Terraços  por Terence Arquitetura

Como projectar um terraço com grelhador ou forno: 7 ideias sensacionais

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É um privilégio ter uma zona de churrasco que nos permita cozinhar para a nossa família e para os nossos amigos. Parece-nos uma solução muito interessante para quando a nossa cozinha não é muito grande para albergar um número mais elevado de pessoas.

Para o cozinheiro é também mais agradável quando se pode compartilhar toda a experiência e os conhecimentos sobre como fazer um bom grelhado com os convidados. Afinal de contas, cozinhar é, acima de tudo, uma experiência social e de partilha. 

A pensar nisso, deixamos-lhe os passos essenciais para construir um grelhador ou forno no exterior da sua casa. 

Delimitar o espaço

Um bom espaço para a instalação de um grelhador é o terraço ou a área em torno da piscina. Idealmente, deve estar resguardado por um telhado ou por uma pérgola. Assim, pode usá-lo mesmo quando o tempo estiver menos convidativo. Delimitar o espaço é essencial antes de escolher o tamanho do grelhador, assim como os acessórios adicionais a utilizar. É muito importante que apure antecipadamente as dimensões com que conta para desenhar o grelhador. Recorde-se que deve pensar não apenas no local da instalação, como também no espaço apropriado para trabalhar sem constrangimentos. Se tem convidados, terá mais pessoas e, por isso mesmo, deve contar com uma área apropriada para que toda a gente se sinta confortável. Assim sendo, se o espaço não for muito grande, limite o projecto do grelhador. 

Adaptação ao espaço, gosto e função

Um grelhador fixo é quase como um móvel de cozinha que não está dentro de casa. É de exterior, mas, ainda assim, tendo em conta o seu volume e peso, não pode ser movido, permanecendo num lugar construído para esse efeito. A escolha do piso será feita de acordo com o estilo que prevalece ao seu redor. É importante que o piso esteja correctamente nivelado, tal como neste projecto do estúdio Terence Arquitectura.

É aconselhável ter também um ponto de drenagem por perto. Defina se quer optar por um sistema a gás ou eléctrico para fazer as instalações necessárias antes da compra.

Se não tem um tecto que proteja o grelhador, compre uma protecção para o cobrir quando não este está a ser usado. A manutenção do grelhador é muito importante pelo que, sempre que o usar, deve limpá-lo de acordo com as instruções que lhe são fornecidas na altura da compra. Remover os restos de comida que por vezes ficam agarrados às grades é fundamental. Não o fazer pode significar a oxidação das grelhas.

Colocar um tecto no terraço tornando-o mais acolhedor

O complemento ideal para ter um grelhador em sua casa é um tecto/protecção que lhe permita tornar mais acolhedores e confortáveis os momentos de reunião e de boa companhia. A escolha que poderá fazer para o tecto terá muito que ver com o espaço de que dispõe. Uma pérgola, por exemplo, poderá ser o ideal, pois é possível instalar um sistema que lhe permite manter a cobertura total ou apenas usufruir da sombra que lhe oferece a estrutura. Essa pérgola pode ser ainda totalmente fechada ou em sistema de rede. Mais caras, mas muito práticas, são as pérgolas laminadas controladas por comando. 

Se optar por um tecto fechado ou por uma pérgola deve escolher criteriosamente os materiais e ter presente o estilo de sua casa para que seja possível criar um estupendo conjunto entre o seu grelhador e o resto do projecto do seu jardim e terraço.

Escolha de móveis

Jardins clássicos por GRNT3D
GRNT3D

villa 05

GRNT3D

O ponto-chave do conjunto da sua área de grelhador é definir os móveis que o devem acompanhar. Tudo depende do espaço de que dispõe e do estilo de sua casa. Os móveis de exterior são sempre bem-vindos, já que são de maior resistência e melhor manutenção do que os móveis de interior colocados na rua. A escolha estará, por isso mesmo, centrada em espaço, estilo e manutenção.

Os móveis devem ser cómodos e é importante definir o espaço em que quer sentar os seus convidados. O nosso conselho é que, antes de escolher os móveis, tenha sempre presente aquilo de que necessita, o estilo de sua casa, o espaço de que dispõe e a manutenção de que o mobiliário vai precisar.

Incluir plantas e flores no terraço

Numa área onde os seus convidados se reúnem para desfrutar de uma bela refeição, é essencial criar um ambiente que seja prático e funcional. Uma atmosfera fresca e natural é o complemento ideal para que todos se sintam confortáveis. As flores, os móveis cómodos e as mesas baixas para colocar bebidas são elementos indispensáveis a um espaço elegante e funcional.

Um ambiente familiar e relaxado é o mais importante neste tipo de reuniões. É conveniente que os móveis escolhidos sejam resistentes a acidentes comuns neste tipo de situações – derrube de comida ou bebida.

Não descuide a iluminação

As reuniões que serão feitas neste espaço não estarão limitadas apenas a horários diurnos. Deve, por isso, pensar numa boa iluminação para o seu terraço. A iluminação de parede, ou embutida no piso, é sempre uma excelente escolha para o espaço exterior. Se o terraço é coberto por um tecto ou por uma pérgola pode também instalar sistemas de iluminação suspensa ou embutida no tecto. Uma boa decoração para a noite, além da iluminação com candeeiros, são as tochas. Este é um complemento que pode ser adquirido em lojas especializadas e que o ajudará a criar um ambiente muito acolhedor no seu jardim. A iluminação e os candeeiros que escolher devem ser próprios para o exterior e ter a protecção necessária contra a humidade e a chuva.

A decoração da mesa

Uma mesa com uma toalha de cores alegres ou com motivos campestres é sempre uma mesa que transmite alegria e boa disposição. A decoração de uma mesa em dias festivos ou quando existem convidados deve ser pensada com uma certa antecedência. Procure individuais – existem com várias cores e desenhos – ou utilize uma toalha bonita que jogue bem com os pratos que deseja utilizar e com o estilo da área – rústica, moderna, campestre, entre outros. A decoração da mesa e do espaço onde esta se encontra será sempre uma amostra dos seus gostos, do estilo e da forma como procura agradar os convidados com uma boa apresentação.

O que achou destas ideias? Qual a sua preferida? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!