O quarto do seu filho é seguro o suficiente?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando o assunto toca os nossos filhos ficamos em alerta máxima e mais se falarmos em segurança. Sabemos que todos os cuidados são poucos, são mais rápidas do que nós, não conseguimos controlar os pensamentos delas, os gestos ou outra loucura, mas podemos sim, prevenir uns quantos desastres…

É claro que existem perigos em toda à sua volta, quer em casa, na escola ou na rua. O que também importa é educá-las no sentido de terem cuidado e de não mexerem aqui ou ali, mas sabemos que o fruto proibido é o mais apetecível… logo se lhes dissermos para não tocar aqui, existirá, inevitavelmente uma vontade e uma grande curiosidade em mexer. É claro que cada criança é uma criança, algumas são mais medrosas e tímidas que outras, logo terão medo de mexer, mas depois temos as aventureiras, as curiosas e as que gostam de tocar em tudo, simplesmente para ir à descoberta… Mas alguns – mexe e remexe – podem correr mal e sabemos ainda, que os olhos dos papás, por mais que tenham atenção e cuidado, não estão por toda à parte e um azar acontece de forma tão fulminante que nem demos pelo problema acontecer, quando já está o caldo entornado. 

Não conseguimos adivinhar o futuro, mas conseguimos dar conselhos para prevenir acidentes, a começar pelo lugar preferido das crianças – o quarto delas. Então comecemos por aí e vamos pôr alerta máxima! Uma casa com crianças é saber que a nossa casa nunca mais será a mesma… tem de ser pensada para e por elas! 

Evitar coisas espetadas/prefira objetos almofadados

Quarto de crianças  por Caramella
Caramella

Półeczki samochodziki

Caramella

O terceiro cuidado que recomendamos neste especial crianças é que tenham em atenção o tipo de objetos, decoração que ponha no quarto do seu filho. Alguns produtos por mais bonitos que possam ser, podem ser um grande risco. As crianças têm a 'mania' de gatinhar ou caminhar a olhar para tudo, não sabendo ainda que devemos ter cuidado com o que está à nossa frente, e nessas vezes o 'boom' é inevitável, um galo na cabeça, uma nódoa negra ou nos casos mais graves uma abertura, que precisa de pontos hospitalares. E claramente que há objetos mais perigosos do que outros, tenha cuidado com as esquinas dos móveis, é importante protegê-los, ter em atenção ao comprimento que se pendura prateleiras ou outros acessórios, têm sempre de ficar bem mais altos do que eles.

Se optarem por objetos ou mais móveis almofadados, isto é revestido com tecido será claramente mais seguro, mesmo que a criança bate com a cabeça, o choque não será tão grande, uma vez que foi amortecido. É claro que não conseguimos prever tudo e que os acidentes fazem parte das aventuras, mas se podemos evitar, nomeadamente a sua intensidade é sem dúvida muito melhor, para o bem-estar dos nossos filhos. 

Fixar os móveis

O quarto de uma criança tem móveis – como uma cama, uma cómoda, uma secretária, umas prateleiras, uma biblioteca, entre outros. Gostamos de escolhê-los bem bonitos, dispó-los pelo quarto de forma organizada e vantajosa, mas na verdade esquecemo-nos muitas vezes de um cuidado muito importante, o de fixá-los de forma segura ao chão ou à parede. 

Mas porquê ter este tipo de cuidado?

Ora vejamos, as crianças gostam de mexer, de puxar, de empurrar e pode-se dizer que elas têm força, mais do que possamos pensar. Imaginamos que a criança ao puxar o móvel, que pode ser leve ou não, de repetente cai, com sorte, pode virar-se para o lado e não magoar a criança ou o bebé, mas com azar o móvel pode cair em cima de uma perna ou noutra parte do corpo… Como tal, é crucial, fixar bem os móveis com parafusos ou fita cola reversível. Não custa nada jogar pelo seguro!

Cuidar das tomadas

Quarto de rapaz: Quarto de crianças  por Jo White Candy
Jo White Candy

Quarto de rapaz

Jo White Candy

Ai as tomadas, as tão fatídicas tomadas de casa. Porquê que este pequeno detalhe com dois minúsculos orifícios chama tanto a atenção dos mais pequenitos?! Todas as crianças ficam fascinadas por este detalhe nas paredes de casa, olham e vão lá com os seus finos dedos, tentar enfiá-los… Mas aqui está um perigo iminente, uma eletrocussão pode ser, infelizmente fatal. Por isso e assim que tenha filhos, é extremamente importante que ponha protetores em todas as tomadas, de casa e não apenas no seu próprio quarto. Numa situação de emergência, pode sempre resolver o problema de forma temporária. Basta colocar pelo menos três camadas de fita cola por cima da tomada, mas claro que assim que possível, substitua as fitas pelos protetores específicos.

É fulcral os pais terem este tipo de cuidados e consciência de perigo, pois as  próprias crianças não sabem avaliar o perigo e só à medida que vão crescendo é que começam a adquirir os seus próprios medos, neste sentido, é preciso todo o cuidado e atenção para que seu filho possa ter segurança dentro do seu próprio quarto e depois em toda a casa. 

Gavetas

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra: Quarto de crianças  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

046 | Quarto bebé, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

Ui ui as gavetas… As crianças são cuscas e amam descobrir o que a mamã e o papá andam para lá a esconder… O problema é depois de tanto silêncio e sossego no seu próprio quarto, vai a mamã ou o papá ver e depara-se com tudo para fora das gavetas… É agora que pode dar o grito de desespero… 'Ahhhh' (nós percebemos)!!

Geralmente, no quarto das crianças não existem objetos perigosos, como podem encontrar na cozinha ou na sala, mas mesmo assim, para que não aconteça uma (des)arrumação será bem melhor fechar ou bloquear as gavetas, além de que já se toma cuidado para que as crianças não trilham o(s) dedo(s) ao fechar. Há gavetas que se fecham com chaves, mas se não tiver há objetos indicados para isso, são travas gavetas, é especial para bebés e podem encontrá-los em vários tipos de loja.  

Segurança até mais não!!

Medidas das janelas

Quarto de crianças  por Kukka
Kukka

Bespoke Furniture

Kukka

As janelas nunca podem ser descuidadas no que toca à segurança das crianças, nomeadamente no quarto delas, onde são deixadas por vezes sozinhas a brincar ou a dormir… Se a sua casa for um apartamento ou tiver uma casa com andares então siga à risca esta dica e não só para o quarto! São azares comuns que não queremos que aconteça de forma alguma.

Evite perto das janelas – berços, cadeirinhas, mesas, baús, enfim qualquer tipo de objeto onde a criança pode subir e se debruçar. As janelas devem possuir um trinco de segurança, grades ou uma tela de proteção. Não se esqueça que os pequenotes são curiosos e adoram desafios!

Selos de qualidade

Mood Mariana: Quarto de crianças  por This Little Room
This Little Room

Mood Mariana

This Little Room

E finalmente para ter tudo dentro da ordem e de acordo com as regras de segurança, confira sempre se o móvel, o brinquedo, o acessório que compra tenha o selo de qualidade/segurança. Na Europa, as etiquetas vêm com a marcação CE, é o que certifica se o objeto foi devidamente avaliado e se obedece os requisitos da União Europeia, seja em matéria de segurança, de saúde e de proteção do ambiente.

Tenha sempre atenção a isso, é o princípio base da segurança, antes de qualquer peça entrar em casa!!

O quarto do seu filho está seguro? Alguma dica não tinha posto ainda em prática? Diga-nos tudo!!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!