T1 em Lisboa: 7 projetos perfeitos!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Alojamento Local | Lisboa, YS PROJECT DESIGN YS PROJECT DESIGN Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Lisboa menina e moça, cidade das sete colinas, doce capital e centro nevrálgico deste pequeno país à beira mar plantado. É costume dizer-se que Lisboa é Lisboa, e o resto é paisagem. Mas, por injusto que isso possa ser, e honras dadas ao Porto e a todas as belas cidades deste nosso Portugal, a verdade é que a capital tem tudo, goste-se ou não.

Tem tudo, e até tem uma das industrias de turismo mais florescentes da Europa, o que faz com que passe a ter também uma falta de espaço crónica, e em consequência um mercado imobiliário competitivo e caro. 

Sim, viver em Lisboa é in e é trendy, com pequenos apartamentos a serem requalificados, e bairros antigos a serem reabilitados num vivência totalmente nova. E também tem muitas vantagens, ou não estivesse perto de tudo, evitando filas de trânsito e transportes públicos morosos e desconfortáveis. Mas é tudo menos barato, o que leva a que muitas dessas remodelações sejam de pequenos apartamentos destinados ao aluguer de curta duração, tão querido dos destinos de turismo citadino!

Hoje trazemos para si sete projetos na cidade das sete colinas. Sete obras-primas da arquitetura e do design de interiores, em vários Bairros de Lisboa para que descubra as delicias de viver na capital e, em reverso de medalha, quanto isso lhe vai custar. Apaixone-se hoje, na homify!

1 – A alegria de um T1 na Graça, by OFICINA PRECONCEITO

Começamos com um T1 cheio de graça, pequeno e formoso, situado no Bairro da Graça, na mais alta das sete colinas, ali ao pé do Castelo de São Jorge. 

O apartamento sofreu uma remodelação completa, levada a cabo pela OFICINA PRECONCEITO, que abrangeu a sala-cozinha, a casa de banho e o closet, tendo como premissa a busca da leveza e a discrição do mobiliário.

Nesta imagem vemos a cozinha em espaço aberto com a sala, antes da intervenção

Os espaços estava em muito mais estado? Não. Precisavam de luz e estilo? De certeza!

O novo design da cozinha tornou o espaço mais amplo e luminoso, com discretos armários brancos integrados nos recortes das paredes, e apostou em armários inferiores em madeira natural, que funcionam visualmente como uma peça de mobiliário da sala.

Uma parte do chão da sala e da casa de banho foi substituído por parquet em madeira, e o restante foi posteriormente restaurado, o que contribuiu para a uniformização espacial e visual de todo o apartamento.

Aqui temos a casa de banho antes da remodelação dos espaços. Uma vez mais, um espaço em boas condições de habitabilidade, mas com uma estética bastante antiquada. Nós gostamos de espaços de inspiração retro, mas não fora de moda!

Ah, a incrível eficácia de uma remodelação bem feita! 

Na casa de banho a intervenção primou pela simplicidade dos materiais aplicados, optando pela aplicação de reboco e pintura a branco, microcimento cinzento e silestone branco. Materiais frios, a que o chão de madeira restaurado confere calor.

Quer saber quanto lhe pode custar um apartamento como este no Bairro da Graça? Prepare-se… Um apartamento T1 nesta zona pode custar-lhe qualquer coisa como 300.000 por 45 m2! (valor obtido por pesquisa em sites de imobiliário, cujos preços variam com vários fatores)

2 – A arte de ampliar espaços by CONFISEG, LDA.

Este pequeno apartamento fica situado numa zona premium de Lisboa (leia-se Chiado, Príncipe Real, Lapa, Castelo, Baixa são os bairros mais procurados”, Alfama, Graça e zonas ribeirinhas), o que o põe ao nível dos preços praticados para o apartamento anterior. Pequenos espaços de grande valor turístico, altamente valorizados pelo mercado imobiliário.

Os espaços denotam renovações anteriores, e as condições de habitabilidade não estava em causa, mas a estética estava longe de ser atual, atirando este apartamento para uma gama de preços menos apetecível. Urgia remodelar e modernizar.

A intervenção incidiu sobre todo o apartamento, com especial ênfase na criação de áreas individualizadas na zona social, na introdução de móveis de arrumos na kitchenette, que simultaneamente agrega uma área de refeições, e na beneficiação da zona de estar estar com luz natural proveniente do rasgar de vãos da marquise.

A cozinha depois… Uma mudança inacreditável num espaço que já não parecia muito mau, não é verdade?

Para a criação deste espaço totalmente novo e diferente removeram-se os elementos de madeira que encaixilhavam o espaço antigo, e simultaneamente construiu-se armário para instalar a máquina de lavar loiça e o termo acumulador elétrico.

A kitchenette existente, fechada com uma porta de fole, desapareceu e o espaço ampliou-se.

Uma marquise fechada acrescentava espaço à sala, mas não permitia uma boa utilização da intensa luz natural da capital, com incidência direta.

A parede de divisão desapareceu e a sala ganhou uma amplitude totalmente nova e a instalação de móveis de arrumação veio aumentar exponencialmente a funcionalidade do espaço!

3 – O moderno escandinavo, by LAGOM STUDIO

E agora um excecional projeto de design de interiores para outro pequeno apartamento alfacinha. 

Aqui a revolução dá-se em total modernidade, combinada com a dose certa de madeira para criar um estilo escandinavo muito acolhedor. A autoria é do LAGOM STUDIO, constituído por uma equipa jovem mas muito experiente, que conta com vários projetos nacionais e internacionais.

Viver em Lisboa tem  muitas vantagens, mesmo sem contar com o turismo… A proximidade de ofertas culturais, comércio, uma boa rede viária na área metropolitana, que o aproxima mais do emprego, e uma vida cosmopolita, são fortes atrativos para viver na capital, mas fazê-lo implica um forte investimento. E por isso, já que é para investir, ao menos que seja em luxo!

Mas apesar do refinamento da imagem dos espaços, as soluções deste apartamento são leves e por vezes mesmo modestas, como é o exemplo da mesa de refeições um pouco rústica, e do móvel de televisão de inspiração industrial.

A cozinha é o oposto. Apesar da sua aparente simplicidade é revestida de sumptuoso mármore branco!

Um quarto reduzido ao essencial? Aparentemente sim, mas repare nos pormenores e verá a exclusividade do design por detrás da simplicidade.

4 – Um pequeno apartamento em Belém, by Traço Magenta – Design de Interiores

Mais um apartamento T1 em Lisboa, mais um projeto espetacular. Uma casinha em Belém seduz? Sim, claro!

A área é pequena, mas o projeto de design de interiores da Traço Magenta conseguiu transformar a pouca área num ambiente verdadeiramente amplo e acolhedor.

O estilo é moderno, mas com o toque certo de clássico que torna o apartamento ainda mais apetecível. A peça chave, que une os vários elementos à volta do conceito, é o tapete de padrões geométricos e cor azul forte, a sobressair sobre as tonalidades neutras dos restantes elementos. E esta combinação de cores perdura no quarto, mantendo a coerência estética.

Os preços? Um apartamento de 40m2 em Belém para renovar custa cerca de 180.000 Euros! (valor obtido por pesquisa em sites de imobiliário, cujos preços variam com vários fatores)

A combinação de cores, entre azul, branco e taupe, perdura no quarto, mantendo a coerência estética.

5 – Espaço mini, estilo maxi em Alfama, by YS PROJECT DESIGN

Alfama tem fama, e é um dos bairros mais típicos de Lisboa, pelo que é realmente um polo de atração turística. 

Este minúsculo apartamento foi por isso dedicado ao aluguer de curta duração. A casa tinha áreas muito pequenas, mas tinha um pé direito bastante alto, o que permitiu aos profissionais fazer um aproveitamento único do espaço.

Mini, mini. O que fazer com tão pouco espaço? Os designers de interiores da YS PROJECT DESIGN descobriram!

Na sala a decoração é simples com frescas pinceladas de verde e amarelo que fazem lembrar prados na primavera. Tudo foi pensado para ser de fácil manutenção num espaço bastante movimentado. A presença da madeira, combinada com muito branco e verde cria uma atmosfera clean que amplia a luz natural que entra pela janela!

A frescura do ambiente prolonga-se para o quarto muito simples, decorado com elementos naturais. 

Uma das intervenções efetuadas foi cortar a cabeceira da cama porque antes as portas não abriam! As duas portas que vê por detrás são arrumação mas estavam trancadas! A área é tão pequena que não havia espaço para mesas-de-cabeceira pelo que a criatividade ditou a colocação de dois suportes de madeira, pequeninos, mas muito funcionais.

E nesta imagem temos a maior intervenção de remodelação trazida pelo projeto! O baixíssimo sótão foi transformado num quarto especial, dotado de uma cama de palete para maximizar a utilização da altura.

Está à procura de um gabinete de design de interiores para o seu projeto? Então descubra alguns dos melhores no artigo ’Top 10: Decoradores de Interiores em Lisboa’!

6 – Um espacinho de luxo, by EU LISBOA

Mais um pequenito de alto luxo, agora da autoria da EU LISBOA! 
Localizado entre os bairros de São Bento, Bairro Alto e Príncipe Real este T1 fica numa das zonas mais nobres da cidade de Lisboa, que convida à vinda de moradores muito especiais. O edifício é do XIX, com uma vista ampla sobre a cidade de Lisboa, e sofreu uma ação de reabilitação radical.  O design de interiores atual é absolutamente moderno, oferecendo as melhores condições de vida na grande cidade. A base é branca, com abundância de madeiras e suaves tons de cinzento. 

Aos materiais de alta qualidade e aos acabamentos cuidados soma-se à localização para alavancar os preços. Este apartamento custa €225,000!

7 – Os telhados de Lisboa, by Margarida Bugarim Interiores

Prático e acolhedor, com mobiliário simples de inspiração nos clássicos do design, com muita luz que amplia os espaços… Tudo isto este apartamento tem, mas nada disto alcança o impacto da maravilhosa vista sobre os telhados de Lisboa que se abarca da pequena varanda!

Muito mais haveria a dizer, mas uma imagem vale por mil palavras. Delicie-se com as imagens!

O que acha de se mudar para o coração da vida na capital?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista