Construir casa: com ou sem arquitecto?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ao decidirmos construir uma casa pensamos que sai mais económico dispensar o apoio e a presença de um arquitecto. Isto acontece porque, muitas vezes, conhecemos alguém com capacidades de desenho que nos pode fazer uns esquemas do que idealizamos para que depois, com a ajuda de um profissional de construção, possam ser preparados os planos. O mesmo sucede quando decidimos comprar um apartamento já construído e pensamos que não vale a pena a ajuda de um arquitecto porque o vendedor nos garantiu que o imóvel estaria em magnificas condições.

Neste livro de ideias analisaremos como é que eles, como profissionais, nos podem ajudar na eleição das necessidades de construção ou compra de casa.

Quero ter a minha casa: procuro ajuda profissional?

Casas modernas por homify
homify

Fachada

homify

Já decidimos fazer um projecto para construir uma casa nova. Já dispomos de dinheiro para a compra de um terreno e de crédito para a construção. Os amigos, familiares ou conhecidos acham que devemos prescindir de um arquitecto, já que há um deles que desenha muito bem e até sabe utilizar os programas informáticos necessários. Crendo que estamos seguros do que necessitamos, ajudam-nos a poupar aquilo que vêem como gasto supérfluo. Devemos ceder a estas ajudas ou procurar alguém que realmente sabe da questão?

Permita-nos partilhar consigo o nosso ponto de vista sobre a importância de contratar um arquitecto. Consideramos que, com a ajuda de um profissional, o projecto de sua casa será viável, bem conseguido, seguro e funcional e, quando ela estiver construída, não se arrependerá de ter recorrido aos serviços de um arquitecto. Só assim é possível criar um espaço como o que aqui mostramos projectado pelo estúdio Santiago Pardo Arquitecto.

É verdade que um arquitecto ajudará a decidir as minhas necessidades?

Quando tem ao seu lado um profissional de arquitectura, ele pode ser uma valiosa ajuda na compra do terreno. Ao visitar os terrenos que estão disponíveis e que estão dentro das suas possibilidades económicas, estamos seguros de que sozinho não conseguirá observar e prestar a devida atenção a determinados detalhes. Há coisas que, ultrapassando os seus conhecimentos, não passam despercebidas a um arquitecto como a orientação do terreno. Vejamos. Qual o acesso mais favorável para acesso de automóveis? Como são os serviços que oferece a zona? Quais são as percentagens de construção permitidas de acordo com as normas da localidade? Será essa percentagem adequada às necessidades e preferências da família? Estudando estas e outras variáveis, o arquitecto poderá recomendar o terreno com melhor relação custo/benefício e que, por isso mesmo, será mais conveniente comprar.

A ajuda de um arquitecto pode ser a peça chave para decidir coisas importantes, como, por exemplo, a quantidade de casas de banho e a colocação das mesmas. Um arquitecto pode ajudar a tornar a casa mais funcional e até a diminuir os custos. O arquitecto é um profissional que está preparado para servir de ligação entre as suas ideias e a definição dos espaços, das suas dimensões e a relação entre eles. 

Pode um arquitecto ajudar na compra da casa?

O arquitecto, entre os seus estudos teóricos e práticos, estudou instalações eléctricas e sanitárias, os complexos sistemas estruturais e de construção. A sua competência torna-o capaz de perceber perfeitamente o que está bem desenhado e construído e o que, pelo contrário, não está.

Na visita a uma casa, o possível comprador pode não estar ciente dos erros de projecto ou construção. Dimensões, localização e erros de projecto são coisas comuns que só perceberá depois de comprar a casa e/ou quiser alterar algumas das suas características. É nesse momento que lamentará o facto de não ter contratado um profissional que o pudesse aconselhar e analisar a qualidade de construção do imóvel em questão. Um arquitecto pode-lhe dizer, com alguma segurança, se a casa vale o que pedem por ela e, até mesmo, se no futuro perderá muito valor no mercado imobiliário.

Escolher o estilo da casa: em que pode ajudar o arquitecto?

É possível que nos seus desejos de ter uma casa muito especial tenha criado imagens do que foi vendo em vários projectos que apareceram em programas de televisão ou em revistas. Todavia, o aconselhamento de um profissional vai levá-lo a escolher, de entre as suas ideias, as mais adequadas para que o estilo da sua casa seja verdadeiramente apropriado para a família, conservando os detalhes que mais gosta, mas adaptando-os ao ambiente familiar.

É possível que, para os detalhes da decoração, o arquitecto tenha à sua volta profissionais que se dedicam profundamente ao design de interiores e que podem acompanhar o projecto, ajudando a valorizá-lo. Existem também outros profissionais especializados que podem fazer parte de uma equipa bem ampla e competente que ajudará a definir o estilo de sua casa e a torná-la confortável, acolhedora e funcional.

Como me podem ajudar nos problemas técnicos?

  por volta

Normalmente, o arquitecto coordena uma equipa de profissionais de engenharia especializados em projectos estruturais, sanitários, eléctricos e ambientais. Estes trabalham partes especificas do projecto de uma residência ou qualquer outra edificação. O arquitecto planeia o sistema estrutural, as instalações e o sistema de iluminação que existe na casa. O cálculo e a rectificação dos detalhes é depois realizado por outros profissionais de engenharia que fazem parte da sua equipa. Em todos os estúdios de arquitectura há uma equipa de profissionais que trabalham unidos, de forma a fazer de cada projecto se torne numa solução habitacional excelente. O arquitecto pode detectar um problema técnico e, se necessitar de ajuda específica, recorrer aos outros membros da sua equipa de trabalho.

Contratar um arquitecto: é um investimento ou um gasto?

Casas modernas por homify

A ajuda profissional de um arquitecto será sempre um investimento. O acompanhamento dos vários passos a seguir num projecto e a forma correcta de o realizar terão enorme influência na construção do mesmo. Irá evitar, por exemplo, fazer áreas de circulação demasiado extensas sem necessidade, perdendo metros quadrados de construção de forma inútil ou áreas de dimensões mal calculadas. Estes detalhes, para além de não serem uma boa solução em termos funcionais, vão custar mais na hora de construir.

Realizar o projecto, desenhando-o de forma correcta, facilita o bom aproveitamento dos espaços que sem a orientação profissional não seria possível. O investimento vai ser percebido no momento da construção e não se tratará apenas de um investimento financeiro, pois facilmente eliminará uma série de inconvenientes no processo construtivo e uma série de problemas que poderiam surgir depois de estar a viver na sua casa.

Projectos realizados por arquitectos: têm garantia?

Casas modernas por Arqozs

A garantia de um projecto para sua casa é dada por um profissional devidamente formado. Esse profissional está preparado e legalmente responsabilizado, juntamente com todos os que os acompanham, pelo projecto que a sua empresa criou. Essa garantia é dada pela ética profissional que obriga a exercer a profissão com vista ao melhor interesse dos seus clientes.

Parece-lhe uma boa ideia contar com o apoio de um profissional? Queremos conhecer a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!