Decoração de salas de estar pequenas

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

A sala de estar da nossa casa é um sítio onde passamos muito tempo e por isso é imprescindível que esta seja um espaço onde nos sentimos bem em pleno. Para que uma sala nos proporcione vários momentos de conforto não precisamos que ela seja demasiado grande  ou demasiado pequena. Precisamos simplesmente que seja um lugar onde gostamos de entrar e onde seja fácil relaxarmos.

Como já se terá apercebido o artigo de hoje é sobre  decoração de salas de estar, mas não sobre qualquer tipo de sala de estar, hoje damos preferência às mais pequenas. Se a sua sala é pequenina e arranjadinha então o artigo de hoje é especialmente para si. Com várias sugestões e tipos de decoração com certeza encontrará algo que satisfaça as suas necessidades. Vamos então partir nesta grande aventura que são as salas pequenas.

Apontamentos de cor

Salas de estar modernas por Raummission
Raummission

Wohnraum

Raummission

Agora sim, temos aquilo a que podemos chamar uma salinha. De área bastante reduzida tudo o que nela existe ao nível de mobiliário tem o seu espaço. Optando por uma decoração de sala de estar com paleta geral de cores mais neutras, esta vive pelos apontamentos de cor dados pelas almofadas e pelos quadros que estão na parede. As peças de mobiliário também não são assim tão imponentes, bem pelo contrário, e por isso mesmo, esta divisão acaba por transmitir harmonia, é um lugar agradável onde não nos importaríamos de estar.

Sobre as cores

Uma coisa super importante que deve saber sobre decoração de salas de estar mais pequenas é que elas precisam de espaço, isto é, sendo a divisão pequena, temos de ter isso em conta e não querer colocar lá tudo. Há uma triagem inicial que tem de ser feita, porque só assim o espaço poderá respirar livremente. O exemplo que lhe damos consegue o equilíbrio perfeito já que aposta em mais cor e menos mobília. Relativamente à cor também é necessário algum cuidado já que cores demasiado forte, enchem demasiado o espaço, mas também neste  aspecto este exemplo é bom. O perfeito equilíbrio numa sala nada aborrecida e muito criativa!

Contrastes

Esta não é uma sala que possamos considerar assim tão pequena, contudo é um bom exemplo de que se a quiséssemos encolher ainda mais um bocadinho, também seria possível. Em primeiro lugar toda a aposta em cores mais claras que são interrompidas pelos sofás pretos é um plus. Depois os móveis escolhidos não são demasiado grandes e têm vidro o que acaba sempre por tornar o espaço menos pesado. A opção de não ter nenhum tapete vai precisamente ao encontro desta lógica de não preencher demasiado o espaço, de forma que tudo tenha o sítio certo.

Sala em espaço aberto

Esta é uma sala de estar que surge da necessidade de ocupar um espaço vazio. Como se pode constatar ela não é realmente uma sala mas sim uma área aberta onde um espaço de lazer foi criado. O resultado não nos poderia agradar mais já que a elegância, aliada a simplicidade cria um exemplo de super bom gosto e acima com uma decoração de sala de estar pequena, convidativa. Com a quantidade de luz que inunda este espaço e as almofadas brancas que preenchem os sofás, apostamos que resistiria dois minutos até ocupar um lugar. 

Muita luz

Esta é mais uma sala de dimensões bastante reduzidas mas com uma luz fantástica e já se sabe que a presença da luz natural dá sempre a ilusão de que os espaços são mais amplos. A decoração da sala de estar é muito reduzida mas tem aquilo que é essencial numa sala de estar: um sofá e uma mesinha de apoio. Para passarmos uma bela tarde de domingo – por exemplo – não precisamos de muito mais.

O exemplo perfeito

032 | Apartamento, Setúbal: Salas de estar ecléticas por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

032 | Apartamento, Setúbal

T2 Arquitectura & Interiores

Do conjunto que lhe apresentamos este será certamente o exemplo mais consensual, uma vez que nada há nesta sala para não gostar. Com uma paleta de cores muito clara que vive pela luz que inunda o espaço, a decoração desta sala de estar pequena leva-nos para um sítio que nos transmite aquilo que uma sala de estar deve desde logo transmitir: bem estar, paz e conforto. A mesinha de centro juntamente com o quadro pendurado na parede acrescentam o toque de cor necessário e tudo se torna perfeito.

Super moderna

A sala de estar que agora lhe mostramos é a prova de que a decoração de sala de estar moderna pode existir em qualquer espaço e em qualquer tipo de área. Com uma mesa de centro que ficaria bem em qualquer sítio – é giríssima, há que dizê-lo – um sofá de linhas extremamente simples e uma cadeira igualmente de traços despojados este espaço ainda que para alguns possa parecer um pouco despido ou frio, é um bom exemplo de como se pode adaptar qualquer tipo de decoração, a qualquer tipo de espaço.

Preto e vermelho

Terminamos com um exemplo cheio de cor que muito nos agrada, e a prova de que a decoração se pode afirmar com veemência em qualquer tipo de espaço, independentemente dele ser grande ou pequeno. Podemos dizer pela observação desta sala que a decoração foi preocupação primordial e que tudo está pensado de forma a resultar, e na verdade, resulta mesmo. As cores fortes – nomeadamente o preto e o branco – estão estrategicamente usados para que a sala mantenha o seu equilíbrio e não deixe de ser um sítio agradável.

Sofás de canto

Salas de estar modernas por FAMM DESIGN
FAMM DESIGN

Salon – część dzienna

FAMM DESIGN

Não sendo esta também a sala de estar mais pequena do mundo é uma sala que também se adaptaria a uma dimensão mais pequena e o porquê é simples. Tem simplesmente que ver com o facto de os sofás estarem colocados ao canto, sem sombra de dúvida que esta é uma maneira muito eficaz de economizar espaço já que as paredes são aproveitadas para darem apoio aos sofás. Não se esqueça deste truque!

Sala de leitura

A sala que vemos faz-nos imediatamente pensar numa sala de leitura.  Decoração de sala de estar quase inexistente, cadeiras convidativas com um ar muito confortável. Se olharmos para a estante que existe não teremos a menor dúvida em afirmar que este é um espaço para se ler descansadamente um livro. E se de facto é assim um espaço de recriação e lazer para quê enchê-lo de mobília desnecessária?

A sentir-se inspirado?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!