7 ideias sensacionais para escadas modernas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas podem surgir como uma grande oportunidade de inovação numa casa indo para além do seu significado em termos estruturais e assumindo um papel protagonista na organização do ambiente, designadamente no que toca ao mobiliário e à decoração.

Como veremos neste livro de ideias, em torno das escadas interiores é possível compor a decoração de uma sala ou caracterizar fortemente a entrada de uma casa. Aproveite este elemento estrutural de transição entre diferentes ambientes e veja-o como uma oportunidade a ser explorada.

Não sabe como? Então, tenha ver as ideias que lhe deixamos.

Em jeito de móvel

As escadas podem ser usadas como peças centrais em torno das quais se constrói a decoração de uma sala inteira. Como? Uma das formas é aproveitar as características arquitectónicas que lhes estão intrínsecas e adaptá-las a mais uma função. Veja, por exemplo, como o vão desta escada foi aproveitado para a introdução de uma lareira, de uma área de apoio à mesma para guardar a lenha e para se colocar a televisão, prescindindo-se da presença de um móvel para o efeito. Neste caso, é imprescindível escolher uma tonalidade acertada. Na sala da fotografia, uma proposta do gabinete Tomaseth, optou-se pelo imaculado branco, a mesma cor presente no resto do espaço. O corrimão é em vidro o que lhe oferece uma maior leveza. Assim, este elemento tem tanto de belo e de imponente, como de discreto e apto a mesclar-se no ambiente.

Um espaço para guardar a bicicleta

Como já vimos, as escadas não servem apenas para servir a sua função principal de conectar dois andares de uma casa. A presença das escadas é, na verdade, capaz de gerar os espaços secundários.

Na imagem que lhe deixámos, desta casa a preto e branco, em jeito de yin e yang, o espaço vazio – mas bem iluminado – foi aproveitado para se armazenar uma bicicleta. O que acha desta ideia? A nós parece-nos uma solução simples e efectiva para deixar o seu veículo de duas rodas num lugar seguro e protegido do mau tempo.

As medidas

Assegurar-se de que as medidas das escadas são bem tiradas é um passo importante. Não corra riscos desnecessários. Um passo em falso pode resultar numa escadaria irregular e com problemas de segurança. A este respeito, é útil lembrar que existe legislação para a construção de escadas, assim como de rampas. Segundo a lei, a largura dos lanços das escadas nas moradias unifamiliares será, no mínimo, de 0,80m. Se por questões de mobilidade de algum morador for necessário construir uma rampa, tenha também em atenção as medidas e a inclinação.

Armários e prateleiras

A presença das escadas, a sua posição e organização pode ser muito proveitosa em termos de organização do ambiente em geral. As escadas dão origem a espaços que podem ser utilizados para a colocação de prateleiras e de armários.

Os vãos sob a escada e o arranjo ou escala da mesma podem criar boas oportunidades para a introdução de armários ou prateleiras para guardar ou expor objectos.

No projecto da Pazdesign que vemos representado nesta imagem a linha das prateleiras cruza-se com as linhas verticais da balaustrada, criando um padrão interessante e escultural. Repare que as prateleiras não foram colocadas com o mesmo intervalo de degraus entre elas. Pode optar por construir assim as suas ou, pelo contrário, preferir um desenho simétrico.

Plantas, fotografias e outras decorações

Para enriquecer os espaços das escadas e porque, como já provámos, elas não servem unicamente para ligar dois andares, pode usar plantas, flores, fotografias, pinturas, entre outras coisas. Assim, este local de passagem, passa também a ser um local importante do ponto de vista decorativo. A adição da decoração certa pode, de facto, transformar um recanto indefinido num espaço agradável e personalizado.

Oportunidades a serem aproveitadas

As escadas podem propiciar, como já referido, inúmeras oportunidades em termos de espaço. Um bom aproveitamento e decoração podem ser essenciais para encontrar aquele sítio extra de arrumação em sua casa.  

Sob as escadas, podem ser dispostos recipientes de várias formas e tamanhos de acordo com o desenho das mesmas. Uma maneira de fazê-lo, como se vê, é usar paredes modulares constituídas por recipientes retráteis. Desta forma, as escadas podem tornar-se uma mais-valia para a casa, completando-a em termos de funcionalidade.

Manutenção e limpeza

Após alguns meses, normalmente dois, a maior parte das empresas recomenda uma verificação de todos os elementos que constituem a escada, uma vez que, ao longo do tempo, estes se podem soltar e, por conseguinte, pôr em risco a sua segurança. No que se refere à limpeza das escadas, tudo depende, naturalmente, dos materiais utilizados para a sua construção. Normalmente, os processos e os produtos normais utilizados para a limpeza do resto da casa são também apropriados para a escada. Pode também perguntar ao fabricante se é necessária a aplicação de algum produto especial.

O que achou das nossas sugestões? Tem uma escada em casa que cumpra um propósito extra? Deixe-nos as suas ideias na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!