Casas modulares de betão: beleza e qualidade a baixo custo! Casas modulares de betão: beleza e qualidade a baixo custo!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Casas modulares de betão: beleza e qualidade a baixo custo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa Modular por Evomod - Construções Modulares Moderno
Loading admin actions …

Os constrangimentos económicos e as preocupações ambientais têm levado cada vez mais pessoas a optar por soluções habitacionais alternativas como os pré-fabricados.

Em Portugal, ainda existem alguns preconceitos em relação a estas casas. São vistas como frágeis ou inestéticas (ou, pelo menos, mais limitadas em termos de design). Porém, esta ideia não podia estar mais longe da verdade, sobretudo agora que há uma miríade de empresas a debruçar-se sobre este tipo de construção e a explorar designs mais apelativos e com qualidade de excelência.

Hoje, vamos focar-nos nas casas modulares de betão. O nome deve-se ao facto de as casas serem formadas por componentes modulares que são construídas em fábrica numa linha de montagem. Depois da construção remota, os módulos são levados para o terreno e montados. Isto torna o processo muito mais rápido e barato.

A madeira e o aço são também usados para a construção de casas modulares, sendo a primeira especialmente popular pela versatilidade e sensação de aconchego que transmite.

Mas vamos saber mais sobre as de betão.

​1. O que são casas modulares?

Casa Pré-fabricada T2 1 Piso - Portugal por homify Minimalista
homify

Casa Pré-fabricada T2 1 Piso – Portugal

homify

Antes de mais, convém perceber exactamente o conceito de casas modulares. Estas casas são pré-fabricadas e dividem-se em diferentes secções: os módulos. Tal como lhe explicámos na introdução, estes módulos são construídos remotamente, em fábrica, e depois levados para o local onde são montados. Os módulos, quase como numa construção Lego, podem ser dispostos ao lado uns dos outros ou na vertical. Isto permite que se gerem várias configurações e ainda que a casa possa ser facilmente ampliada no futuro. Vai ter um filho e precisa de um quarto? Basta acrescentar um módulo e, contrariamente às casas tradicionais, não precisa de obras chatas, morosas e invasivas para o efeito. No fundo, é uma casa às peças, mas interligada, funcional e muito resistente. 

Estas casas requerem licença, tal como as demais. Por isso, antes de encetar o projectar, dirija-se à Câmara Municipal da sua área de residência para tratar do processo burocrático e colocar todas as suas questões.

​2. Casas modulares em betão

Moradia Pré-fabricada,T4 - 2 pisos. Model TP.01-T4-2P por homify Moderno
homify

Moradia Pré-fabricada,T4 – 2 pisos. Model TP.01-T4-2P

homify

O betão é um material que transmite uma enorme sensação de segurança, por isso é natural que, ao procurarmos as vantagens de construir uma casa modular em betão, nos surja logo o argumento de que ela aguentará firmemente condições meteorológicas – e outras – mais extremas. Se a esta vantagem juntarmos as demais, estamos perante uma solução habitacional extremamente apelativa e recomendável que, de certa forma, mistura o melhor dos dois mundos: o facto de ser pré-fabricada e, por isso, mais barata, ecológica e de rápida construção e o facto de ser construída em módulos de betão, um material resistente, sólido e durável. 

Os painéis pré-fabricados em betão estão sujeitos, tal como os outros, a um exigente controlo de segurança e de qualidade. Depois de construídos, são transportados para os terrenos que lhes estão destinados onde são montados com uma grua. Os acabamentos são feitos já no terreno. 

Quando contratar uma empresa para construir a sua casa modular de betão, analise os projectos já por ela levados a cabo e informe-se sobre os acabamentos e sobre a instalação eléctrica e de águas (fica a seu cargo ou da empresa?). E por falar em acabamentos, vale destacar que as casas pré-fabricadas em betão são mais elásticas no que toca aos acabamentos do que as madeira ou aço. Se quiser personalizar a sua cozinha com uma parede backsplash em ladrilho hidráulico, por exemplo, pode fazê-lo.

Construir uma casa modular em betão não dilata o tempo do projecto. Em cerca de 12 semanas, as casas ficam prontas.

​3. Porquê escolher o betão?

Moradia Pré-fabricada,T4 - 2 pisos. Model TP.01-T4-2P por homify Moderno
homify

Moradia Pré-fabricada,T4 – 2 pisos. Model TP.01-T4-2P

homify

Em primeiro lugar porque é durável. O betão pode durar até 100 anos e é extremamente resistente a terramotos, furacões e incêndios. Depois, porque proporciona uma boa insonorização, ao contrário do aço (se for fino) ou da madeira (se não for tratada para o efeito). Em termos de segurança, é também uma boa escolha, visto que não é fácil entrar numa casa construída em betão, contrariamente ao que acontece com as casas feitas com painéis de madeira ou de aço. Em termos estéticos, as casas modulares de betão são as que mais se aproximam das construções tradicionais, o que amenizará algumas preocupações e dúvidas. Em boa verdade, é difícil distingui-las na maior parte das vezes.

​4. Betão CLC em casas modulares

por homify Moderno Madeira maciça Multicolor

O que é o CLC (Concreto Leve Celular)? No betão leve celular, o cascalho é permutado pelo ar que surge incorporado numa espuma orgânica e biodegradável que não despoleta reacções químicas. Pelo contrário, a espuma serve apenas como invólucro para a atmosfera. A utilização deste material na construção destas casas garante-lhes maior resistência quando expostas à humidade. Quando se usa o CLC na construção de estruturas, a densidade varia de 1200 a 1400 kg/m, o que melhora o isolamento térmico e a resistência ao fogo em cerca 500% comparativamente ao betão tradicional. Nos pré-fabricados, utiliza-se amiúde o betão pré-moldado que está à venda em variadas formas e tamanhos. No que aos pisos concerne, podem ser aplicados painéis de núcleo oco. Os painéis podem variar em tamanho. Se se tratar de uma casa modular em betão térrea, o painel pode ter 2.4 a 3 metros de altura e entre 6 a 10 metros de comprimento. Nas casas de dois andares, pode ter entre 4 a 6 metros de altura. As dimensões máximas são definidas em função do limite máximo de transporte nas casas.

*Fonte: casaprefabricada.org

​5. Quais são as vantagens das casas modulares em betão?

por homify Moderno Madeira maciça Multicolor

Está a pensar construir casa uma casa modular? Então, deve considerar as vantagens e as desvantagens.

Eis as principais vantagens:

Rápida construção: um dos motivos que leva a que as pessoas adiem a construção de uma casa é o tempo e o transtorno que esse processo causa. As casas modulares, sendo construídas em fábrica e montadas no local, ficam prontas rapidamente e não dependem de condições meteorológicas. Além do mais, enquanto estão a ser fabricadas as partes, os profissionais podem ir preparando o terreno.

Ecológicas: quem produz estas casas, calcula exactamente o material necessário para cada parte, o que evita que haja desperdícios. Para além disso, quando se constrói uma casa tradicional gera-se sempre muito lixo no sítio da obra, o que não acontece neste caso porque se trata de uma construção menos invasiva. Vale ainda realçar que estas construções modernas incluem instalações que baixam o consumo energético (painéis solares, sistemas de aproveitamento da água da chuva, etc.) e são feitas com materiais que podem, posteriormente, ser reciclados.

São flexíveis: as casas podem ser facilmente ampliadas para os lados e para cima e os módulos podem ser posicionados de outra maneira. São extremamente flexíveis e servem os interesses dos proprietário à medida que o tempo passa e as circunstâncias mudam.

Mais baratas: os motivos acima mencionados e a necessidade de menos mão-de-obra fazem com que os custos de construção associados às casas modulares sejam, de um modo geral, menores.

Qualidade: estas casas têm que seguir as regras e códigos de construção locais e a qualidade dos módulos é inspeccionada e atestada por entidades independentes. Note-se que os módulos têm que ser transportados e, como tal, precisam de ser resistentes para aguentar a viagem e serem depois montados. As casas modulares têm, por norma, um excelente isolamento térmico e excelente performance energética.

​6. Quais são as desvantagens?

Em relação às desvantagens, destacaríamos as seguintes:

Menos versáteis: apesar de serem extremamente flexíveis, como têm partes pré-fabricadas, há menos por onde escolher. Ainda assim, as opções, em termos de design, têm-se vindo a alargar.

Custo adicional do transporte: o custo do transporte pode ser elevado, sobretudo se a casa for erguida num terreno distante e de difícil acesso.

Empréstimos: pode ser difícil conseguir um empréstimo para construir uma casa modular, mas os bancos estão a abrir-se nesse sentido.

Mais difíceis de vender: como ainda não são “aceites” pela maioria, pode ser mais difícil vender uma casa destas, mesmo considerando o selo de qualidade.

​7. Que profissionais me podem ajudar neste projecto?

Se está interessado neste conceito, então arregace as mangas e comece a planear tudo. Em primeiro lugar, deve entrar em contacto com um arquitecto e/ou com uma empresa que se dedique à construção de pré-fabricados. Procure arquitectos neste linkempresas de pré-fabricados aqui. Pode filtrar a sua pesquisa através da adição do código postal ou do nome da área servida. Depois, só tem que entrar em contacto e pedir orçamentos.

Recomendado:
- Armadilhas que pode encontrar ao construir uma casa modular

Partilhe connosco a sua opinião sobre este tema e coloque as questões que desejar!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!