natural do que seria desejável. O motivo que os levam a que sejam elementos tão versáteis é um só: a sua grande capacidade de reflectir. Desta maneira, um espelho (ou vários!) será um dos seus grandes aliados para aumentar a luminosidade de uma divisão e para lhe dar a sensação de ser maior do que realmente é. Ao reflectir a imagem que está à sua frente, o espelho fará com que os seus olhos tenham uma leitura maior do espaço, transmitindo ao seu cérebro que se encontra numa divisão grande. Opte por espelhos maiores (por exemplo, uma parede inteira) se quiser ter mais luz e uma maior ilusão do tamanho do espaço ou use espelhos mais pequenos se quiser dar apenas alguns apontamentos ao interior em questão.

Qual a ideia que mais gostou no artigo de hoje?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!