Corredores e halls de entrada  por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Casa simples? Entre e surpreenda-se!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A curiosidade é uma característica intrínseca ao ser humano. Onde há algo desconhecido e oculto, há também o desejo da descoberta e da revelação. Na mitologia grega, a curiosidade levou Pandora a abrir o jarro que continha todos os males do mundo. Na vida real, a curiosidade levou a humanidade a lançar-se ao mar em grandes embarcações em busca de novos territórios e de novas conquistas e descobertas. A arquitectura, por vezes, também explora esta característica humana a fim de causar expectativa e surpresa no observador.

A homify apresenta hoje o projecto de restauração de uma casa em estilo colonial cuja fachada simples desperta grande curiosidade, causando uma inesperada e boa surpresa no observador. O projecto de restauração da Casa 45, da autoria do gabinete Cervera Sánchez Arquitectos, preservou a fachada em estilo colonial da construção existente e no seu interior buscou valorizar a integração dos espaços e a presença da luz natural, transformando os ambientes em espaços contemporâneos cheios de charme e conforto.  

Curioso para abrir as portas desta casa colonial e desvendar todos os seus encantos? Então, descortine mais detalhes e imagens deste projecto surpreendente que, através do aproveitamento da luz natural e da integração dos ambientes de convívio, transformou uma casa colonial num espaço contemporâneo amplo e iluminado, sem perder o seu charme tradicional irresistível.

Fachada principal

A fachada de estilo colonial, como podemos ver, foi totalmente preservada. Porém, as novas cores realçaram a presença do edifício histórico na vizinhança. A aparência colonial traz uma sensação nostálgica como se o observador tivesse recuado no tempo e testemunhasse uma relíquia do passado. Esta sensação de experimentar uma atmosfera nostálgica desperta a curiosidade de quem observa para descobrir o que há dentro desta verdadeira máquina do tempo. Que expectativas tem em relação a esta casa colonial, com uma fachada simples com apenas uma porta e uma pequena janela? Entre e surpreenda-se!

Hall de entrada

Corredores e halls de entrada  por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

VISTA DE LA TRANSICIÓN ENTRE LO EXISTENTE Y LOS NUEVOS ESPACIOS

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Ao entrar na residência, somos surpreendidos pela atmosfera colonial do hall de entrada, caracterizada pelo piso de ladrilhos hidráulicos da construção original, totalmente preservado, e pelo mobiliário de design contemporâneo. As fotografias valorizam a decoração e dão um toque de personalidade. Mas, a maior surpresa ainda está por vir.

Pátio interno

Corredores e halls de entrada  por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

PRIMER ESPACIO ABIERTO PARA LA VENTILACIÓN E ILUMINACIÓN NATURAL

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Ao atravessar o hall de entrada, chegamos ao pátio interior que serve de jardim de inverno e também de poço de luz e iluminação. O pátio de pé-direito duplo filtra a luz natural que ilumina o interior da casa, principalmente o corredor e a cozinha. A luz e ventilação naturais tornam o ambiente mais agradável e convidativo. O jardim de pedras e plantas de pequeno porte proporciona aos moradores um contacto com a natureza sem sair de casa. Contrariamente ao hall de entrada, o piso aqui é feito de cimento.

A cozinha

cozinha da casa é surpreendentemente espaçosa e funcional, além de amplamente iluminada, devido à existência de dois pátios internos, ou poços de luz, que se interligam à cozinha através de amplos planos de vidro. A cozinha possui armários feitos de madeira, na cor preta, para contrastar com as superfícies brancas das paredes, e ladrilhos hidráulicos com estampas variadas e coloridas que realçam o estilo colonial do ambiente. A bancada em forma de ilha oferecer funcionalidade e sofisticação à cozinha. A iluminação em forma de trilho sobre a bancada visa facilitar a preparação das refeições.

Sala de jantar

A sala de jantar está integrada com cozinha e o pátio interno, da parte posterior. Este segundo pátio também serve como jardim de Inverno e como poço de luz, permitindo a entrada de luz natural abundante na sala de jantar e no corredor de acesso aos dormitórios. O espaço da sala de jantar possui um piso em cimento com uma ilha revestida de azulejos que dão um toque de tradição ao ambiente, que conta ainda com diversos elementos cerâmicos decorativos que deixam o ambiente mais personalizado e mais descontraído.

Dormitório

Quartos ecléticos por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

HABITACIÓN EN PLANTA ALTA

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Assim como os espaços sociais, o dormitório tem o chão em cimento e um tabuleiro centralizado composto de azulejos que dão um toque de tradição ao ambiente e unidade ao projecto. Os móveis ainda não foram instalados, mas percebe-se a combinação do tradicional representado pela porta de madeira de estilo rústico, com o contemporâneo, representado pela esquadria da janela em alumínio. O espaço é mais fechado e mais intimista, o que garantirá uma sensação de aconchego e de privacidade aos moradores. A tela de cores marcantes já assegurou o seu espaço na decoração, dando personalidade e emprestando requinte ao dormitório.

A área externa e a piscina

Piscinas ecléticas por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

PISCINA EN PLANTA ALTA Y ESCALERA DE ACCESO A TERRAZA EN TERCER PISO

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Casa 45 guarda ainda uma última surpresa. O terreno da casa é amplo e permitiu a criação de uma generosa área de lazer, nas traseiras. Nesta área externa, criou-se uma ampla varanda, uma generosa piscina com bordas elevadas e um discreto mas exuberante jardim marcado pelos painéis de bambus que dão um toque mais rústico e natural a este espaço da casa.

Esta casa, como podemos comprovar, é muito mais do que um património histórico bem preservado. Após a sua completa restauração, além de espaços aconchegantes e funcionais, a casa tornou-se também um lugar agradável para receber amigos e familiares e um espaço agradável de confraternização. A generosa área de lazer permite reunir convidados e oferece algumas atracções incríveis como a piscina, a principal opção de lazer e de entretenimento dos moradores.

Surpreendido? Nós ficámos. Trata-se, sem dúvida, de um projecto muito bem conseguido sobretudo em termos de preservação da essência do espaço. Deix...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!