16 cozinhas com ilha: Ideias & Sugestões

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apelo aos sentidos, FABRI FABRI Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Está farto da sua cozinha antiquada e pouco funcional? Aquela maravilhosa cozinha com ilha que viu em exposição não lhe sai da cabeça e está mesmo a pensar em fazer uma revolução lá por casa? Calma! Não avance sem ler este artigo! Hoje trazemos-lhe várias ideias de cozinhas com ilha para se inspirar, e não vai querer perder pitada! 

Das mais modernas às mais clássicas, de inspiração futurista ou com um olhar para o passado, monocromáticas ou coloridas, estas cozinhas são verdadeiros exemplos do excelente design que se faz no nosso país. 

Então não percamos tempo! Pegue num lápis e num bloco de notas, ou aponte diretamente no nosso site, tudo o que o faz feliz numa cozinha. Será muito mais fácil na hora de projetar a sua com a ajuda seu designer de cozinhas! Vamos?

Sumptuoso wengue

Começamos por uma proposta fabulosa da FABRI, Fabricantes de Cozinhas de Lisboa.

Esta cozinha com ilha é um inegável apelo aos sentidos. A sumptuosa cor de madeira Wengue nas portas lacadas dos armários, o branco do Corian da ilha que casa com o ébano da mesa de refeição, a simplicidade que conjuga sabiamente tons e texturas apaixonantes e luxuosas para criar uma atmosfera inigualável. Nós estamos rendidos! É difícil não ficar.

Já que falamos de sonhos, esta cozinha é um! Quer ver ainda mais espaços de sonho? Visite o nosso site!

Tudo às claras

Luz e mais luz, é a imagem que nos fica desta cozinha minimalista da autoria da Arquitect Your Home.

Aqui o design aprimorado permitiu aproveitar todos os cantos do espaço da cozinha que aparentemente iriam ficar vazios. Os móveis brancos preencheram cada área com arrumação e beleza para total funcionalidade. A área de trabalho está muito bem estruturada, em posição central na ilha e no lado oposto, na bancada de lavagens, para uma utilização perfeita. A bancada da ilha prolonga-se até à mesa de refeições que se lhe une esteticamente. E o uso do vidro dá ao ambiente um ar ainda mais leve e fresco. Uma proposta de cozinha com ilha que nos apetece copiar de imediato!

Uma cozinha profissional em casa

Já sabemos como o aço inoxidável é um material resistente e duradouro, usado em cozinhas profissionais por todo o mundo devido às suas características de durabilidade. 

Nesta proposta da ARRUMOS – DEDICATED WOODWORKING & CARPENTRY o aço inoxidável foi unido visualmente a armários com um acabamento cinzento brilhante para criar uma cozinha moderna, de estilo industrial, onde a ilha central é a estrela.  

A ilha de cozinha funciona aqui como o elemento que une todas as áreas funcionais, agregando-as à volta dela. O foco fica assim nas ações de cozinhar em frente ao fogão e de distribuir os alimentos aos comensais, sentados à espera, na bancada de refeições que ladeia a ilha.

Esta cozinha é de cortar a respiração. É todo um conceito que se expressa em vários detalhes e escolhas!

O estilo moderno privilegia a funcionalidade, mas a estética está sempre presente como objetivo último. As cores foram criteriosamente escolhidas em neutro para dar uma sensação de paz, mas com o toque certo de vitalidade que o painel azul traz ao ambiente. Uma verdadeira cozinha de sonho!

Beleza e funcionalidade total

As cores são simples, as linhas são direitas, mas esta ilha de cozinha é uma verdadeira cozinha por si mesma! Possivelmente se não tivesse mais nada à sua volta, ainda assim conseguiria cozinhar, pois esta ilha tem placa e indução, lava loiças, espaço de arrumação e até garrafeira incluída. Tudo sem perder a classe e a elegância que os contrastes proporcionam. Gosta, não é verdade?

O apelo campestre pode ser mesmo prático!

Atualmente estamos habituados a ver cozinhas com ilhas modernas, ou num estilo clássico americano, mas ver uma cozinha com ilha ao estilo rústico, e com influências tradicionalmente portuguesas, não é nada vulgar. E no entanto os designer da CF Arquitectura e Design realmente conseguiram fazê-la!

Nesta cozinha tão acolhedora a modernidade foi sabiamente ligada a eleemtnos visuais que nos transportam para um determinado conceito, sem perder nem um pouco de funcionalidade. A ilha é tão funcional como a espetacular ilha da imagem anterior, mas com um aspeto mais antiquado, dado pelas portas azuis acinzentado com puxadores. Esta é uma proposta diferente que mostra claramente que o conceito de cozinha com ilha se adapta perfeitamente a qualquer estilo, desde que o design seja bem feito. 

Minimalista por fora, detalhada por dentro

Mais um grande design da Fabri! Nesta cozinha o minimalismo é o estilo da capa, mas o coração foi todo dedicado à funcionalidade. 

Espaços de arrumação pensados detalhadamente à medida para guardar todos os elementos, acessórios e pequenos equipamentos que fazem uma cozinha, de modo a que nada fique à vista. Porque manter um estilo tão despojado dá muito mais trabalho do que se possa supoôr! 

Minimalista, porque não é preciso mais nada

Esta proposta, dos construtores Magnific Home, Lda., de Viseu, é outra ode ao minimalismo, mas agora acentuando o lado mais frio e despojado do conceito. 

Nesta cozinha o chão de cimento liga com a pureza do branco em linhas geométricas puras, e a ilha de cozinha surge com um paralelepípedo perfeito, que funciona como a peça central de todo o espaço aberto, de cozinha, sala de estar e sala de jantar. O design da coluna de exaustão é só mais um pouco de beleza que destaca esta área!

Cores com impacto

Agora uma proposta diferente com um espaço de cozinha único. Esta cozinha faz parte de um projeto de renovação de uma casa alentejana e é uma agradável reinterpretação do conceito multifuncional que sempre presidiu a estas habitações, unindo o moderno conceito de cozinhas aos elementos mais tradicionais, como os mosaicos hidráulicos.

A ilha complementa as funcionalidades do grande móvel branco que no lado contrário faz parte integrante do mobiliário da sala. A grande chaminé do exaustor acaba por ser um elemento visual que põe a ilha de cozinha ainda mais em destaque, como se fosse uma seta a apontar para ela!

O azul do pavimento dá ainda mais impacto visual, demarcando claramente o espaço da cozinha.

A ilha da arrumação

As ilhas de cozinha nem sempre precisam de ter fogão ou lava loiças para serem totalmente funcionais. A ideia é ganhar espaço com estas peças de mobiliário de cozinha, por isso a ilha deve ter exatamente aquilo que lhe faz falta! 

Nesta proposta (mais uma da Fabri) a ilha de cozinha funciona como uma bancada de trabalho adicional, como mesa para refeições rápidas e como espaço de arrumação extra de loiças e talheres, numa espaçosa cozinha de estilo campestre clássico, de sabor americano.

Moderna com um toque retro

Nesta cozinha da EsboçoSigma, Lda. a madeira uniu-se ao mármore branco com veios cinzentos, clássico, para imprimir um cunho vintage a um espaço eminentemente moderno. A ilha surge como uma solução multifacetada, que dá apoio à área de refeições, para onde está virada a área de trabalho, e à zona de arrumação, por trás. 

O ambiente conseguido é muito intimista. É fácil visualizar aqui uma família à mesa, a conversar, enquanto os alimentos estão ao fogão.

Madeira em destaque

Há muitas ilhas de cozinha, com formas e funcionalidades diferentes, mas a cada uma que descobrimos nos maravilhamos com a estética e com o efeito visual que quase sempre trazem ao espaço.

Nesta proposta da Vilaça Interiores a ilha aparece como um volume distinto, diferente de todo o restante espaço, ganhando um protagonismo único, mas que se adequa na perfeição. A madeira com uma cor de caramelo quente destaca-se no brilho frio do branco e do cinzento geral, como um porto de abrigo, onde a família se reúne.

Espaços e cores

As cores são parte fundamental deste conceito de cozinhas com ilha, da autoria da Amplitude – Mobiliário, Lda.! 

Nesta cozinha o azul destaca-se em força a partir de uma base cinzenta neutra, nos armários de bancada, mas sobretudo na ilha, com arrumação e mesa de refeições rápidas.

Aqui é o vermelho que ganha protagonismo, em destaque sobre o preto e sobre os detalhes em aço inoxidável. A ilha é diferente de tudo o que vimos até aqui, com a sua forma oblonga, que confere à composição uma aspeto de bar mas é senhora de muita funcionalidade, pois foi toda sabiamente aproveitada.

Nesta proposta da mesma empresa a ilha ganha destaque mais uma vez graças à forma redonda, bastante incomum. As cores são neutras, deixando o protagonismo para a forma.

On fire baby!

Despedimo-nos deste maravilhoso conceito de cozinhas com ilha com mais uma proposta da Fabri. Agora com um tom ousado, onde o vermelho intenso envolve a ilha de cozinha que aparece branca e pura, num desataque absoluto. É quase como uma dualidade entre a sensualidade do vermelho e a delicadeza do branco, mas a realidade é que este design conquista com as suas cores absolutamente diferentes! Atrevia-se? 

Mas não precisa de acabar já com o sonho! Se quer mais ideias para cozinhas com ilha não perca também o artigo ’Ilhas de cozinha com arrumação inteligente

Qual destas cozinhas era a sua cozinha de sonho?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista