RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Casas de banho  por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

Design de casas de banho – 11 ideias a ter em conta

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Há coisas que nunca passam de moda, e ter uma casa de banho funcional é uma delas. Mas quando chega a hora de planear a casa de banho ideal escolher a confusão instala-se.

Que disposição escolher para a nossa casa de banho nova? Que alterações consigo fazer na renovação da minha casa de banho? Que materiais posso usar? Em que despesas posso cortar?  

Se a verdade é que um arquiteto ou um designer de casas de banho podem dar-lhe respostas e soluções bem concretas, também é certo que ter uma noção bem assente do que se pretende na hora de planear ajuda muito a conseguir o resultado pretendido. 

Para o ajudar a estabelecer prioridades, gostos e tendências a homify reuniu onze pontos a que deve dedicar a devida atenção antes de avançar para o design final, ou mesmo para a obra. Acompanhe-nos!

1 – A disposição dos elementos

Este é o primeiro ponto a considerar seja numa construção nova seja numa remodelação. Mesmo tendo em conta que numa remodelação as alterações de disposição dos elementos é mais limitada por causa das canalizações, ainda é possível determinar pontos tão importantes como o posicionamento do móvel do lavatório e a forma da cabine de duche, e isso pode fazer toda a diferença!

Se está a planear uma casa de banho para a sua nova casa deve considerar o espaço que vai disponibilizar para ela, em primeiro lugar, e os seus gostos e limitações, em segundo. 

Seja generoso com a área, o tempo das casas de banho ínfimas, escuras e pouco funcionais já passou há muito! Esta primeira opção, somada à forma da área disponível, vai condicionar de alguma forma todas as outras escolhas. Se for preciso roube um pouco de área a quartos e corredores, pois já sabe que uma casa de banho bem estruturada e bonita é a chave para a felicidade… Afinal vai passar lá bastante tempo!

Quanto à disposição dos elementos no espaço além de depender da forma da área, depende em larga medida dos seus gostos e necessidades. Existem várias disposições: 

- como esta da imagem, da autoria do gabinete MRS – Interior Design, em temos a área do banho ocupando todo um lado do compartimento, e todas as outras funcionalidades agregadas no lado oposto;

- a área de banhos contígua ao armário do lavatório, com a sanita e o bidé no lado contrário;

- a clássica disposição de sanita e bidé de um lado, móvel do lavatório do outro e área de banhos na parede ao fundo. Etc.

Na verdade as configurações são muitas, quase tantas como o seu gosto. Um profissional do design de interiores, design de casas de banho ou arquitetura vai apresentar-lhe com certeza algumas opções que depois deve adaptar ao seu gosto.

2 – Banho ou duche, é um espaço sagrado

Instalação Sanitária das crianças: Casas de banho  por menta, creative architecture
menta, creative architecture

Instalação Sanitária das crianças

menta, creative architecture

Mais opções mais escolhas, mais dores de cabeça. Quando se planeia a área da sagrada higiene pessoal há escolhas a serem feitas e nem sempre são fáceis. 

E primeiro lugar tem de escolher banheira, duche, ou ambos. Se a resposta ambos parece ser óbvia, pense de novo, porque muitas vezes os constrangimentos de espaço não permitem o luxo de poder ter banheira e polibã numa só casa de banho. 

Se tiver mesmo de optar a nossa sugestão é que avance para o polibã com chuveiro. Por muito apelativa que a banheira seja, com o avançar da idade acaba por se tornar quase impraticável, já para não referir os custos de água e gás ou eletricidade.  

Um chuveiro italiano, sem o ressalto do polibã é uma escolha muito apelativa, sobretudo para quem tem dificuldades de locomoção, mas está sujeita a fugas se não tiver acabamentos com a máxima qualidade. Este não é um ponto onde vai querer poupar… Um duche italiano pode custar-lhe valores acima de 1000 Euros, mas uma obra deste género obriga a encastrar o sifão e a canalização de evacuação no pavimento para garantir um escoamento rápido da água, e a zona deve ficar perfeitamente impermeabilizada, havendo muito espaço para erros se os profissionais não forem os melhores.  

Mas mesmo que opte por uma banheira ou por um polibã, também é importante comprar materiais de boa qualidade e profissionais qualificados para os instalar. Sabia que a área dos banhos é uma das grandes responsáveis por infiltrações no andar de baixo? Inpire-se nesta casa de banho da autoria da Menta, Creative Architecture e faça as escolhas corretas.

3 – Os materiais são fundamentais

Os materiais de casas de banho têm de ser muito bem escolhidos. Um profissional ao fazer a sua casa de banho vai aconselhar os melhores materiais, ou as melhores soluções para obter a estética pretendida. Lembre-se de que os materiais mais resistentes são as pedras, as cerâmicas e os revestimentos contínuos, como o microcimento. As madeiras de termolaminados melamínicos hidrófugos normalmente são a solução para ter madeira na casa de banho, embora seja possível ter madeira verdadeira, desde que devidamente tratada. Atualmente há papéis de parede resistentes à humidade, mas é preciso ter cuidado e evitar aplicá-los em zonas molhadas diretamente.

A escolha dos materiais está diretamente relacionada com a durabilidade da sua casa de banho, mas ainda assim é possível poupar um pouco nestas escolhas. É uma questão de pesquisar muito bem as opções e escolher aquela que melhor se adaptar à estética que pretende, dentro do orçamento de que dispõe. Simplesmente evite materiais baratos e de má qualidade, que além de possivelmente ficarem feios vão precisar de substituição em pouco tempo.

4 – Mantenha as devidas distâncias

Casas de banho - Smile Bath: Casas de banho  por Smile Bath S.A.
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

Há escolhas que nunca devem ser feitas! Juntar a sanita diretamente com o lavatório, com a área de arrumação dos têxteis de casa de banho ou com a área de duche, é uma ideia que deve afastar da sua mente. 

A cada descarga do autoclismo as bactérias espalham-se (baixe a tampa antes de o fazer), originando contaminações pouco simpáticas. Recorra a divisórias em alvenaria, ou em vidro, ideias para um espaço pequeno!

5 – Organização é fundamental

Casas de banho - Smile Bath: Casas de banho  por Smile Bath S.A.
Smile Bath S.A.

Casas de banho – Smile Bath

Smile Bath S.A.

Prateleiras, como vos adoramos! Ter o armário de lavatório é essencial, mas complementá-lo com algumas prateleiras é um aperfeiçoamento muito bem vindo.

Prateleiras abertas, em nicho como na imagem, fechadas com vidro… De madeira, de termolaminados, de alvenaria. As prateleiras na casa de banho são sempre uma forma excelente de organização extra para todos aqueles elementos que abundam na casa de banho, mas certifique-se de que apenas ali expõe acessórios esteticamente agradáveis e bem organizados. Deixe as escovas, os champôs e as lâminas de barbear para prateleiras e armários com porta!

6 – Arejamento e extração de ar

Este é um tópico que não pode deixar passar! Uma casa de banho com um arejamento e uma ventilação inadequados é um espaço a postos de se tornar num campo de cultivo para fungos.

Bem sabemos como as constrições de espaço levam a que muitas casas de banho acabe sem janelas, e que estas, quando existem, sejam tão pequenas que quase se tornam disfuncionais. 

Garanta que a sua casa de banho nova ou remodelada tem uma boa ventilação! Se pode planear de raiz peça janelas amplas. Se na renovação é possível abrir mais janelas, ou aumentá-las, faça-o. Se nada disto é possível passe para o plano B e instale um sistema de extração de ar! Vale tudo menos um espaço escuro, húmido e nada agradável!

7 – Os eternos esquecidos

Por serem elementos de caráter funcional, e nem sempre com a mais fácil das funções, as loiças sanitárias, ou seja o bidé e a sanita, são muitas vezes esquecidos em artigos de decoração, mas a sua estética nunca foi tão pensada. 

Estar a par das últimas tendências implica também fazê-lo em loiças sanitárias e, não se deixe enganar, uma sanita e um bidé novos, com um design súper moderno, podem fazer maravilhas pela estética da sua casa de banho. Mesmo que possam ficar algo apagadas pelo glamour e efeito visual de outros elementos, como nesta imagem de um projeto do gabinete GAVINHO Architecture & Interiors!

Uma simples sanita de design atual custa-lhe entre 200 e 500 euros, mas será por uma boa causa.

8 – Sobre a importâncias das torneiras

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Casas de banho  por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

Embora não tão relegadas à obscuridade literária e decorativas como as sanitas, as torneiras também costumam ser um pouco esquecidas ou deixadas para um plano de menor importância. Mas umas torneiras bonitas e bem enquadradas no estilo são fundamentais para conseguir a casa de banho perfeita!

Ainda assim, antes de pensar na estética é preciso cuidar da qualidade. Comprar torneiras de boa qualidade vai poupar-lhe bastantes dores de cabeça com roturas ou entupimentos, e até permitir-lhe poupar água. Lembre-se que as borrachas e juntas das torneiras de má qualidade acabam por ficar ressequidas a curto prazo, acabando por danificar permanentemente o equipamento. Se puder invista em torneiras de controlo do caudal para poupar água, e com sistemas de segurança para a água quente, se tiver crianças.

No que respeita à estética o nosso conselho é que tente adequá-la ao estilo da sua casa de banho. Numa casa de banho rústica fica bem uma torneira moderna, mas se quiser ser purista deve escolher uma torneira de inspiração retro, por exemplo.

9 – Não descure a estética

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Casas de banho  por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Outra tendência, sobretudo em renovações de baixo custo, é poupar nos acabamentos estéticos da casa de banho. E aqui pode realmente fazê-lo. Mas de que serve ter uma casa de banho renovada se você a acha feia? 

Ao contrário do que possa pensar, um designer de casas de banho pode ajudá-lo a poupar algum dinheiro ao indicar materiais e técnicas mais baratas para atingir o estilo que deseja.

10 – A importância da iluminação

Marble: Casas de banho  por ORCHIDS LOFT

Nunca é demais frisar a importância da iluminação numa casa de banho e em especial nos espaços mais pequenos. Iluminar corretamente os ambientes torna-os mais amplos e convidativos, mais acolhedores ou mais frios consoante o seu gosto. Mas isso provavelmente já saberá. 

O que se calhar ainda não conhece são as novas técnicas de iluminação LED que permitem à sua casa de banho ganhar cores e tonalidades novas à medida dos seus desejos, com o a que podemos ver esta casa de banho da autoria do ORCHIDS LOFT!

Marble: Casas de banho  por ORCHIDS LOFT

11 – A escolha dos complementos certos

E por último a parte decorativa, que deve complementar na perfeição a funcionalidade! Cuide para que todos os acessórios de casa de banho, como cestos para a roupa, cabides para as toalhas ou suportes de papel higiénico se enquadram bem no estilo escolhido, ou pelo menos que formem uma imagem coerente com os elementos fixos da sua casa de banho. E evite clichés. Sabe aqueles cestos de plástico para a roupa suja? Esqueça! Lembra-se daqueles tapetes de casa de banho com abertura para o suporte da sanita? Faça de contas que nunca viu. A estética atual quer-se mais cuidada, mais limpa. Mesmo o estilo clássico dispensa bem este tipo de acessórios.

Quer ainda mais sugestões para ter a sua casa de banho de sonho? Continue a ler o artigo ’Como fazer com que a sua casa de banho pareça um hotel de 5 estrelas’.

Esqueceu-se de alguns destes tópicos na sua casa de banho?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!