Casa térrea sustentável

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O projecto que lhe trazemos hoje foi desenvolvido pelo gabinete Build Different. Olhando para o trabalho em causa, podemos dizer que, aqui, “construir diferente” significa construir com respeito pelo meio ambiente e usando as tecnologias mais recentes. É extremamente importante e satisfatório perceber que as soluções ambientais estão a começar a tornar-se um padrão na habitação moderna e começa a ser natural encontrar, entre outras coisas, lareiras de biomassa, sistemas de ventilação passiva e painéis solares.

Neste caso, estamos perante uma casa de família muito interessante construída a partir de uma estrutura pré-fabricada que viabiliza a economia energética e, por isso mesmo, procura reduzir ao máximo a produção de resíduos. Falta, ainda, mencionar que a iluminação e o aquecimento podem ser controlados à distância via tablet ou smartphone.

Pronto para conhecer esta maravilhosa casa?

Parece pequena mas engana

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters eco house

build different

Embora à primeira vista a casa possa parecer pequena, a verdade é que ocupa 195 m². Nela encontramos quatro divisões e três casas de banho, todas num único piso. A casa constrói-se a partir de três blocos cúbicos de fachadas brancas e uma unidade central revestida a madeira. No entanto, aquilo que verdadeiramente atrai a nossa atenção, são os impressionantes painéis solares, que ocupam uma parte substancial do telhado e encaixam na perfeição no estilo arquitectónico escolhido.

O telhado

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Estamos perto da entrada principal da casa, mas, antes de lá chegar, podemos observar melhor o design dos blocos que a compõem. Na imagem, é visível um dos módulos rectangulares destinados a uma das divisões. Por sua vez, a parte central da casa é coberta por um telhado interessante que serve de suporte aos painéis solares e vai perdendo inclinação conforme se aproxima do jardim. Esta solução permite a introdução de ventilação passiva. Afinal de contas, a ecologia é a pedra basilar da construção moderna.

Espaço aberto onde o branco reina

Salas de estar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Entrando em casa, deparamo-nos com o módulo central do edifício, um grande espaço aberto que se divide em três partes: espaços de comunicação entre as áreas, um local para relaxar em frente à lareira e uma sala com cozinha que se desenvolve dentro de um dos módulos menores. Trata-se de um espaço onde reinam os tons de branco e as cores neutras que contrastam cuidadosamente com os tapetes e outros acessórios cheios de cores vivas e desenhos divertidos.

Cozinha a preto e branco com espaço de refeições

Salas de jantar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

Entramos agora na cozinha. Somos recebidos numa área composta por um prático balcão, ideal para o pequeno-almoço. Embora não existam paredes, esta cozinha aberta é na verdade delimitada pelas estruturas brancas com o topo preto. Vale a pena realçar o cuidado que houve no tratamento da iluminação nas zonas de preparação de refeições onde existem não apenas spots de luz embutidos no tecto, como também uma janela panorâmica que enche o espaço de luz natural e permite uma agradável vista para o exterior.

A partir da cozinha, tem-se acesso directo à moderna sala de jantar, onde encontramos uma longa e moderna mesa branca rodeada de confortáveis cadeiras negras. O quadro colorido colocado na parede, assim como os elementos naturais que decoram o espaço, são elementos importantes para transmitir frescura e vida a um espaço que se pinta apenas de preto e branco.

Lareira de biomassa

Salas de estar modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

No centro da casa encontra-se um espaço com dupla altura que se inspira nas naves de igreja. Numa das extremidades foi colocada a entrada principal e, na outra, uma sedutora lareira de biomassa que aquece todo o edifício e serve de referência a um espaço onde pode relaxar em poltronas elegantes e confortáveis. A lareira moderna não se destaca apenas pela sua forma futurista, mas também pela preocupação com o ambiente. Esta é uma solução barata e ecológica: o custo da biomassa é comparável ao do carvão, tendo ainda a vantagem de não sujar ou manchar.

Casa de banho minimalista

Casas de banho modernas por build different
build different

Schoolmasters

build different

A casa de banho é dominada pela simplicidade e a madeira, pelas suas características, oferece-lhe uma sensação de aconchego. Um diálogo perfeito entre o macio castanho e os tons brancos e negros. Um elemento especialmente interessante é a cuba do lavatório construída numa cerâmica de um branco imaculado e colocada dentro de um bloco de madeira extremamente funcional. Também os cromados ganham relevância no espaço e destacam-se, quer na parede onde servem para pendurar toalhas, quer na estrutura que envolve o espelho sobre o lavatório. Um casa-de-banho moderna onde todos os detalhes são importantes.

Varanda

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters rear deck

build different

Para terminar, vamos até à parte de trás da casa, onde está situada a pequena varanda abrigada, de uma ponta à outra, por uma estrutura de metal e vidro. Neste espaço, é possível começar o dia com uma boa dose de ar fresco e bem longe dos olhares curiosos dos vizinhos. Uma pequena escada leva-nos directamente ao jardim, onde se pode desfrutar do sol. Nos dias menos bons, não vale a pena deixar de estar ao ar livre. Os proprietários podem encontrar resguardo sob o elegante telhado de vidro.

O que achou desta casa? Qual a sua parte preferida? Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos as suas opiniões e questões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!