Bairro Alto - Apartamento T2: Quartos  por Sizz Design

Se gostássemos todos do mesmo, o que seria feito do amarelo torrado?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

As cores neutras têm estado na moda e, por vezes, damos pelos nossos leitores a perguntar: “então e propostas mais coloridas?”. Como estamos atentos, hoje decidimos criar um artigo inteiramente dedicado a uma das cores fortes que é tendência: o amarelo torrado. Nas paredes, nos tecidos ou numa ou noutra peça de decoração, o amarelo torrado pode ter mais ou menos expressão numa casa.

O amarelo torrado é, acima de tudo, uma cor que transmite, na sua simplicidade, uma enorme sensação de conforto. Quando pensamos nele, imaginamo-lo, de imediato, nos ambientes quentes, intimistas e familiares das casas rústicas.

Hoje, vamos mostrar-lhe alguns espaços onde esta cor sobressai. Temo-la em quartos e salas, nos sofás e paredes, em almofadas e carpetes. Temo-la, até, num papel de parede. Leia-nos com atenção, tire ideias das fotografias e aplique-as em sua casa. Note-se que os profissionais responsáveis por cada projecto são portugueses e pode contactá-los para levar a cabo os seus planos decorativos.

Está curioso? Acompanhe-nos.

​1. As sensações que o amarelo torrado desperta

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se a decoração da sua casa não transmite especial conforto, então poderá ter que se virar para as cores para tornar os espaços mais apelativos.

A cada cor está associada uma sensação e os decoradores e designers de interiores sabem-no. Não é por acaso que, por exemplo, os quartos tendem a ser decorados com tonalidades mais claras e repousantes. Apesar de não haver uma regra de ouro para escolher a paleta cromática para uma casa, convém considerar alguns pontos.

O amarelo é a nossa cor de hoje. É a cor do sol, do calor e da alegria. É uma cor refrescante que desperta uma energia positiva e que nos faz sentir optimistas. Há estudos que indicam que o amarelo estimula a actividade cerebral e a memória e que instiga a comunicação. É a cor para quem precisa de confiança e de um estímulo. Já pensou que, em muitas cidades, os táxis são amarelos, tal como os autocarros da escola? E que os sinais de aviso também fazem uso dessa cor? Pois é. A nossa mente é intrincada e responde a estes estímulos, mesmo que não nos apercebamos. 

Por outro lado, e como é uma cor que se impõe nos espaços, não deve ser usada em excesso. Alguns estudos provam que os bebés choram mais em quartos totalmente pintados de amarelo e que o excesso desta cor também nos leva a dispersar a atenção.

Há, como vimos, vantagens e desvantagens. Importa, pois, usar a cor com sensibilidade e bom senso.

Saiba mais.

​2. Onde usar o amarelo torrado?

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar  por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Como lhe explicávamos, pode assumir o amarelo torrado ou introduzi-lo apenas em detalhes. Tudo depende do seu gosto pessoal, do estilo da sua casa e da divisão em questão. Se nunca usou cores fortes, sugerimos que não se comprometa e comece por aplicar a cor de forma mais subtil.

Vamos ver como é que os nossos profissionais usaram o amarelo torrado nestas divisões:

2.1. Paredes

Um espaço que tenha apenas uma cor, seja ela qual for, pode-se tornar monótono. Um contraste é sempre bem-vindo e põe, aliás, em evidência o que de melhor cada cor traz ao ambiente. Nesse sentido, não o aconselhamos a pintar uma divisão toda de amarelo torrado. Experimente pintar apenas uma ou duas paredes. A diferença será notória e a envolvência mudará… para melhor!

No entanto, antes de pôr mãos à obra, e como sempre o avisamos, peça na loja uma amostra e aplique-a na sua parede numa porção suficientemente grande para ter noção de como ela vai ficar no espaço. Examine-a sob a luz do dia e à noite e com luz artificial e, só depois, tome uma decisão. Outra forma de tornar menor o choque da mudança de cor é começar por áreas secundárias como o hall de entrada ou as escadas. Ainda assim, se não gostar da cor, pode sempre pintar novamente.

​2.2. Papel de parede

Os papéis de parede são excelentes aliados na decoração. Tal como no caso da tinta, também o papel de parede deve ser aplicado com cautela. Não revista todas as superfícies de uma divisão com papel de parede. Pelo contrário, escolha uma parede que tenha interesse dentro do espaço para criar um ponto focal. Na sala de estar, pode ser a parede por detrás do sofá. No quarto, a que está por detrás da cabeceira de cama. Está a perceber a ideia? O papel de parede pode ter apontamentos em amarelo torrado – por exemplo, num padrão floral – ou ser geométrico como o da imagem. Também os há lisos e apenas com textura ou em tecido. Visite algumas lojas e percorra os catálogos para tocar nos papéis de parede e escolher o melhor para a sua casa.

​2.3. Móveis

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Não quer pintar as paredes, tampouco investir num papel de parede? Então, pode sempre introduzir o amarelo torrado através dos móveis. Numa sala de estar, pode ter um sofá amarelo torrado ou uma poltrona desta cor. Pode, ainda, pintar um móvel antigo de amarelo torrado para lhe dar um novo propósito e incorporar um contraste no ambiente. 

Bairro Alto - Apartamento T2: Quartos  por Sizz Design
Sizz Design

Bairro Alto – Apartamento T2

Sizz Design

Num quarto, o amarelo torrado pode surgir na cabeceira da cama ou só nas mesas de cabeceira. Independentemente da divisão, parece-nos que a cor fica melhor enquanto apontamento e contraste e não usada de forma demasiado categórica. Os móveis não têm que partilhar a mesma cor e a decoração que ser demasiado certinha. Pelo contrário, é mais comum os tons exuberantes virem em jeito de detalhe diferenciador.

​2.4. Têxteis

APARTAMENTO TURÍSTICO ARROIOS - LISBOA: Quartos  por EU INTERIORES
EU INTERIORES

APARTAMENTO TURÍSTICO ARROIOS – LISBOA

EU INTERIORES

Já reparou que o amarelo torrado tem aparecido amiúde em têxteis? Nas almofadas que decoram as camas e os sofás, nas mantinhas, nas carpetes e até nas cortinas. Entre o amarelo torrado e o amarelo mostarda se vão compondo muitos ambientes modernos onde se procuram seguir as tendências. O facto de ser uma cor acolhedora não é indiferente a esta presença forte nos têxteis e não é por acaso que o Outono e Inverno são as estações que mais apelam à utilização do amarelo torrado. Aliás, amarelas torradas são também as folhas que caem das árvores quando o Verão acaba.

Sala de estar: Sala de estar  por YS PROJECT DESIGN
YS PROJECT DESIGN

Sala de estar

YS PROJECT DESIGN

​2.5. Outros pormenores de decoração

Das paredes aos móveis e sem esquecer os têxteis, terminamos com os pormenores de decoração como as jarras, os candeeiros, as molduras, os suportes de velas, entre outros. Retire os ornamentos decorativos costumeiros e aborrecidos e substitua-os por outros em amarelo torrado e/ou noutras cores mais quentes para revigorar – também – a sua mente. Uma coisa é certa: o amarelo torrado é sempre uma forma de dar uma sacudidela ao ambiente.

Salas de estar  por homify

​3. O amarelo torrado na cozinha

Novo piso: Cozinhas  por Alma Braguesa Furniture

A cozinha é um espaço com uma actividade intensa. É lá que preparamos os alimentos, fazemos as refeições e recebemos, não raras as vezes, os nossos amigos. Faz, sem dúvida, parte do núcleo social da casa pelo que merece uma cor que proporcione aconchego, mas que, ao mesmo tempo, não deixe a energia esmorecer. Pelas características que acima apontámos ao amarelo torrado, cremos que esta uma cor que se adapta perfeitamente à divisão. Pode materializar-se nos armários, nos azulejos que revestem a parede backsplash ou na mesa e/ou cadeiras (caso a cozinha as tenha). Inspire-se nos exemplos que acima lhe deixámos!

​4. Que profissionais o podem ajudar?

Apartamentos Laranjeiras Lisboa - Apartments Laranjeiras Lisbon: Quartos  por Ivo Santos Multimédia
Ivo Santos Multimédia

Apartamentos Laranjeiras Lisboa – Apartments Laranjeiras Lisbon

Ivo Santos Multimédia

Para transformar a sua casa, não deixe de contratar um decorador. Este profissional saberá escolher as cores de forma exímia e dar-lhe as melhores sugestões em relação às combinações que pode com elas fazer. Aqui na homify, reunimos uma vasta lista de decoradores que se encontra organizada por região. Insira o seu código postal ou nome da área servida para encontrar um decorador que trabalhe perto de si.

Recomendado: 
- 10 bonitas cores para pintar as paredes da sua pequena sala 

Identifica-se com esta cor ou nem por isso? Deixe-nos o seu feedback! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!