​Formas fantásticas de dar cor à sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Se há coisa que aqui na homify “apregoamos” diariamente é o uso da cor. Qualquer que seja o espaço da sua casa, ele vai certamente ganhar como o seu uso, ainda que este surja só na forma de apontamento. A verdade é que ter uma decoração que recorra a apontamentos de cor, não é sinónimo de ter uma decoração colorida, uma vez que este último conceito pode remeter para uma espécie de “festival de cor” que à partida não será aquilo que queremos. É claro que é necessário saber usá-la e sim, existem algumas regras para isso. No artigo que hoje lhe escrevemos vamos dar-lhe algumas dicas essenciais para que a use em sua casa, a seu favor. Vamos a isto!

Ilumine a entrada com um apontamento de cor

hall da nossa casa é o cartão de visita para quem entra e se os nossos convidados apreciarão um toque de cor, também nós, que entramos em casa todos os dias merecemos ter umas boas vindas. O exemplo que vemos na imagem é muito ilustrativo do que acabamos de lhe dizer, já que não se trata de uma entrada com uma grande misturas de cores, mas com um apontamento vermelho muito vivo que capta de imediato a nossa atenção. É uma opção moderna que torna esta entrada muito simpática e agradável.

Crie contrastes

T3 Lisbon Luxury Apartment: Corredores e halls de entrada  por EU LISBOA
EU LISBOA

T3 Lisbon Luxury Apartment

EU LISBOA

Se há coisa que aqui na homify gostamos é de contrastes. Os contrastes são uma forma de evidenciar a cor que, quase sempre, resulta muito bem. Olhemos para o exemplo fotográfico. O espaço é minimal, simples e despojado, mas o facto de se usar a madeira quer no chão, quer nas paredes, faz com que o branco ganhe ainda mais luz. Se pensarmos bem, não existe cor no sentido literal de palavra – o branco é uma cor, mas é também por norma a base cromática da decoração – contudo o facto de haver este jogo, faz com que o espaço seja muito mais dinâmico e por isso interessante.

Use cores vivas em espaços escuros

Esta é uma regra bastante básica que tem como pressuposto a procura de um equilíbrio. Muitas vezes há espaços na nossa casa que apesar de terem alguma área, não têm luz natural nenhuma, por exemplo os corredores são muitas vezes assim. Para que não fique com um espaço demasiado escuro, opte por usar cores vivas que iluminem, como é o caso dos candeeiros  cor-de-rosa que vê na imagem, que mesmo que não estejam acessos vão sempre ser dois apontamentos de cor que darão uma nova vida.

Novas formas de cor

Esta proposta que lhe fazemos apresenta um nova forma de dar cor à sua casa pelo uso de livros. Se é uma aficionado da leitura e tem uma colecção bastante extensa, aproveite-a para decoração. Uma forma bem fora do vulgar que não poderia ser mais útil: livros arrumados e organizados e diferentes apontamentos de cor.

Encontre um equilíbrio no acto de condizer

É verdade que o acto de condizer está um pouco fora de moda – longe vão os tempos em que as senhoras tinham de ir para os casamentos com a carteira igual aos sapatos! – contudo, há algo de muito elegante nesta opção. O espaço que vemos na imagem – um híbrido entre hall de entrada e sala de estar – é sem dúvida um exemplo de elegância máxima. O bege, o castanho e os verdes das plantas são a paleta de cores e tudo se conjuga de uma forma suave. É um facto que a combinação destas cores é quase sempre bem sucedida e por isso segura, como podemos constatar.

Quebre com as regras

Neste exemplo temos uma clara subversão de tudo aquilo que lhe fomos dizendo até então! E qual é o problema? Absolutamente nenhum! Se o seu gosto estiver orientado neste sentido, quebre com todas as regras e faça aquilo que lhe apetece, na verdade a casa é sua, e ninguém mais do que você deve tirar partido dela. Se gosta de cores garridas, vá em frente, a sua casa é o seu pequeno mundo!

Confira uma explosão de cor

O hall da Catarina: Corredores e halls de entrada  por Cássia Lignéa
Cássia Lignéa

O hall da Catarina

Cássia Lignéa

Uma vez mais um exemplo em que de uma paleta de cores discreta irrompe um verde que nos prende a atenção. Está é uma opção que esteticamente resulta muito bem, porque há um ponto para o qual o nosso olhar converge de imediato. Uma vantagem deste tipo de opção é que sempre que lhe apetecer pode escolher um novo apontamento e (quase) criar uma nova decoração.

Seja arrojado

Ainda que o conceito de arrojado possa ser muito discutível, temos que admitir que ter um friso vermelho a contornar rodapés e portas, é no minímo diferente. Pode ser que esta não seja a solução para si, mas é sem dúvida uma solução que o faz olhar duas vezes, certo? E isto é muito bom! Quando optamos por algo totalmente fora da caixa de que gostamos imenso, essa já passou a ser uma boa escolha. Seja criativo, dê largas à imaginação e divirta-se enquanto usa a cor na decoração da sua casa.

Convencido com a paleta de cor que lhe apresentamos?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!