Como criar um hall de entrada acolhedor?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Sendo o hall de entrada a primeira divisão que vemos quando chegamos a casa, é importante que seja um espaço acolhedor e de acordo com a nossa personalidade – ou vamos sentir um desconforto inconsciente sempre que entrarmos nele, e não é para isso que temos uma casa para onde voltar ao final do dia, certo? Seguindo esta linha de raciocínio, o ideal mesmo era que fosse feito à nossa medida (amplo para os que gostam de espaço, mais pequeno para os que se sentem mais à vontade em espaços mais fechados, com janelas com excelente orientação solar para receber aquele calorzinho do sol de inverno ou simplesmente que tivesse logo ali todas as portas necessárias para aceder às várias assoalhadas da casa). Mas uma vez que é praticamente impossível, nos dias que correm, termos a casa dos nossos sonhos – quanto mais o hall de entrada! -, a equipa da homify separou para o artigo de hoje algumas ideias que vão transformar esta divisão numa divisão mais acolhedora, onde toda a gente se sinta bem-vinda assim que entra nela. Vá buscar o seu bloco de notas e uma caneta para não perder nenhuma dica!

Qual o pavimento adequado?

  por Lembi Arquitetura
Lembi Arquitetura

Hall de entrada.

Lembi Arquitetura

Como em tudo na sua casa, o pavimento adequado dependerá do seu próprio gosto. Enquanto que a madeira lhe proporcionará um ambiente mais acolhedor, os mosaicos ou azulejos decorativos imprimirão ao espaço uma atmosfera alegre e dinâmica. Dentro de todas as possibilidades, cabe-lhe a si perceber o que melhor se enquadra naquilo que quer que o receba todos os dias quando chega a casa. No entanto, podemos desde já aconselhar pisos que não sejam escorregadios ou que se manchem facilmente, pois para além de haver a possibilidade de trazer os pés molhados da rua, o hall de entrada é uma zona de muito desgaste com a passagem das pessoas, pelo que aconselhamos vivamente pavimentos mais resistentes.

Tapetes ou carpetes

Independentemente do piso escolhido, pode complementá-lo com um tapete na entrada ou com uma carpete. Este elemento, para além de extremamente decorativo e de decorar na perfeição o chão, proporciona um conforto ímpar à divisão, tornando-a ainda mais acolhedora. Além disso, pode jogar com as cores ou padrões do tapete para que estes confiram ao espaço mais iluminação (visto que muitos halls de entrada são interiores, não possuindo janelas por onde entre luz natural). Um vestíbulo cómodo e convidativo é um excelente cartão de visita para os seus amigos e familiares, que desde o primeiro momento em que pisam na sua casa se sentem confortáveis e com vontade de ficar!

Cores decorativas

Apartamento São Sebastião: Corredores e halls de entrada  por Artica by CSS
Artica by CSS

Apartamento São Sebastião

Artica by CSS

As cores: esse elemento tão simples que muda toda uma divisão! Usar cores para preencher o ambiente pode fazer toda a diferença entre o hall fantástico e uma zona que nem se dá pela sua presença. Mas antes de decidir o que quer que seja, tenha noção do espaço que tem para decorar: no caso de ser uma área pequena, o melhor é optar por pintar as paredes ou utilizar um papel que faça as vezes de outros ornamentos; se o seu hall tiver uma área considerável e os elementos decorativos não forem um entrave, pode escolher entre quadros ou prateleiras ou pequenos aparadores com bibelots. Pode ainda adquirir um banco de apoio ou alguma escultura da sua preferência!

Aparadores para hall

APARTAMENTO ALTO DO PARQUE: Corredores e halls de entrada  por Artica by CSS
Artica by CSS

APARTAMENTO ALTO DO PARQUE

Artica by CSS

E por falar em aparadores e na sua decoração, deixamos-lhe aqui a nossa sugestão relativa a este ponto: uma vez que o hall é um local de passagem, tente manter as coisas o mais simples possível. Evitar encher o espaço é o primeiro passo para ter um hall convidativo e acolhedor. Muitas vezes, as visitas despedem-se e ficam mais meia hora na conversa à porta… é-lhe familiar este quadro? Pois bem, se isto lhe acontece de forma recorrente, verá como é mesmo melhor ter mais espaço e menos perturbação visual! Mas veja o nosso próximo ponto.

Elementos decorativos

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Corredores e halls de entrada  por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

No seguimento do tópico anterior: flores, velas, pequenas esculturas… um sem fim de opções! Não descure a presença de elementos decorativos no seu hall de entrada, pois estes podem ser exactamente o que necessita para que a divisão se torne mais simpática. A utilização de fotografias pessoais que contem histórias tornam de imediato o espaço acolhedor, proporcionando conversas à volta deste tema. As flores dão um toque fresco e alegre (mesmo que sejam artificiais), enquanto que as velas conferem alguma tranquilidade e podem funcionar com ambientadores (se forem aromáticas). Outros elementos, como pequenas esculturas, podem resultar de igual forma.

Iluminação convidativa

Uma atmosfera leve e colorida: Corredores e halls de entrada  por Architect Your Home
Architect Your Home

Uma atmosfera leve e colorida

Architect Your Home

iluminação, como já vimos em muitas outras ocasiões, é um elemento cuja importância não podemos negar! É certo que, independentemente do formato, cor ou estilo do candeeiro em si, a luz artificial tem a capacidade de tornar um espaço mais ou menos acolhedor, conforme os nossos gostos e a temperatura da mesma. Deste modo, aconselhamos que opte por lâmpadas cuja luz tenha uma temperatura mais elevada, que confira à divisão um ambiente mais acolhedor e simpático. Se for um hall amplo e tiver adquirido algum aparador ou mesa de apoio, pode complementar estes elementos com candeeiros de mesa; no caso de preferir, opte por candeeiros de pé que dão um ar elegante e diferente à divisão. Para espaços mais pequenos, os candeeiros de parede ou de tecto são os ideais.

Espelhos que criam ilusões de óptica

Apartamento Estoril: Corredores e halls de entrada  por Artica by CSS
Artica by CSS

Apartamento Estoril

Artica by CSS

Os espelhos são os melhores amigos de espaços pequenos – e, convenhamos, de pessoas vaidosas! Ter um bom espelho no seu hall de entrada vai ter duas funções essenciais que vai agradecer todos os dias: a primeira é a de ampliar francamente o espaço (ou de criar essa ilusão, pelo menos); a segunda é permitir que dê aquela última espreitadela pelo canto do olho antes de sair de casa, certificando-se de que está tudo no sítio para enfrentar um novo dia. Pode optar por um espelho de parede inteira, por um embutido, por cima do aparador ou emoldurado – a escolha fica ao seu critério!

Conseguiu apontar todas as dicas? Qual foi a mais útil para si?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!