7 idéias para decorar uma sala de estar moderna e atraente

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Apartamento Bela Vista, STUDIO LN STUDIO LN Salas de estar modernas
Loading admin actions …

As salas de estar são como o cartão de visitas de uma casa. Por que? Por ser o ambiente mais recomendado para receber os amigos ou passar tempo com a família. Dentre todos os cômodos do lar, as salas são um ponto de encontro, e portanto devem agradar a todos. Além de aproveitar seu espaço ao máximo, criar uma atmosfera aconchegante e introduzir um mobiliário de qualidade, é importante que a decoração deste espaço seja atraente, e ao mesmo tempo, demonstre a personalidade de seus moradores.

O discurso pode parecer simples, mas na hora de colocar em prática, diversas questões começam a surgir: quais cores escolher; qual o melhor estilo para decorar; que tipos de objetos fazem mais sentido em uma sala de estar? Estes são apenas alguns exemplos para demonstrar aspectos que devem ser considerados antes de decorar a sala de estar, mas o melhor mesmo é conferir projetos exemplares feitos pelos nossos profissionais. 

Quer ficar por dentro e inspirar-se para decorar a sua casa? Então acompanhe-nos e conheça 7 projetos imperdíveis para o interiores de uma sala de estar!

1. Materiais naturais

Mesmo em casas modernas que estão em um grande centro urbano, os materiais naturais funcionam como uma peça-chave para decorar um ambiente agradável. Cômodos que incorporam a madeira, o tijolo ou as pedras no design de interiores, tornam-se automaticamente mais agradáveis. Em outras palavras, esta é a maneira mais fácil de criar-se uma atmosfera cálida e aconchegante.

Como vemos neste projeto, os materiais naturais não precisam estar por todos os lados, apenas em alguns elementos já bastam. Uma meia parede com tijolos aparentes, um piso e peças de mobiliário em madeira… Perfeito!

2. Mobiliário planejado

Principalmente em residência pequenas, o planejamento é indispensável. Muito além de planejar o layout do ambiente em si, pensar em um móvel feito sob medida para atender as necessidades de seus moradores é sempre uma boa idéia. Obviamente, o design das peças de mobiliário fazem toda a diferença na decoração, então sempre preste atenção nos materiais e nas cores que serão utilizados para a construção do elemento em questão.

3. Espelhos

Apartamento Bela Vista, STUDIO LN STUDIO LN Salas de estar modernas

E tratando-se de residências pequenas, os espelhos não podem ficar para trás. Sua superfície reflexiva é responsável por uma série de efeitos que ajudam a otimizar uma área reduzida. Ainda que tenha apenas um efeito visual e não físico, os espelhos fazem com que os ambientes pareçam maiores ao refletir a iluminação e o próprio espaço.

Por isso, opte por um espelho de piso a teto para a parede lateral à sala de estar, exatamente como os arquitetos responsáveis por este projeto fizeram!

4. Iluminação planejada

Até a iluminação é parte integrante da decoração de um ambiente, principalmente na sala de estar. Tal elemento é tão responsável pelas sensações transmitidas por um espaço quanto as cores utilizadas. 

Portanto, é importante planejar uma iluminação versátil e flexível, de preferência que se transforme de acordo com o uso do espaço. Como? Por exemplo contando com dois tipos de iluminação, uma principal que seja mais clara e outra secundária que seja mais cálida. Enquanto a primeira é ideal para receber visitas, a segunda é perfeita para passar momentos tranquilos em família.

5. Vegetação

Mais do que artigos decorativos, traga a vegetação para dentro do lar! As plantas e flores trazem mais vida aos ambientes internos e criam uma sensação fresca e saudável, além de demonstrar carinho com o lar. Então, consulte um arquiteto paisagista para escolher as melhores espécies para a sua situação, pois tudo depende do tamanho da sua sala, da iluminação natural que a mesma recebe, e assim por diante.

6. Tecidos

Apartamento Jardim Oceânico homify Salas de estar modernas

Tanto para a decoração quanto para conformar uma atmosfera confortável, os tecidos são indispensáveis. Os mesmos podem surgir através de tapetes, cortinas, sofás ou almofadas e devem trazem cores e estampas em harmonia.

7. Móveis confortáveis

E por falar em conforto… os móveis são muito importantes. Na hora de escolher poltronas e sofás, considere seus aspectos físicos e funcionais. Ou seja, opte por peças que não sejam apenas bonitas, mas também confortáveis. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista