A magia dos tons de azul: aprenda a decorar com estes tons | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

A magia dos tons de azul: aprenda a decorar com estes tons

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Excelência e bom gosto de mãos dadas! Casa mobilada com Velharias de Janas por Pedro Queiroga | Fotógrafo Clássico
Loading admin actions …

Corri a terra, o mar, o céu azul. Dentro e fora de mim, de norte a sul. O que buscava assim não sabia. Pedia-me mentiras e sorria.

Assim cantava a grade Amália Rodrigues num fado seu, tão conhecido, em referência a essa cor universal – o azul.

Mar e céu, espaços abertos, liberdade, imaginação, inspiração e sensibilidade, mas também profundidade confiança lealdade, sabedoria e confiança, paraíso e fé. O azul tem inúmeros significados e desígnios, imensas influências nas nossas vidas. 

Do ponto de vista da psicologia das cores, o azul é confiança e responsabilidade. Visualmente proporciona paz e tranquilidade acima de tudo, promovendo relaxamento físico e mental. Tanta coisa? Sim, o azul é uma cor fundamental, afinal até a terra vista do espaço é azul…

Para ter tudo isto e muito mais em sua casa, a homify hoje traz-lhe um artigo inteiramente dedicado à magia dos tons de azul. Descubra formas de usar o azul em sua casa, algumas curiosidades que rodeiam esta cor e que benefícios pode extrair dela. Vamos fazer cromoterapia?

Na fachada

Prédio Turístico em Santa Catarina, Lisboa por alma portuguesa Rústico
alma portuguesa

Prédio Turístico em Santa Catarina, Lisboa

alma portuguesa

Uma casaazul? Não é vulgar, mas também não é de todo descabido. Na arquitetura portuguesa, em especial nos prédios urbanos de Lisboa e Porto, mas também em palacetes e igrejas, não é incomum encontrar fachadas azuis com rebordos e molduras brancos.

Não é uma opção vulgar no interior norte, mas nas cidades à beira mar acaba por se enquadrar bem na envolvente marítima e no intenso céu azul. Ter uma casa com a fachada azul demonstra confiança e poder, como se tivesse o seu próprio prolongamento do céu. 

Relva Artificial Jardins minimalistas por JARDIMGARVE Minimalista
JARDIMGARVE

Relva Artificial

JARDIMGARVE

A foto abaixo contém uma das expressões mais vincadas da arquitetura portuguesa do sul do país: – uma casa caiada com rebordo e molduras de portas e janelas em azul ultramarino. Não se sabe muito bem a origem da prática de pintar elementos decorativos azuis nas casas, mas já tem centenas de anos, sendo que a referência mais antiga a corantes azuis para esta utilização data do século XIII.

A simples visão destas casas lembra campo, férias, calor, a proximidade do mar, porque não? É esta a força da cor. Faz-nos sentir, ainda antes de ser real.

Casa de Campo Casa do Governador por Deleme Janelas Campestre
Deleme Janelas

Casa de Campo Casa do Governador

Deleme Janelas

Mas os tons de azul não transmitem todos a mesma sensação… Se as cores azuis escuras representam inteligência, riqueza e elegância, os azuis mais claros refletem pureza, honestidade, confiança, serenidade e frescura.

Ter uma casa como a da imagem, em azul muito claro, é a evidência de um espírito humilde, simples e honesto, mas também alegre e descontraído. A cor azul perfeita para uma casa de férias por exemplo!

Azul na casa de banho

Luxuosa Propriedade no Algarve - Luxury Property in the Algarve Casas de banho rústicas por Ivo Santos Multimédia Rústico
Ivo Santos Multimédia

Luxuosa Propriedade no Algarve – Luxury Property in the Algarve

Ivo Santos Multimédia

Azul na casa de banho parece uma ideia lógica… Azul frescura, azul água, azul calmante. O azul reduz o stress, criando uma sensação de calma, relaxamento e ordem. Aquela sensação que temos quando nos deitarmos de costas e olharmos para um céu azul sem nuvens. Este efeito desacelera o metabolismo, libertando hormonas de prazer. Quanto mais pálido o azul, mais liberdade sentimos… E que melhor podemos ter do que aliar esse efeito ao de um bom banho ou duche?

Pode introduzir azul de várias formas na sua casa de banho: – nos revestimentos, como cores de parede, nos móveis de casa de banho, nos acessórios e têxteis, e até nas loiças sanitárias.

Nesta imagem vemos uma casa de banho onde o azul reina sereno em paredes, duche e banheira. Um revestimento em microcimento azul para um acabamento rústico, luxuoso, mas ao mesmo tempo muito descontraído.

Moradia unifamiliar - Tipologia T4 Casas de banho minimalistas por Esboçosigma, Lda Minimalista
Esboçosigma, Lda

Moradia unifamiliar – Tipologia T4

Esboçosigma, Lda

Há muitos tons de azul para parede… Já o dissemos, os tons de azul mais escuro proporcionam mais elegância e introspeção, os mais claros tendem a se mais alegre e descontraídos. Mas na realidade entre o azul índigo e o azul mais claro do espetro há muitas cores azuis para descobrir. Existem cerca de 11 tons de azul diferentes, sabia? Numa gama tão vasta vai de certeza encontrar o seu.

O azul é uma cor fria, primária, e as suas múltiplas variações aparecem pela adição de outras cores. As cores frias têm estado muito na moda no que respeita a decoração e design de interiores nos últimos anos, embora a preferência tenha ido para os cinzentos. No entanto o azul nunca saiu de moda!

Se adora o azul mas a sua casa de banho não o inclui, saiba que não precisa de o conseguir apenas com revestimentos azuis, basta adicionar os elementos certos. 

O azul combina com branco, isso é incontornável, mas sabia que também combina perfeitamente com bege?

Adicione tapetes, gravuras e outros eleemtnos decorativos para introduzir um pouco de céu e de mar na sua casa de banho.

A cor azul na cozinha

Churrasqueira completa Casas modernas por homify Moderno
homify

Churrasqueira completa

homify

Ter uma cozinha azul é descontraído, vibrante e não cansa tanto como poderia pensar. Há cozinhas azuis entre nós na homify e pode acreditar que ficam espetaculares!

O azul combina com a cozinha seja nas cores de parede, nos móveis de cozinha, nos complementos ou em pequenos detalhes. Combina em estilo moderno, combina em estilo rústico. Elementos azuis na cozinha combinam sempre bem, trazendo mais elegância ou vivacidade. 

Sabia que a cor preferida de cerca de 45% da humanidade é o azul? Se faz parte desta larga maioria vai adorar estas sugestões de cozinhas onde a cor azul vinca bem a sua presença!

Neste projeto da Trivisio 3D o azul combina-se com o branco nos armários de cozinha e acentua-se com uma tela de inspiração marinha. Uma sugestão belíssima para usar azul num espaço moderno, quase industrial.

Excelência e bom gosto de mãos dadas! Casa mobilada com Velharias de Janas por Pedro Queiroga | Fotógrafo Clássico Madeira Acabamento em madeira
Pedro Queiroga | Fotógrafo

Excelência e bom gosto de mãos dadas! Casa mobilada com Velharias de Janas

Pedro Queiroga | Fotógrafo

Esta cozinha retratada pelo nosso fotógrafo Pedro Queiroga é uma explosão de azul campestre! Tons de azul para parede, pavimento e armários numa graduação de nuances a fazer lembrar a ondulação do mar, ou as nuvens brancas sobre o céu azul intenso num dia de verão.

O estilo rústico em azul… Acabamentos em microcimento e armários de cozinha azul petróleo. A simplicidade de uma casa alentejana saída da criatividade dos profissionais do Grupo Norma!

Cozinha em marcenaria azul Cozinhas modernas por Studio² Moderno
Studio²

Cozinha em marcenaria azul

Studio²

Absoluta modernidade e elegância numa cozinha onde o azul profundo e brilhante dos armários dá o mote. Os tons de azul, sobretudos os mais escuros, são a cor do espírito e da devoção, não necessáriamente religiosa (embora o azul esteja intmamente conotado a muitos aspetos de várias religiões) Numa cozinha o azul é devoção à família e ao trabalho.

Apartamento Graça Cozinhas ecléticas por Espaço Mínimo Eclético
Espaço Mínimo

Apartamento Graça

Espaço Mínimo

Há algo que lembre mais o mar azul e a tão desejada praia do que riscas azuis e brancas, como as barraquinhas? Nesta cozinha do Espaço Mínimo o tema azul mar foi conseguido com uma parede antissalpicos com riscas verticais azuis e brancas.

Quando escolher os tons de azul para parede da sua cozinha considere bem o efeito pretendido. Em última análise opte pela via menos carregada na cor, uma vez que o azul em excesso também pode trazer alguns sentimentos de tristeza e depressão, não sendo uma mais-valia para o seu espaço. 

Azul na sala

Corredor Corredores, halls e escadas modernos por Seiva Moderno
Seiva

Corredor

Seiva

Também aqui a escolha deve ser ponderada no que diz respeito à forma como o azul é introduzido no ambiente. 

Pode escolher os tons de azul como cores de parede, em todas as paredes ou apenas em algumas. Pode introduzir apenas um pouco de azul com os sofás ou cadeiras, ou pode ser ainda mais discreto, e optar por colocar apenas alguns acessórios decorativos em azul. 

No caso de optar pela cor nas apreses tenha em consideração o espaço, sobretudo se a escolha recair sobre um tom de azul-escuro, que pode tornar o ambiente mais pequeno.

Uma combinação vibrante: – muito branco sobre uma generosa base de azul-escuro e algumas pinceladas de amarelo forte. Uma sala arrojada, mas muito sofisticada pelo gabinete Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro.

Sala | Depois Salas de estar modernas por MUDA Home Design Moderno
MUDA Home Design

Sala | Depois

MUDA Home Design

Algumas pinceladas de azul-turquesa para tornar o ambiente mais leve e descontraído. Quer muito uma decoração de sonho, mas não sabe por onde começar? Contrate um decorador! Explique-lhe os seus gostos e preferências, salientando a sua inclinação para o azul e verá a sua casa transformar-se!

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Eclético
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Tudo azul… Neste caso tudo azul acinzentado! Uma proposta arrojada, num estilo retro muito atraente, da autoria do gabinete Tiago Patrício Rodrigues, Arquitectura e Interiores.

Uma sala assim é muito inspiradora. O azul pode ser forte e firme, ou leve e amigável, conforme a tonalidade. Mas é quase sempre usado para simbolizar a piedade e a sinceridade na heráldica. A cor azul em muitas culturas é conhecida por trazer paz por manter os maus espíritos lá fora. 

Este tom de azul com o toque ainda mais frio do cinza poderia tornar o ambiente demasiado pesado e até um pouco depressivo, se não fossem as fortes pinceladas de amarelo-torrado.

HAPPY HOME 2014 Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE Mediterrânico
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Combinações inusitadas? Não tanto… A cor rosa complementa muito bem os tons de azul, sobretudo o mais profundo, pois a mistura de azul com vermelho dá um tom de roxo, mais ou menos carregado, conforme a quantidade de azul.

Nesta sala o gabinete ROSA PURA HOME STORE não poupou na cor para criar este ambiente, embora a nota dominante seja claramente dada pelo azul-turquesa.

Sala de estar e jantar Salas de estar modernas por UNISSIMA Home Couture Moderno
UNISSIMA Home Couture

Sala de estar e jantar

UNISSIMA Home Couture

A simplicidade desta sala assenta totalmente na paleta cromática fria, que casa o azul claro da parede atrás do sofá e é enfatizada pela poltrona e pelas almofadas azuis escuras. Aqui vemos bem como o azul pode ganhar claridade em conjunto com o branco e como se consegue um ambiente muito clean com apenas duas cores. 

Esta paleta de cor remete para uma sensação de seriedade e confiança, sendo por isso muito utilizada em uniformes, como os da PSP ou da marinha, por exemplo.

Quer mais ideias para as paredes da sua sala? Então leia também o artigo ’10 bonitas cores para pintar as paredes da sua pequena sala’.

A cor azul no quarto

Pavimento de um dos Quartos em Microcimento Hotéis modernos por 4Udecor Microcimento Moderno
4Udecor Microcimento

Pavimento de um dos Quartos em Microcimento

4Udecor Microcimento

Sendo uma cor que transmite serenidade um quarto com apontamentos azuis é sempre uma opção muito saudável na procura de um sono repousante. Aqui encontra quatro propostas de quartos de casal que fazem do azul a base do seu ambiente.

Nestas duas primeiras imagens o azul foi utilizado em acessórios e têxteis, combinado com branco, para criar uma atmosfera de inspiração marítima, fresca e vivificante.

Pavimento de Quarto em Microcimento Hotéis modernos por 4Udecor Microcimento Moderno
4Udecor Microcimento

Pavimento de Quarto em Microcimento

4Udecor Microcimento

Quarto Jovem Guimarães - Azul Quartos ecléticos por Ângela Pinheiro Home Design Eclético
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Jovem Guimarães – Azul

Ângela Pinheiro Home Design

Nesta proposta em azul, do gabinete Ângela Pinheiro Home Design as riscas criam também um ambiente de inspiração marítima, mas mais clássico do que o anterior. Este efeito é conseguido pela cabeceira da cama estofada e pelo discreto papel de parede com um padrão de quadrados em tons de azul.

Um tom de azul mais vivo torna este quarto mais fresco, mas também um pouco mais feminino, pois o azul-escuro é uma cor da preferência do universo masculino (o que não signifique que as mulheres não gostem nem use, pelo contrário).

Private Interior Design Project - Albufeira Quartos modernos por Simple Taste Interiors Moderno
Simple Taste Interiors

Private Interior Design Project – Albufeira

Simple Taste Interiors

Sabia que é mais fácil de se concentrar num ambiente com preponderância da cor azul? É por isso que esta cor é muito utilizada em escritórios e outros ambientes profissionais!

Pró menino e prá menina!

Quarto de bebé Quartos de criança escandinavos por This Little Room Escandinavo
This Little Room

Quarto de bebé

This Little Room

Pintar o quarto em tons de azul ajuda a garante uma noite de sono mais profundo, o que faz desta cor uma escolha muito acertada para o quarto do bebé. O azul ajuda a acalmar, promovendo menos choro e favorecendo a entrada no mundo dos sonhos, por isso seja rapaz ou rapariga não se esqueça do azul no quarto do seu bebé!

O azul pela casa

Moradia unifamiliar - Tipologia T4 Corredores, halls e escadas minimalistas por Esboçosigma, Lda Minimalista
Esboçosigma, Lda

Moradia unifamiliar – Tipologia T4

Esboçosigma, Lda

Não precisa de ter a cor azul muito em evidência em toda a casa para ter os seus benefícios calmantes. Pequenos apontamentos em azul, como este candeeiro no topo das escadas, são capazes de dar um ambiente mais refinamento, passando uma sensação de estabilidade e importância sem se tornar demasiado impositivo.

Neste canto de leitura tão pacífico é o papel de parede (uma forma rápida e simples de adicionar azul aos seus ambientes), com um padrão em gradações de azul que cria a atmosfera certa para um bom livro.

Este artigo acaba por aqui, mas na página da homify encontra mais centenas de exemplos de ambientes fabulosos que glorifica a cor azul.

O azul é a sua cor de eleição ou nem pensar nisso?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!