8 fantásticas ideias de iluminação para corredores e escadas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Os corredores e o vãos da escada, em muitas ocasiões, continuam a ser espaços desaproveitados e vistos apenas como zona de passagem e que vão marcando a transição entre as diferentes áreas da casa. Mas, um corredor é mais do que isso e pode convertê-lo num lugar especial da sua casa, tornando-o mais atractivo com recurso a algo tão simples como uma iluminação adequada, capaz de transformar o ambiente.

A iluminação, não só ajudará a orientar os caminhos como, sem dúvida alguma, os farão ganhar um atractivo especial. Mas afinal, qual é a iluminação ideal para esta zona? Que tipo de luzes se podem combinar com facilidade em diferentes estilos? Se focar a sua atenção neste detalhe, dará conta de que com a iluminação adequada o seu corredor e as suas escadas podem ser um elemento fundamental num ambiente ideal e acolhedor. Neste livro de ideias temos 8 fantásticas ideias para o inspirar.

1 – Candeeiros suspensos e iluminação indirecta

Corredores e halls de entrada  por lifestyle-treppen.de
lifestyle-treppen.de

Wangentreppe Düsseldorf

lifestyle-treppen.de

Quando se conta com uma sala relativamente pequena, é aconselhável uma iluminação plena, já que um corredor demasiado obscuro dará origem, instantaneamente, a um ambiente triste e pesado.

O melhor, se tiver a oportunidade, é combinar a luz natural e a artificial, o que permitirá não só um ambiente agradável, como também assegurará que durante o dia seja possível poupar energia eléctrica. O ambiente será mais natural, especialmente se a escada escolhida for em madeira, como acontece com este exemplo do estúdio Lifestyle-Treppen.De.

2 – A simplicidade dos reflexos de luz

Corredores e halls de entrada  por lifestyle-treppen.de
lifestyle-treppen.de

Faltwerktreppe Sankt Augustin

lifestyle-treppen.de

Os reflexos de luz fazem com que um corredor pareça mais amplo e limpo. Utilizar reflexos de luz, combinando elementos de vidro, ajudará a criar uma imagem única que garante que esta zona da casa destaque e chame à atenção.

As guardas em vidro são muito populares quando queremos criar um ambiente elegante e acolhedor. Se a isto quisermos juntar reflexos de luz agradáveis, então a correcta posição das luzes ganha uma reforçada importância.

As fontes de luz colocadas directamente no vidro, podem provocar um reflexo irritando e demasiado agressivo. Por outro lado, se foram colocadas na parede, de forma a que se produza um reflexo subtil, o resultado será espectacular, tal como podemos ver no projecto do o estúdio Lifestyle-Treppen.De.

3 – Clarabóias

Corredores e halls de entrada  por Trewin Design Architects
Trewin Design Architects

Rockside, Polzeath, Cornwall

Trewin Design Architects

Na actualidade há muitas opções para jogar com a iluminação num corredor. O importante é fazer uma escolha correcta relativamente à cor de luz desejada e à sua intensidade, de forma a dar-lhe um toque estético especial. Uma mistura de móveis de madeira e uma luz quente actuam de forma atractiva e em conjunto com cores mais chamativas e, por sua vez, uma luz quase branca tem tendência a transformar o local num espaço mais brilhante.

Tenha sempre em conta que os efeitos da luz directa têm impacto sobre certos objectos. Em materiais como o algodão ou o feltro, as finas partículas de pó podem ser vistas com facilidade quando iluminadas de forma mais directa e intensa, pelo que poderá ser útil e esteticamente agradável a utilização de uma clarabóia, como a que podemos ver no projecto do estúdio Trewin Design Architects.

4 – Candeeiros com detalhes decorativos

Nada nos diz que a iluminação de um corredor deve ser monótona. Aliás, pode mesmo utilizá-la de forma divertida, rompendo com um padrão existente e usando peças individuais que intencionalmente chamem à atenção de um ponto particular do espaço.

Neste projecto, os candeeiros de mesa são uma boa alternativa aos clássicos candeeiros de parede e tecto. O importante aqui é que se ajustem ao estilo decorativo já existente. Deste modo, cria-se uma imagem atractiva de forma simples e sem ter excessivo impacto: estes candeeiros, mesmo quando se encontram desligados, são um excelente toque decorativo, como mostra a imagem que aqui colocamos, do estúdio Hansi Arquitectura.

5 – Luzes que marcam o caminho

Corredores e halls de entrada  por lifestyle-treppen.de
lifestyle-treppen.de

Wangentreppe Magdeburg

lifestyle-treppen.de

Quando chegamos tarde a casa, necessitamos que a luz do corredor seja adequada, nos guie e permita sentir seguros. Nas escadas, a iluminação é extremamente importante, pelo que o uso de pequenos candeeiros embutidos na parede, á altura dos nossos pés, é uma excelente ideia. Além de tudo o que podem acrescentar em termos decorativos, oferecerão segurança e ajudarão a evitar acidentes, tornando o espaço mais funcional. Veja o exemplo que aqui deixamos, um projecto do estúdio Lifestyle-Treppen.De.

6 – Um projecto completo

O corredor ou escadas deve, sem dúvida alguma, estar em harmonia com o resto da casa. Por isso, com a iluminação correcta e alguns acessórios, é possível criar uma imagem equilibrada e harmoniosa.

A escolha de candeeiros, quadros e elementos decorativos que criem um diálogo coerente e se adaptem, não só ao seu gosto, mas também ao estilo geral da casa, terá como resultado final um projecto original e com muita personalidade, tal como este de Diego Alonso Diseños.

7 – Jogo de tamanhos e texturas

Corredores e halls de entrada  por lifestyle-treppen.de
lifestyle-treppen.de

Faltwerktreppe Passau

lifestyle-treppen.de

Apesar de se poder deixar seduzir por todos os estilos de candeeiros que encontre, na hora de os escolher para sua casa, nunca deve perder de vista a proporção do seu espaço. Por exemplo, não será coerente querer colocar demasiada iluminação num corredor pequeno. Mas, por outro lado, se a sua escada é ampla, os candeeiros suspensos poderão ser uma boa opção. Dependendo do espaço disponível, poderá imaginar você mesmo o desenho, com uma elegante combinação de diferentes tamanhos e acabamentos em candeeiros, tal como nos mostra esta proposta do estúdio Lifestyle-Treppen.De.

8 – Aproveitar ao máximo a luz natural

Quando se tem uma grande janela no corredor deve-se aproveitar ao máximo a entrada de luz natural, com o intuito de complementar a iluminação do espaço. Assim, não só poupará energia eléctrica, como poderá utilizar a transparência que caracteriza o vidro para transportar a natureza para o seu interior.

Se uma grande janela não interferir com a sua privacidade, não será necessária a instalação de nenhum tipo de cortina. Ainda assim se, de qualquer forma, pretende protegê-la, escolha um tipo de cortina em tecidos leves que, mesmo quando se encontra fechada, permita a passagem de luz.

O que achou das dicas que lhe demos? Qual a opção que mais gostou? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!