Casa feita de história e cor

Mariana Caldeira Mariana Caldeira – homify
Loading admin actions …

Se acha que as casas mais antigas são sombrias e pouco acolhedoras, este é certamente um projeto que o irá surpreender. Partindo de um espaço revestido pelos típicos materiais tradicionais portugueses, foi desenvolvida uma transformação e remodelação de um apartamento, recorrendo ao uso de cor. 

A equipa responsável pela intervenção é conhecida por Architect Your Home e dedica-se maioritariamente à remodelação e arquitectura de interiores. Com uma sede principal em Paço de Arcos, em Oeiras, a empresa é atualmente composta por uma série de profissionais capazes de responder a uma grande variedade de desafios ao longo de todo país. 

Intervenção

Dadas as características do lugar e do programa, a intervenção desenvolvida pelos arquitectos procurou, acima de tudo, criar um espaço flexível e mais moderno, sem comprometer a sua identidade histórica. A partir da planta, foram estudadas diferentes propostas de organização do espaço, que acabou por ser definida em conjunto com os clientes. Libertando as áreas da excessiva compartimentação existente, a cozinha foi aberta para a zona de jantar, estar e trabalho, criando uma nova forma de circulação na casa muito mais fluída.

Contexto

Situada numa das zonas mais privilegiadas da capital portuguesa, o apartamento apresentava muitas das características das habitações tradicionais portuguesas com detalhes em madeira, pedra e azulejo. Envolvido pelas ruas pitorescas da zona da Lapa, em Lisboa, o espaço encontrava-se desatualizado e a precisar de intervenções que o modernizassem, criando uma atmosfera mais leve. O desafio colocado pelo cliente pretendia, além das recuperações necessárias, conformar as condições indicadas para uma casa de férias, que através de alguma versatilidade fosse capaz de acomodar entre duas a seis pessoas.

Interiores

Uma dos aspectos mais trabalho ao longo de todo o processo foi a relação entre a antiguidade dos materiais existentes e alguns revestimentos e materiais mais atuais. Deste modo, a maioria dos detalhes em madeira, pedra e azulejo foram mantidos, combinando-os com a aplicação de papel de parede em cores alegres e acolhedoras. Os novos elementos foram estrategicamente colocados no novo comportamento do espaço, posicionando o sofá com uma vista única sobre o Rio Tejo. 

Cozinha

Tal como na maioria das intervenções de remodelação e modernização, a cozinha foi uma das zonas do apartamento que sofreu mais alterações. Além de se ter aberto esta divisão à zona de jantar, libertando-a de compartimentação desnecessária, foram criados novos espaços de arrumação de modo a torná-la mais funcional. Para manter o lado mais tradicional do espaço, foram integrados azulejos portugueses em verde, que contrastando com a bancada em madeira clara cria um conjunto harmonioso.

Quarto

O trabalho desenvolvido nos quartos foi extremamente simples, permitindo que o lado mais tradicional da casa ganhasse protagonismo. Sendo assim, a presença da madeira nos pavimentos e mobiliário foi conjugado com a incorporação de um azul suave. A qualidade da iluminação natural e a escolha de cores e materiais deu origem a um espaço com as características ideais para relaxar.

simplicidade e cor

Mais uma vez, os arquitectos portugueses vem inspirar-nos com soluções surpreendentemente simples. Derrubando um ou duas paredes e transformando-os revestimentos, foi possível criar uma habitação de conforto contemporâneo preservando ao máximo a sua identidade histórica. No entanto, a clareza com que o desafio foi resolvido e a escolha perspicaz de cores e materiais revelam a qualidade da equipa responsável pela intervenção. Um intervenção delicada, que dando atenção a todos os detalhes permitiu criar um apartamento excepcional.

Conte-nos a sua opinião. O que achou desta intervenção?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!