Uma residência distinta! | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Uma residência distinta!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
18 STEPS por FORA Arquitectos
Loading admin actions …

As residências de estudantes nem sempre são o local mais entusiasmante do mundo, no entanto existem algumas excepções. O projecto que hoje lhe iremos mostrar é o exemplo perfeito de como a arquitectura é capaz de conformar espaços incríveis e distintos, mesmo tendo áreas e programas bastante específicos.

O edifício maravilhoso que de seguida irá ficar a conhecer é da autoria do colectivo FORA. Esta empresa foi criada no ano de 2009 entre as cidades de Lisboa e Atenas por três arquitectos: João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo. Ao trabalhar em permanente colaboração com outros profissionais, este atelier propõe soluções distintas nas áreas da arquitectura e do urbanismo.

Esta residência de estudantes situa-se em Atenas e foi premiada com o primeiro lugar de um Concurso Internacional no ano de 2010; desde então que não tem passado despercebida no panorama arquitectónico europeu. As imagens seguintes irão mostrar-lhe como este é de facto um edifício realmente único cuja configuração se adapta perfeitamente ao programa que lhe é atribuído.

Um edifício especial

Fachada poente por FORA Arquitectos
FORA Arquitectos

Fachada poente

FORA Arquitectos

Ao olharmos para a fachada do edifício é imediata a assumpção que este complexo habitacional não é de todo convencional. Apenas a fachada já nos revela muito acerca das potencialidades espaciais deste edifício. 

A composição estética da fachada destaca-se de todos os edifícios em seu redor, tornando-se este na peça mais relevante desta paisagem residencial. Os vãos exteriores em forma de crucifixo são talvez o que mais distingue e cativa a atenção do espectador. 

Vamos aproximar-nos e descobrir o que mais este projecto tem para nos revelar.

Um pátio magnífico

Galeria colectiva por FORA Arquitectos
FORA Arquitectos

Galeria colectiva

FORA Arquitectos

No interior do edifício encontra-se um pequeno pátio para o qual se orientam as galerias de circulação internas que são ao mesmo tempo espaços exteriores colectivos que podem ter diversas funções.  

Esta imagem mostra-nos também como os pisos se encontram desnivelados, oferecendo assim a cada habitante um piso praticamente exclusivo. Ou seja, apesar das galerias exteriores serem colectivas, é possível oferecer a cada habitante uma porção de espaço exterior, sendo este apenas delimitado pela sua altimetria. É através destas galerias que é efectuado o acesso a todas as áreas comuns da residência como zonas de estar, estudar ou cozinha.

Desta forma podemos assumir que a divisão entre o espaço privado e colectivo é feita de uma forma não-convencional que incentiva à partilha do espaço comum. 

Interiores modernos

Quarto individual por FORA Arquitectos
FORA Arquitectos

Quarto individual

FORA Arquitectos

Ao entrarmos numa das residências rapidamente percebemos como as grandes galerias exteriores colectivas dão origem a um espaço privativo que actua no domínio do individual. Os quartos convertem-se assim em pequenas alcovas com áreas limitadas e reduzidas apenas ao que é fundamental. Neste caso o fundamental é o dormir e o estudar, no entanto estas áreas podem ser expandidas através de uma parede móvel que separa os dormitórios do átrio central do edifício residencial.

Cada dormitório possui ainda uma casa-de-banho privativa, e a espessura da fachada permite tomar um duche na varanda!

Fantástico terraço na cobertura

Terraços na cobertura por FORA Arquitectos
FORA Arquitectos

Terraços na cobertura

FORA Arquitectos

Para terminar da melhor maneira possível o edifício possui ainda uma cobertura ampla e acessível pedonalmente. Aqui é possível desfrutar da paisagem magnífica da envolvente e aproveitar longas tardes de sol.

Ficou espantado com este magnífico terraço? Então verifique também este livro de ideias repleto de ideias de luxo e elegantes para terraços e coberturas!

O que achou da peculiaridade deste edifício arquitectónico de referência? Qual o seu espaço favorito? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!