Habitação M&S: Closets modernos por Fabio Pereira & João Fraga, Arquitetos

Como ter roupeiros por medida a custo reduzido?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Sempre sonhou em ter um closet ou um roupeiro por medida e personalizado? Uma das soluções mais acessíveis será de projetar um roupeiro sozinho, seja roupeiro embutido ou roupeiro de canto. De facto, é realmente possível construir um armário personalizado, mesmo sem ter que ir a uma loja de móveis! 

Precisa de conselhos para aprender a fazer um roupeiro por medida? Está com sorte, a homify explica-lhe tudo já de seguida, não perca!

Opções de roupeiro: em Kit ou DIY?

O PODER DE COMPARTIMENTAR: Closets modernos por Grupo HC
Grupo HC

O PODER DE COMPARTIMENTAR

Grupo HC

Nem sempre é necessário encomendar móveis ou contratar um profissional para instalá-los. Se tiver uma caixa de ferramentas bem abastecida e algumas habilidades de bricolagem pode poupar (muito) dinheiro. Por exemplo, pode aproveitar fazer um guarda-roupa prático para espaços onde tem um pequeno espaço. Tem duas soluções que variam em desempenho e nível de dificuldade:

- A primeira solução é comprar um kit de guarda-roupa pronto para montar que pode encontrar facilmente em lojas de mobiliário (Ikea, Leroy Merlin, AKI… )  ou encomendar diretamente pela internet. Este kit é, geralmente, fácil de montar e vem acompanhado com todas as peças necessárias para a montagem.

- A segunda solução é fazer tudo você mesmo! Parece uma coisa impossível, mas na verdade poupa mais e constrói um roupeiro sólido, embora possa requerer mais tempo e algum savoir-faire para a sua realização. 

Seja qual for a sua escolha, vamos ajudá-lo a ter um guarda-roupa barato, funcional e prático!

Fabricar um roupeiro: material a acessórios necessários

A escolha de materiais e acessórios depende essencialmente da solução escolhida para fazer o closet. Se tiver tudo o que precisa à mão e assim que começar, o trabalho será mais fácil e rápido de concluir.

- Material para montar um kit de guarda-roupa pronto para montar: para medidas e anotações, irá precisar de um lápis e de uma fita métrica. Uma chave de fenda será necessária para perfurar e aparafusar. Também precisará de um martelo e uma marreta. O kit terá todas as peças necessárias e respetivos acessórios: buchas, parafusos de madeira, parafusos, puxadores, varão…

- Material para fazer todas as partes de um roupeiro: para a estrutura é necessário preparar tábuas e prateleiras de madeira. Tenha uma suta para marcar a madeira e um acessório para medir (metro articulado, fita métrica, esquadro de carpinteiro ou esquadro de cepo). Precisa também de serras para os trabalhos de cortes, manual e elétrica. Precisa de uma parafusadora, berbequim, chave de fenda, martelo e parafusos de madeira. A fixação das prateleiras necessita do uso de cremalheiras e cavilhas.

Fabricar um roupeiro passo a passo

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho: Closets modernos por Amplitude - Mobiliário lda
Amplitude – Mobiliário lda

Cozinhas | Roupeiros | Moveis de banho

Amplitude - Mobiliário lda

1- Meça e marque as medidas

O primeiro passo será, obviamente, medir o espaço em que quer fazer o seu armário. As medidas serão essenciais para projetos específicos, como armários no sótão ou armários de canto.

Depois de ter feito isso, já pode projetar o plano do roupeiro, pensando exatamente em todas as suas necessidades. Deve ter em consideração:

- Medições do espaço: nunca se esqueça que o seu armário deve encaixar-se perfeitamente e não ocupar muito espaço. 

- As dimensões exatas do armário: calcule o comprimento, a largura e a altura do seu armário. Considere também abrir as portas, se necessário. 

- Prateleiras: Um roupeiro é projetado com várias prateleiras. Cabe-lhe a si pensar na quantidade e no posicionamento. Se quiser usar acessórios (caixas, gavetas, etc.), leve em consideração as suas dimensões.

Uma vez que o seu plano esteja bem definido, pode traçar as medidas diretamente na parede, usando um lápis. Isso facilitará a instalação do seu armário.

Dica: Não hesite em criar um prototípico do seu futuro armário (por exemplo, com cartão), para ter uma ideia precisa das suas dimensões e do espaço que irá ocupar no seu quarto.

2. Recorte os materiais

Para fazer o seu armário, o ideal é usar materiais que consegue cortar sozinho. Em geral, usa-se tábuas de madeira, que têm a vantagem de serem envernizadas ou pintadas da forma que desejar.

Também pode optar por painéis de partículas de melamina para contornos de móveis. Este material pode ser facilmente serrado e tem a vantagem de ser muito forte.

Também é possível usar gesso cartonado, para projetar o seu armário. Este último pode então integrar-se discretamente com a estrutura da sua parede.

De acordo com os seus planos, não se esqueça de recortar materiais sob medida, mantendo-se o mais próximo possível das dimensões que criou antes.

3. Encaixar o armário

Para fazer um roupeiro, começamos por projetar a estrutura, ou seja, o quadro do armário. É essencial que os quadros sejam sólidos, porque são eles que vão apoiar os móveis.

Há duas soluções disponíveis para si:

- Construir um armário embutido: a solução mais fácil pode ser usar uma ou mais paredes na divisão, como suporte do roupeiro. Este será o caso, por exemplo, se criar um closet embutido. Desde que a sua parede seja capaz de suportar o peso, a construção ficará mais sólida. 

- Construa um armário independente: será mais difícil (mas não impossível) projetar um roupeiro independente, que não esteja localizado num canto do espaço. Para ter certeza de ter uma construção sólida, deve fixar a estrutura ao teto como na parede. Uma vez que a estrutura esteja montada e sólida, será capaz de fixar as prateleiras de acordo com o seu plano inicial. Lembre-se de usar suportes de parede para reforçar as suas prateleiras. É bem possível fixar também varrões ou qualquer outro acessório.

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

4. A porta do roupeiro

Quer um roupeiro aberto ou fechado? 

No caso de optar por um roupeiro fechado, pode optar por uma porta sob medida e personalizada, para um acabamento perfeito. Deve então ter as medidas da porta antes da projeção do armário, para ter certeza de que tudo ficará posicionado corretamente.

Tenha cuidado ao colocar as portas do seu roupeiro, é melhor ter um nivelador. Caso contrário, pode correr o risco de não ter uma porta direita e mal encaixada.

Para uma solução já feita é menos difícil de pôr em prática, pode considerar a instalação de um kit de portas de correr ou apenas uma cortina. Estas opções têm a vantagem de serem muito adaptáveis, ao contrário das portas convencionais.

Num closet também é possível considerar um roupeiro aberto, o que permitirá economizar espaço.

Monte Golf: Closets modernos por Hi-cam Portugal

5. Acabamentos

Agora que o seu armário está montado! Lembre-se de verificar se tudo está no devido lugar e bem fixo. Era desagradável se as suas prateleiras caem com o peso das roupas. 

Se desejar, pode pintar completamente ou decorar o seu novo closet ao seu gosto. Tudo que precisa fazer é preenchê-lo! Neste artigo (aqui), temos todas as dicas para um roupeiro bem organizado, confira. 

Moradia no Porto: Closets modernos por Vilaça Interiores
Vilaça Interiores

Moradia no Porto

Vilaça Interiores

6. Detalhes e decoração do roupeiro 

Para que o seu roupeiro seja de sonho mesmo, não hesite adorná-lo com detalhes do outro mundo. Por exemplo, puxadores diferentes, uma iluminação LED, um tapete à frente do roupeiro ou um bonito cadeirão. 

Quer ver mais ideias para personalizar o seu roupeiro? Ora veja: Ideias para roupeiros, para ter tudo em ordem!

Conselhos:

- Se precisar de ajuda profissional para montar ou criar o seu closet sob medida num canto da casa mais ambíguo, não hesite em contactar um carpinteiro. Para um projeto de criação um designer de interiores será o profissional mais indicado.

- Não negligencie a qualidade da madeira do seu roupeiro.  

- Para organizar a roupa do dia seguinte pode colocar perto do roupeiro uma escada de madeira. 

- Se quer descobrir mais artigos sobre carpintaria (instalação de janelas, renovação de portas, construção de móveis, etc.), por favor, clique aqui.

Ficou com vontade de construir o seu roupeiro por medida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!