Projectos 3D Smile Bath: Casas de banho modernas por Smile Bath S.A.

Remodelar a casa de banho: os erros que deve evitar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Precisa de renovar o seu WC ou a sua casa de banho? Farto dos azulejos da sua casa de banho? Cansado da sua banheira ou do antigo duche que já está a amarelar? Então está na hora de arregaçar as mangas e começar as obras. Se requer algum dinheiro? A nossa resposta é positiva, mas é um investimento que vale a pena e que tem sempre retorno, quer pela valorização do seu bem imobiliário, como pelo seu bem-estar e conforto, no dia a dia. 

No artigo de hoje, abordamos o assunto ao contrário, ou seja, dizemos-lhe o que não deve fazer aquando a remodelação da sua casa de banho. Facilmente, cometemos erros, quer por falta de experiência, quer por esquecimento. 

Sem perder mais tempo, inspire-se nos exemplos que são projetos de revista e leia as nossas dicas. 

Diga assim adeus às casas de banho antigas!

Erro 1: Esquecer-se de definir um orçamento para remodelar a casa de banho

Apartamento Rua Boavista / Lisboa - Apartment in Rua Boavista / Lisbon: Casas de banho modernas por Ivo Santos Multimédia
Ivo Santos Multimédia

Apartamento Rua Boavista / Lisboa – Apartment in Rua Boavista / Lisbon

Ivo Santos Multimédia

Embora a casa de banho é um pequeno espaço, pode ser um dos espaços mais caros para renovar. Há muitos custos de renovação típicos que são frequentemente negligenciados e esquecidos, sendo que podem surgir  custos adicionais durante as renovações (mantenha sempre uma margem para estes imprevistos). Não pense tanto em gastar  dinheiro em ladrilhos requintados, pois prefira certificar-se, antes de mais nada, de que o trabalho básico e aquele que não se vê estejam bem feitos, para que a longo prazo não tenha problemas de infiltrações e de humidade. 

Se pensar em contratar um profissional para concluir a remodelação, não se esqueça de contratar um especialista qualificado que trabalhe especificamente em casas de banho. Um especialista que conheça as casas de banho irá perceber quais são os desafios e as surpresas que podem surgir e resolverá os problemas de maneira rápida e eficiente. É importante que todos os detalhes da casa de banho estejam corretamente instalados, de forma a evitar problemas a longo prazo.

Erro 2: Má ventilação

Não há como evitar essa situação: se a sua casa de banho estiver mal ventilada, o bolor irá propagar-se. Ter uma janela na casa de banho fornece uma excelente fonte de ventilação, bem como obtém-se uma excelente fonte de luz natural. Se possível, a janela deve ser acompanhada por um ventilador de parede, para que o ar circule.

Um ou outro é necessário, mas quando se pode ter os dois melhor, pois ajuda a evitar o aparecimento da humidade nas superfícies. Se a humidade aumentar, a tinta irá deteriorar-se, as torneiras de metal enferrujarão e o bolor formar-se-á, 

Mantenha a ventoinha limpa, remova a poeira e mantenha a sua casas de banho fresca e limpa. 

Para problemas de bolor, veja este artigo:5 formas de se ver livre de bolor em sua casa

Erro 3: Falta de arrumação

Uma bancada à volta do lavabo e espaços de arrumação são fundamentais, uma vez que a casa de banho é um espaço multifuncional, onde temos muitos aparelhos (secador, máquina de barbear, alisador de cabelo, escova de dentes elétrica… ), produtos e materiais diversificados. Certifique-se de que as arrumações estejam bem pensadas e que o posicionamento de cada objeto esteja escolhido com cuidado, para facilitar na sua vida diária. Adicione armários, prateleiras, instale suportes de parede, para colocar as toalhas e os roupões.

Não deixe um espaço aberto entre a bancada e a parede ou a sanita e não sobrecarregue a casa de banho com demasiadas arrumações. Como muitas vezes a casa de banho é a divisão mais pequena de casa, é importante que o seu armazenamento e design sejam eficazes. Tente ser criativo com a arrumação, descubra sugestões neste artigo (aqui). 

Erro 4: A falta de iluminação na casa de banho

Projectos 3D Smile Bath: Casas de banho modernas por Smile Bath S.A.
Smile Bath S.A.

Projectos 3D Smile Bath

Smile Bath S.A.

Se for uma mulher que se maquilha todas as manhãs, ou se for um homem que precisa de se barbear antes de ir trabalhar, então sabe como é importante ter uma boa iluminação. Uma vez que estas tarefas diárias são, geralmente, realizadas na casa de banho, sabemos que o espaço requer uma excelente iluminação, que seja bem projetada e bem posicionada. Na verdade, a iluminação é muitas vezes negligenciada num projeto de remodelação de casa de banho e isso pode o levar a repensar em tudo.

Neste sentido, certifique-se de instalar uma boa iluminação na zona do lavabo e/ou respetiva parede, certifique-se de que estas não sejam muito discretas, nem muito fortes. 

Uma boa iluminação não é apenas importante para o seu bem-estar no dia a dia, mas também para a sua segurança, pois uma casa de banho mal iluminada pode ser perigoso. Uma iluminação de qualidade ajuda-lo-á a evitar determinados problemas, tais como quedas à volta da banheira ou do duche.  

Erro 5: A configuração da casa de banho

Proposta de reabilitação - wc: Casas de banho modernas por Esfera de Imagens Lda
Esfera de Imagens Lda

Proposta de reabilitação – wc

Esfera de Imagens Lda

Não coloque a estética antes da funcionalidade! Embora seja mais fácil levar em conta a aparência da casa de banho, a disposição dos elementos e o uso do espaço são aspetos preponderantes para garantir a sua funcionalidade, sem nunca esquecer o bem-estar dos seus utilizadores. Parece que uma casa de banho necessita apenas de alguns detalhes: um armário, uma sanita, uma banheira e/ou duche e um lavabo.

Mas, na verdade, uma casa de banho contém muitos pequenos pormenores que precisam de ser integrados dentro de poucos metros quadrados. Se a casa de banho estiver bem configurada, ela será funcional, custará menos a construir e terá um desempenho mais eficiente. 

Tente não colocar a sanita perto da porta, pois pode parecer um pouco constrangedor. Tente planear a sanita o mais longe possível. Além disso, considere segurança, acessibilidade e conforto, pois precisamos da sanita várias vezes ao dia. 

Erro 6: Querer seguir muito as tendências

Num espaço, como a casa de banho que pode ser difícil e caro para renovar, é melhor ir com cuidado. Tendências demasiadas extravagantes ou materiais em voga podem ser caros, tanto a curto como a longo prazo. E onde estarão essas tendências daqui a 5 anos? Por isso, aposte em cores e materiais clássicos. Ponha o seu tempo, esforço e orçamento na qualidade do trabalho, em vez de detalhes tendência e luxosos que rapidamente desvanecerão.

Aposte em cores neutras, como um branco, um cinza frio ou um azul suave. Além disso, certifique-se de organizar todos os acabamentos, em vez de ter cores e tons incompatíveis. Se a casa de banho for branca, escolha uma banheira e lavabo no mesmo tom. Além disso, compare vários materiais lado a lado antes de os comprar, porque ao trazê-los para casa pode perceber que não ficam assim tão bem. 

Erro 7: Escolher acessórios que desperdiçam água

Como a nossa sociedade torna-se cada vez mais consciente do meio ambiente, devemos considerar soluções que possam poupar a água na casa de banho. Se o seu orçamento permitir, existem várias opções, como duches de baixo fluxo, torneiras de fecho automático e sanitas de alta eficiência que podem poupar água e, consequentemente, dinheiro a longo prazo. Como também aplicar um sistema de gestão de águas residuais.

Além de ter uma atitude mais eco-responsável, saiba que estes detalhes contribuem numa possível venda da sua casa. 

Erro 8: Má qualidade de pintura e materiais

Sabemos que os problemas de humidade e de infiltrações são comuns nas casas de banho, por isso, é fundamental escolher uma boa tinta antifúngica e ter uma boa ventilação. Pode ainda colocar um desumidificador, em períodos mais húmidos e mais frios, como o inverno. 

Quando escolher materiais, veja se são adaptados às casas de banho, pois o uso de materiais específicos para essa divisão contribui para a qualidade do espaço, logo para novas renovações a cada dois anos. 

Erro 9: Tentar completar as obras de renovação de casa de banho sozinho

Apartamento em Lisboa - Centro: Casas de banho modernas por Archimais
Archimais

Apartamento em Lisboa – Centro

Archimais

Tal como já mencionamos em pontos anteriores, a casa de banho é um local específico onde encontramos vários componentes não visíveis, especialmente aqueles que não vemos todos os dias. Muitos proprietários avançam sem considerar todos os ângulos do projeto de renovação de casa de banho.

A menos que se sinta completamente à vontade para fazer essas renovações sozinho, é fulcral entrar em contato com um profissional que entenda exatamente o que precisa ser considerado, em relação à transformação e manutenção desse espaço, em específico. 

Seguir em frente sem estar 100% confiante em relação ao que está a fazer pode originar problemas a longo prazo. Além disso, quem quer renovar o mesmo espaço duas vezes em poucos meses? Nós não!

Não hesite em contactar um designer de casa de banho, um canalizador ou um profissional de colocadores de piso, mediante a obra que quer tratar. Aceda aos respetivos contactos na nossa página!


Leitura recomendada: Dicas para remodelar uma casa de banho pequena

Está a pensar renovar a sua casa de banho?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!