Uma casa moderna muito mexicana

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Convidamo-lo a dar um passeio por Querétaro, onde se encontra a maravilhosa residência que vamos conhecer hoje: Casa Olivos, um projecto dos geniais e criativos profissionais do estúdio Loyola Arquitectos. Trata-se de uma casa com toques coloniais e clássicos ainda que adaptada aos tempos modernos, de marcado estilo contemporâneo, confortável, plena de comodidade, desenho sofisticado, materiais finos e acabamentos de excelência. Com muito espaço, luz e fluidez tanto nos seus interiores como no vasto espaço exterior, esta vivenda vai surpreendê-lo a cada passo até descobrir, no final, algo que o deixará verdadeiramente fascinado. Curioso? Vamos começar a visita.

Um rosto atractivo

Casas modernas por Loyola Arquitectos
Loyola Arquitectos

Fachada Principal

Loyola Arquitectos

A fachada principal promete uma visita muito agradável. De formas geométricas, planos e grandes volumes intercalando alturas e profundidades, a fachada mostra-se aberta, oferecendo de forma honesta a beleza de cada textura e cor que a veste e deixando perceber uma certa influência da arquitectura colonial.

Vista nocturna

Casas modernas por Loyola Arquitectos
Loyola Arquitectos

Fachada Principal

Loyola Arquitectos

Uma vista de frente, mais clara, menos dramática mas não menos surpreendente, permite-mos dimensionar a grandeza da residência. Desde esta perspectiva o toque colonial que era perceptível do outro lado perdeu força e agora o edifício mostra-se mais contemporâneo, geométrico e funcionalmente moderno. Um par de grandes cubos brancos resguardam a fragilidade da entrada, colocada debaixo da estrutura de madeira e atrás do muro de pedra escura. Uma zona de estacionamento aberta partilha a luz dos seus candeeiros com a via pública.

Fabuloso terraço posterior

O terraço posterior é uma zona cheia de surpresas. Repleta de espaços dedicados ao lazer, ao relaxamento, descanso e diversão, o terraço conta com uma área de piscina, uma zona de refeições, um churrasco, jardins, fonte, bancos e um terraço no segundo nível que encerra o espaço com chave de ouro.

As luzes interiores projectadas para fora, combinadas com os detalhes da iluminação exterior e os jogos de sombras que se criam sobre as superfícies e texturas, dão um toque misterioso e encantador ao ambiente que rodeia a casa.

Integração dos espaços

Cada um dos espaços da casa comunica directa ou indirectamente com o enorme terraço posterior. Esta é a imagem de uma das áreas e, como podemos ver, as paredes que separam a casa dos jardins são transparentes, totalmente em vidro e com portas do mesmo material que conectam os espaços. Esta pequena área é uma mostra do estilo e elegância que reina no interior e que está em perfeita sintonia com a beleza que existe também no exterior.

Uma cozinha plena de vida

A cozinha transborda modernidade e estilo, mas mantém certas reminiscências das grandes cozinhas das casas de campo de outros tempos: uma grande mesa ao centro, rodeada de móveis e prateleiras e conectada com o terraço. No interior existe um pequeno jardim privado, com plantas sobre os armários, suspensas sobre a mesa e entre gavetas e prateleiras. Madeira escura de um lado, madeira claro de outro. Um espaço pleno de vida e funcionalidade.

No que diz respeito à iluminação, estamos perante spots embutidos no tecto, apontados a diferentes pontos do espaço, criando uma atmosfera suave e subtilmente encantadora.

Sala de jantar clássica

A mesa de jantar é simplesmente fantástica e não deixa qualquer dúvida em relação à nostalgia clássica que o desenho da residência contém. É uma peça de gosto requintado e corte colonial: uma grande mesa de madeira escura com cadeiras forradas a couro negro e detalhes esculpidos por toda a parte. O espaço é coroado por um par de delicados candeeiros suspensos, uma espécie de candelabros invertidos que formam um detalhe bastante interessante, sofisticado e luminoso.

Sala de estar

A sala de estar é um espaço que se mostra acolhedor e confortável. A gama de cores quentes entre os castanhos e os cinzentos, a lareira ao fundo, os grandes sofás cobertos de almofadas e o tapete em tons dourados e café, fazem com que este espaço se mostre convidativo. Um local perfeito para passar o seu serão em frente ao fogo da lareira.

Um espaço de luxo

Desde de que entramos nas áreas sociais da casa já visitamos vários ambiente, desde a acolhedora sala de estar, à elegante sala de jantar e até à memorável piscina. Ainda assim, este espaço que agora mostramos. fica na nossa memória como o melhor de todos. Trata-se de um bar, uma área ampla que comunica directamente com o jardim e onde é possível passar horas de convivência e diversão, enquanto desfrutamos de uma bebida em boa companhia. O espaço conta com um grande balcão, mesa de jogos, área de televisão, uma invejável garrafeira e uma iluminação ténue e misteriosa. Podemos pedir mais alguma coisa? Bem, nesta casa parece que sim.

A última surpresa

O que poderia faltar para que esta casa fosse perfeita? Por exemplo, uma adega. Colocada num canto do bar, esta adega protege o valioso tesouro a média luz e oferece-lhe repouso em condições adequadas. Um nicho que não é apenas invejável pelo seu valor funcional mas também pela beleza da sua estrutura: uma textura de pedra rugosa ao fundo, uma série de traves de madeira e uma luz ténue que sai por trás da madeira… uma beleza incrível para fechar com chave de ouro esta visita.

O que achou desta casa? Qual o seu espaço preferido? Deixe-nos os seus comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!