Mobiliário de sala de jogos e acessórios para crianças

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O que mais nos deixa de coração cheio na vida é saber que as nossas crianças estão – felizes, seja aos pais, aos avós, aos manos, aos tios, enfim a todos aqueles que as crianças têm uma forte presença na vida deles. O sorriso rasgado, as gargalhadas dobras de risos, os olhos a brilharem, o abraço de felicidade e o beijinho do obrigado vale tanto neste mundo… ui se vale! Aquece de forma poderosa o nosso coração, as crianças têm esse tal poder de nos fazer rir ou sorrir, mesmo quando tudo está mal ou quando o dia não foi nada bom… Por isso, uma criança feliz é um lar feliz!

Educadores e familiares tudo fazem para os seus meninos – macacadas, brincadeiras divertidas, rebolar no chão, imitar os animais e até brincar às escondidas, onde se finja que não os vemos… Há brincadeiras que não precisam de brinquedos, basta criatividade e imaginação. Porém, é também necessário um cantinho em casa ou quando não é possível num espaço do seu quarto. Lá pode encontrar um lugar para os brinquedos, para que possa brincar à vontade, sozinho ou com a companhia de um irmão, primo ou amigo. É lá o mundo deles, onde podem projetar as mais loucas brincadeiras, fazer de conta, brincar às bonecas ou aos carrinhos… É lá que podem sonhar alto, criar e imaginar. Tão bom ser criança, tão bom viver este momento da vida em toda a sua plenitude… o brincar constrói e desenvolve o ser humano… Vamos lá brincar (muito)!

Uma parede

Sabemos que as crianças gostam de experimentar… E alguns ensaios até podem correr mal, basta uma mamã ou um papá distraído e pronto temos uma parede da sala de estar decorada com uma pequena arte, do Picasso de casa! 

Na verdade tudo aquilo que não se pode, atrai as crianças, é mais forte do que elas… faz parte da descoberta ao mundo… A solução que vos apresentamos é que revistam pelo menos uma parte de uma parede do quarto de brincar com uma tinta especial, a de ardósia. Dá o efeito de quadro na parede, assim poderão escrever, pintar, rabiscar, enfim tudo o que elas quiserem naquela parede… É uma forma de dar asas à criatividade da criança e desenvolver o seu lado artístico! Vamos a isso pequeno artista?

Estantes de livros

Quartos de criança modernos por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

MCP01 | Brinquedoteca

Kali Arquitetura

Se não tiver um espaço ou uma divisão extra para projetar o quarto de brincar dentro da sua casa, pode sempre dividir o quarto do seu filho, criando um lado para a brincadeira. Porquê? Porque ter um canto para brincar, a criança sabe à partida que aquele lugar é o dela, lá pode por a casa 'abaixo', sempre na condição de arrumar no fim da brincadeira ou num dia estipulado (regras da educação). Neste tal lugar são colocados os mais diversos brinquedos que a criança têm, é também criado uma organização por si, para que seja tudo mais fácil, para o seu filho orientar, perceber onde está isto ou aquilo e claramente para ter o espaço bonito, atrativo e clean.

Antes de mais nada aconselhamos que ponham uma ou várias estantes de livros, coladas e bem fixas à parede, para que não haver acidentes. As estantes são super práticas, é um item barato, que pode encontrar em várias superfícies de bricolagem, mas se preferir pode construir as suas ou mandá-las fazer à medida, tendo como vantagem o melhor aproveitamento do espaço. Por exemplo, criar estantes que sigam a linha da parede, de cima até baixo, de forma a ocupar qualquer buraquinho. Nessas mesmas estantes, poderá arrumar brinquedos, expor algum objeto decorativo, mas sobretudo colocar aquela coleção de livros. Os livros são fulcrais na educação de uma criança, promover não só o gosto da leitura, mas também, por desenvolver a criatividade, a imaginação, adquirir cultura, conhecimentos e valores. Um momento que pode acontecer sozinho ou até com a sua companhia… um puff, uma cama ou um pequeno sofá por perto dá imenso jeito, para o puro relaxe!

Arrumação de brinquedos

O Quarto da Gabriela:   por Metros Menos Quadrados
Metros Menos Quadrados

O Quarto da Gabriela

Metros Menos Quadrados

É importante aprender a arrumar os seus próprios brinquedos depois de utilizá-los, mas para educar a criança nesse mesmo sentido, devemos proporcionar um ambiente adequado, onde tudo seja prático e bastante funcional. Se as arrumações forem demasiadas rebuscas, esqueça o seu filhote não irá arrumar. Deve-se encontrar soluções eficazes e que sejam rápidas de se pôr em prática.

Sabemos que os brinquedos pelo chão, deixa qualquer mãe ou pai stressado, é sempre um tempo perdido por dia a apanhar brinquedos, por isso é importante que a criança tenha o seu próprio espaço onde é naquele lugar que pode brincar, desarrumar e arrumar. Por lá pode colocar caixas estantes com gavetas práticas ou caixas/baús de vime o de plástico. São fáceis de manusearem, desde que fiquem ao tamanho delas. E pronto depois é só enfiar lá para dentro!

Cama

Se for um quarto de brincar, não haverá a cama, como no seu próprio quarto, mas esse pequeno lugar repleto de magia também necessita de um lugar confortável para a criança ler um livro, brincar, descansar… enfim um cantinho confortável. 

Para esta ideia, trouxemo-lhe esta inspiração completamente deliciosa, além de ser super low cost (DIY) e muito fácil de concretizar, com paletes pintadas, na cor que desejar e umas quantas almofadas e colchões de cores alegres e divertidas, pode ter uma zona de conforto super fashion. Não há como não levar esta ideia para o quarto de brincar do seu filho!

Escorrega

E opa… mais uma voltinha! Sabemos que uma ida a um parque, é sempre super e mega divertido para as crianças, é uma depois outra e depois mais… e mais subidas e descidas no escorrega. Aquilo é tão divertido… E na hora de sair, ui custa sempre. Uma birra, uma lágrima, um adeus ao escorrega… e lá vai a criança de coração partido. A menos que tenha o seu próprio escorrega no quarto! Bom sabemos que não é exatamente igual ao do parque, masss já dá para matar aquela saudade do subir e descer…  

Quem não gostava de escorregar quando era criança? Ainda tenho memórias…  

Tenda

House Tipi: Quarto de crianças  por Tipi Kids
Tipi Kids

House Tipi

Tipi Kids

Uh uh uh uh!! É a dança da chuva?! Ou será apenas uma brincadeira de uns pequenos índios que temos em casa, hum?!

Na verdade todas as crianças gostam de brincar ao faz de conta, imitar e reproduzir tudo um pouco, faz parte do crescimento e respetivo desenvolvimento destes pequenos seres. Imitarem os índios de certeza que o farão se tiverem uma tenda como esta, tão linda como amorosa. Mas também servirá para outras brincadeiras, um lugar mágico, para leituras, um aconchego ou quem sabe reuniões secretas…  

Esta tenda é da marca portuguesa Tipi Kids, que desenvolve este produto com este e muito mais outros tecidos, todos eles de grande qualidade, laváveis e de algodão. 

Alguma destas ideias vai querer levar para o seu filhote? Gostou do artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!