Paletes: tudo o que achava que não poderia fazer com elas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Numa época em que a reciclagem e as questões sobre a sustentabilidade estão na ordem do dia, mais pessoas, designers e empresas começaram a considerar os benefícios derivados da reutilização de paletes.

A palete é um estrado de madeira usado principal no campo industrial. A sua robustez faz dele uma ferramenta muito funcional para o transporte de mercadorias. Ao longo de muitas décadas, a exploração de paletes foi confinada ao sector primário. Mas, nos últimos anos, este recurso tem tido muita popularidade devido às suas características económicas e versatilidade. Agora, as paletes são usadas na decoração de interiores com variações diferentes.

Vejamos algumas ideias para decorar a casa.

Como mesa para o exterior

Forte e resistente ao mau tempo, a palete é especialmente adequada para ambientes exteriores. Neste caso, a mesa é composta por duas paletes e não apenas uma o que a torna mais resistente e segura. O facto de ser mais alta também faz dela mais acessível e cómoda por ficar mais nivelada em relação às pessoas sentadas no sofá que, já agora, também é composto por paletes complementadas com almofadas. Com pouco esforço e um bom preço pode tornar-se numa verdadeira peça de mobiliário sem que seja necessário fazer modificações intrincadas para ser usada da forma mais adequada.

Como parede

De um objecto simples para uma opção mais intrincada. As paletes de madeira são, de facto, versáteis e a prova disso é esta construção que as usa na própria estrutura, designadamente na parede. A madeira é de excelente qualidade o que a torna muito propensa a garantir o isolamento térmico. Mais uma razão para considerar a sua utilização: protege a casa de temperaturas extremas. O revestimento de paredes externas com este material, resgatando-o da cadeia industrial, é uma solução funcional e de baixo custo e impacto ambiental. Para além disso, o tipo de instalação é rápido. O tipo de madeira também tem uma boa capacidade de absorção do som. O único cuidado a ter seria a aplicação de um produto retardante de chama.

Como parede divisória

Fazer uma alteração num espaço interno da casa não é uma tarefa fácil, sobretudo quando esta é permanente. O trabalho em si é árduo e são necessárias autorizações e comissionamento sobre essas alterações. As paletes também podem satisfazer esta necessidade. Para tal, basta montá-las de maneira a formar uma parede e adicionar uma porta. O recurso às paletes implica não ter que fazer uma intervenção estrutural permanente pelo que pode remover ou alterar quando necessário.

Para a jardinagem

As paletes são perfeitas para acomodar flores, plantas, ervas aromáticas e pequenas e médias plantações de legumes e de verduras. Explore esta oportunidade e use as suas paletes como vaso para as suas plantas. Como a madeira também é um material natural, evita a comunicação com materiais sintéticos.

Como pérgola

Já falámos na utilização de paletes nas paredes. Falemos agora na forma como podem resolver mais um problema de exterior. Precisa de sombreamento no seu jardim? Então, por que não recorrer a uma palete? A leveza das pranchas em madeira, a resistência ao calor e à passagem do tempo torna-as ideais para este uso. Mais uma vez, usar paletes para a construção de uma estrutura exterior, não requer uma intervenção invasiva e permanente, nem licenças especiais. Contudo, verifique se a segurança está garantida e se a madeira tem um acabamento que a proteja.

Como decoração para interiores

Sala de jantar  por Dilegno InLegno
Dilegno InLegno

Poggiapiedi

Dilegno InLegno

Até agora, temos visto a palete aplicada ao exterior. É neste contexto que é mais utilizada. Contudo, nada o impede de a usar para criar móveis para interior. O primeiro pensamento que nos ocorre é usá-la como mesa de café. Mas, com um pouco de criatividade pode fazer mais. É o caso deste sofá de três lugares que inclui chaise-longue, uma peça da Katia’s Creations. Aqui, usaram-se paletes na horizontal e na vertical para comodidade e resistência máxima. Inspire-se nesta ideia e acrescente umas almofadas bonitas.

São ideias económicas e amigas do ambiente. Qual delas mais despertou a sua curiosidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!