Como desentupir canos? 8 truques simples e eficazes!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify
Loading admin actions …

Canos entupidos. Quem é que nunca lidou com este problema em casa? Nem sempre fazemos um uso cuidado do lavatório, da banheira, da cabine de duche ou da banca da loiça e, mesmo que tenhamos alguma cautela, é impossível evitar que passem cabelos, restos de comida ou outras substâncias.

Como é óbvio, é importante ter cuidado, não só para preservar a rede de esgotos do local onde vivemos, como também a natureza. Ainda assim, mais cedo ou mais tarde, deparamo-nos com esta agrura e damos conta, por exemplo quando estamos a tomar banho, que a água não está a escoar devidamente ou que escoa muito lentamente.

Quando um ralo está entupido é preciso agir rapidamente. Protelar a resolução da situação mais não fará do que agravá-la e o que era um cano entupido, depressa se transformará num cano que rebentou. Para além disso, não é prático, no nosso dia-a-dia, termos que estar permanentemente a aborrecer-nos com isto. Afinal de contas, queremos tomar um duche à vontade sem a base encher em três tempos ou lavar os dentes sem que o lavatório vire um pequeno tsunami.

Hoje, partilhamos consigo algumas dicas para resolver este problema sem ter que chamar um profissional.

Veja quais são.

​1. Use um desentupidor

homify

Quase todas as casas têm um desentupidor. Está a ver o que é? Estamos a falar daquele objecto com um cabo de madeira que termina numa borracha. Este objecto desentope os canos através de um sistema de sucção que resulta da força manual aplicada no cabo. Trata-se de um utensílio muito eficaz que, normalmente, em poucos segundos, desbloqueia os canos. Antes de usar o desentupidor, certifique-se de que há água suficiente no ralo. É o movimento da água – para cima e para baixo - que liberta o tubo. Se a borracha vermelha estiver coberta com água, o desentupimento ocorrerá facilmente.

​2. Desentupa com água a ferver

Para além de simples, esta é uma forma ecológica de desentupir os canos. Ponha água a ferver num tacho e deite-a pelos ralos que estão a causar problemas. A água deve ser vertida de forma faseada: ponha um bocadinho e espere uns segundos; ponha outro bocadinho e volte a aguardar; e assim sucessivamente. Para prevenir entupimentos, pode fazer isto uma vez por semana nos diferentes ralos da casa. No entanto, tenha cuidado para não se queimar. Depois de fervida a água, coloque-a, por exemplo, numa chaleira. É mais seguro e prático.

4. Experimente uma mistura de sal, vinagre e bicarbonato de sódio

homify Cozinhas modernas

O sal, o vinagre e o bicarbonato de sódio são três produtos ecológicos e biodegradáveis. Experimente estas soluções antes de recorrer a produtos químicos:

- ¾ copo de bicarbonato de sódio + ½ copo de vinagre – tape o ralo com um pano e deixe a mistura actuar durante meia hora. Depois, deite água morna; 
-  ½ copo de sal + ½ copo de vinagre + ½ copo de bicarbonato de sódio – verta a mistura no ralo e depois um tacho de água a ferver;
- 1 copo de vinagre + ½ copo de bicarbonato de sódio + 2 a 3 colheres de sopa de sal – deite no ralo e cubra-o durante 30 minutos. Termine com água morna.

* Fonte: umavidaverde.com

​3. Detergente da louça seguido de água fervida ou água fervida seguida de fermento em pó

homify

O detergente da louça pode ser um excelente aliado para desentupir um cano (desde que não esteja cheio de água), sobretudo na cozinha onde a gordura se acumula. Deite ¼ de uma xícara de detergente da louça e depois a água a ferver. Para facilitar o processo, use um desentupidor, mas proteja-se devidamente dos salpicos.

Tem ainda a opção de deitar duas colheres de sopa de fermento em pó no ralo e despejar a água fervida de seguida. Gerar-se-á uma efervescência que desentupirá o cano.

5. Desentupa com um cabide de arame ou com um pedaço de arame

homify

Para esta técnica, vai precisar de um cabide de arame (apostamos que tem algum aí por casa) ou de um pedaço de arame. No caso do primeiro, deve desdobrá-lo, endireitá-lo e moldar uma das extremidades de modo a formar um gancho (procure imagens no Google para ver como é). O pedaço de arame também deve ter um gancho na extremidade, tipo anzol. Depois, é só meter este gancho pelo ralo e começar a “pescar” toda a porcaria que o está a bloquear. Pode terminar a tarefa com água morna ou fervida ou com outra das soluções de que aqui lhe falámos.

6. Soda cáustica

Revestimento Pedra Natural TRAVERTINO Aprifer Casas de banho modernas Toque,Encanamento,Pia,Construção,Bancada,Madeira,Luminária,Design de interiores,Cinza,Pisos

Antes de mais, proteja-se. A soda cáustica pode queimá-lo, pelo que deve manuseá-la com os olhos e as mãos protegidas com óculos e luvas, respectivamente. Compre a soda cáustica numa loja de construção e use 3 copos de soda cáustica para 3 ou 4 litros de água. Misture-as bem com uma colher de pau. Quando a mistura começar a aquecer e a efervescer, deve ser despejada. Deixe-a actuar durante 20-30 minutos e repita se achar necessário.

​7. Tire e limpe o cano

Bloqueios sérios pedem medidas sérias. Para esta, vai precisar de um balde, de uma chave inglesa ou de fendas e de um cabo ou cabide de metal. Coloque o balde por debaixo do lavatório sob o sifão (peça que forma um “U”). Remova o sifão (que pode estar preso com porcas ou parafusos) e, ao fazê-lo, veja se o balde está imediatamente por baixo dele porque pode haver água acumulada. Para o remover, deve girá-lo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Decore ou tire uma fotografia a cada passo para depois saber montar as peças novamente. Olhe para dentro do sifão e remova as substâncias que estão a causar o bloqueio. Se ele não estiver sujo, verifique o cano com o qual ele está em contacto directo na parede. Para limpar este cano, vai precisar do tal cabo ou cabide de metal. Depois de limpos os tubos, volte a montar as peças e use a água normalmente.

​8. Aspirador de pó e água

Um aspirador de pó e água também lhe pode ser útil. Deve defini-lo para aspirar líquidos e tapar o respiradouro. Depois, coloque-o no ralo da forma mais firme e apertada possível. Finalmente, ligue-o no máximo e deixe que o aspirador sugue a sujidade que está a obstruir os tubos. Nem sempre resulta, mas vale a pena tentar.

O que NÃO DEVE usar para desentupir os canos: desfazer os mitos

Casa de banho social em apartamento Dynamic444 Casas de banho modernas Whasbasin / lavatório,Pia

Desentupir com Cola Cola e Mentos – sim, é verdade que esta mistura gera uma pressão alta que pode limpar os canos, mas esta pressão pode ser excessiva e rebentá-los completamente. Pior que um cano entupido, é ter que gastar dinheiro a compor este estrago desnecessário.

Desentupir com café – querido leitor, o café até nos pode “desentupir” o sono de manhã, mas não funciona para limpar os canos. Pelo contrário, podem entupi-los ainda mais. Dizer que os grãos de café funcionam para desbloquear canos é, pura e simplesmente, mentira.

Que profissionais o podem ajudar?

Detalhe do chuveiro do duche Arkstudio Casas de banho rústicas

Se o problema for grave, deve, como é natural, contratar um canalizador. Os truques caseiros podem não funcionar e, se for o caso, é preciso olhar para o problema de forma mais séria. Aqui na homify, damos-lhe acesso a alguns contactos de canalizadores


Como desentupir canos

Victor Bastos Apartments, LABviz LABviz Casas de banho modernas arcvhviz,3D,CGI

O utensílio ideal para desentupir canos

Este desbloqueador em espiral remove impurezas e odores causados por cabelos, sujidade e outros componentes que facilmente bloqueiam os canos. Ideal para utilizar, de forma manual, em tubos e ralos.

Esperamos que estas dicas lhe tenham sido úteis! Sabe outras? Partilhe connosco! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista