Como ter todo o charme das cozinhas rústicas na sua cozinha!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Espargosa Monte de Baixo / Castro Marim , Ivo Santos Multimédia Ivo Santos Multimédia Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

É impossível negar o calor e o charme que as cozinhas rústicas emanam. Este estilo antigo traz consigo um tom de convidativa descontração e um apelo da vida em tempos muito mais simples que nos apaixona, e que fica sempre bem em qualquer casa, seja na cidade ou no campo, em casas grandes ou em pequenos apartamentos.

Quando se trata de recriar esse visual aconchegante no coração da nossa casa não faltam ideias para decorar. Desde vigas de madeira desgastadas, armários pintados e pavimentos de pedra a mesas com acabamentos pouco polidos, é um vasto mudo que se abre à nossa frente. No entanto por vezes damos por nós sem saber por onde começar e as questões são muitas… Mudamos primeiro os armários? Mudar o pavimento será suficiente? Com alguns acessórios podemos transformar uma cozinha moderna numa cozinha rústica? 

Para o ajudar a homify selecionou algumas sugestões que lhe vão ser úteis. Descubra estas ideias simples, que certamente irão ajudá-lo a adicionar um pouco de beleza rústica à sua cozinha e inspirar sua próxima renovação!

A essência do estilo rústico

A essência do estilo rústico numa cozinha são os materiais naturais e os acabamentos pouco refinados. 

Os materiais naturais são normalmente a madeira e a pedra, mas os azulejos antigos as cerâmicas artesanais também se encaixam. O estilo rústico tem sempre algo campestre e antiquado, correlacionado com uma vida mais pobre, que nasceu numa altura em que os acabamentos polidos eram apanágio apenas das classes mais altas.

Assim as madeiras e as pedras não devem ser polidas, sendo preferível que apresentem textura um pouco em bruto. Os metais, se utilizados, devem ser o cobre e o ferro, mas também é possível encontrar ambientes maioritariamente rústicos onde o aço inoxidável também encontra lugar, como na cozinha da imagem, da autoria do gabinete CF Arquitectura e design.

Aliás, este estilo tem um pouco de retorno às origens, pelo que os elementos artesanais, de fabrico manual e primitivo são sempre bem vindos.

O pavimento

No estilo mais puro o pavimento das cozinhas rústicas costuma ser feito de traves de madeira, pedra pedra ou grés. 

Se está a planear uma cozinha rústica numa casa em construção, ou uma remodelação profunda à sua cozinha num espaço de dimensões generosas pode considerar uma destas opções pois são revestimentos que além de muito bonitos também são muito duradouros.

Numa adaptação, num apartamento ou numa casa mais pequena é melhor optar por um revestimento mais leve para o seu chão. Atualmente existem soluções espetaculares de tijoleira, piso em vinil ou laminado que imitam os materiais naturais numa versão mais leve, mas igualmente eficaz.

O microcimento no seu acabamento rústico é um amterial excelente para um pacimento de cozinha rústica, como vemos na imagem anterior.

Os armários

Os armários para cozinhas rústicas não têm de ser antiquados ou pouco práticos! Aliás ter uma cozinha de estilo rústico não tem nada a ver com ter armários pouco funcionais ou desadequados aos dias de hoje. A ideia é conseguir o mesmo look de antigamente, ou pelo menos com um acabamento a parecer rudimentar por fora, mas que ofereça as comodidades mais atuais por dentro. 

Para conseguir isto pode e deve recorrer a um designer de cozinhas. Estes profissionais são especialistas em conseguir o aspeto que deseja com as melhores tecnologias de design atuais.

Os revestimentos

Para as paredes os revestimentos não estão longe dos que se usam no pavimento, com destaque estético para a pedra e para a madeira. Para versões mais modestas, o azulejo faz maravilhas a um preço menos assustador. 

Ainda assim as bancadas de pedra ou madeira são um must have. O microcimento com acabamento de aspeto rudimentar é um material excelente que serve não só para revestir o chão, mas também as paredes e até para fazer pias e bancadas!

Se não deseja uma estética tão pesada, o que pode acontecer se seguir à risca a ideia de ter todos os materiais e acabamentos rústicos, a solução é conjugar um pouco de modernidade, superfícies polidas e materiais atuais, com materiais puramente rústicos. Quer um exemplo? Instalar armários com um acabamento tosco e colocar uma bancada de pedra polida. Vai ficar muito bem!

Pode conseguir um estilo rústico utilizando materiais modernos com revestimentos a imitar o rústico, mas tenha algum cuidado em esta opção. Pode ser mais barata, mas se não lhe acrescentar nada naturalmente rústico para dar credibilidade ficará com um ambiente de mau gosto!

O acessórios, equipamentos e electrodomésticos

Para complementar a sua cozinha rústica evite acessórios decorativos e funcionais com designs muito modernos. Escolha vidro em detrimento do plástico e algodão ou linho em vez de náilones e tecidos afins. 

Se puder esconda os eletrodomésticos dentro dos armários pois dificilmente estes equipamentos serão considerados rústicos.  

As mesas e cadeiras não devem ser de plástico moderno, embora existam no mercado peças interessantes com designs retro que podem incluir este material. A melhor solução será incluir uma mesa feita por si em projecto DIY, mas se não tem jeito para a carpintaria encontra boas mobílias com este estilo no mercado. Peças compradas em segunda mão e tratadas com técnicas atuais, como as cadeiras deste conjunto da autoria do gabinete Alma Portuguesa, também proporcionam um bom efeito visual de estilo rústico.  

Os acessórios decorativos devem ter um tom natural, como troncos de árvore, flores secas e lanternas, ou com uma estética antiquada, como potes de doce cobertos com panos e fitas, por exemplo.

Como posso transformar uma cozinha moderna numa cozinha rústica

Dar um toque rústico a uma cozinha moderna pode ser um excelente projeto DIY para dedicar toda a sua paixão por decoração. Partindo de uma base moderna, com armários lisos de melamina, chão de tijoleira de cor neutra e paredes em azulejos há muito que pode fazer para ter aquela cozinha rústica que desejava:

- Comece por avaliar a base cromática de que dispõe. Quanto mais básicas forem as cores de base mais simples será a adaptação, mas qualquer cor serve desde que faça as alterações necessárias. Os acessórios e revestimentos devem harmonizar com essa base de cor. Inspire-se nesta sugestão da ARCO MAIS – Arquitetura e Construção.

- Adicione uma parede antissalpicos em azulejos rústicos, ou à antiga portuguesa. Pode fazê-la sozinho pois uma pequena secção de azulejos não é difícil de aplicar, mas se está relutante pode aplicar azulejos em vinil com o padrão certo, ou contratar um profissional. Uma parede destas, com azulejos novos e incluindo mão-de-obra vai custar-lhe cerca de 25 Euros por metro quadrado.

- Já sabe que a pedra pouco polida é perfeita para rustificar qualquer ambiente, mas também pode adicionar um peso extra que será excessivo num espaço pequeno. Avalie a possibilidade de fazer uma parede de efeito em pedra.

- Se puder adicione uma ou duas prateleiras abertas com ganchos para pendurar utensílio. Coloque ali frascos de vidro com uma estética simples com os ingredientes para cozinhar, pendure canecas de barro e uma ou duas caçarolas de cobre. Se tiver espaço coloque também uma abóbora ornamental seca, um jarro de loiça antiga ou candeeiro de petróleo. Pode encontrar coisas super interessantes a preços bastante em conta em feiras da ladra.

- Mude também a iluminação. Escolha um candeeiro rústico, com madeira ou vime.

- Os têxteis de cozinha também devem ser mudados. Opte por panos de cozinha e uma toalha de mesa com renda por exemplo.

- Tenha cuidado na procura de uma imagem coerente pois corre algum risco de ficar com um espaço aleatório, sem estilo nenhum!

Inspire-se nestas e noutras imagens que encontra no nosso site, e pronto, tem a sua cozinha moderna com um toque rústico.  

Quer tornar a sua cozinha mais perfeita? Então leia também o artigo ’Exemplos de cozinhas para que a sua seja perfeita!’.

Gosta de cozinhas rústicas? Tem uma cozinha com este estilo? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista