Moradias em Sintra: o melhor da vila mais charmosa de Portugal | homify Moradias em Sintra: o melhor da vila mais charmosa de Portugal
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Moradias em Sintra: o melhor da vila mais charmosa de Portugal

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa na Beloura, Sintra Casas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos Minimalista
Loading admin actions …

Sintra é uma vila colorida e plena de charme. Foi a vila que apaixonou Hans Christian Andersen, Luís de Camões, Damião de Góis ou Almeida Garrett. Com o imponente Palácio da Pena e a paisagem reconhecida como Património da Humanidade da UNESCO, ninguém lhe fica indiferente.

Além do mais, está entre os dez municípios do país que garante melhor qualidade de vida aos seus habitantes. Não é, por isso, de estranhar que tenhamos registadas na homify algumas moradias encantadoras que se ergueram neste município. Há-as clássicas e rústicas, modernas e minimalistas. Há-as para todos os gostos. Para o seu também.

Neste livro de ideias, reunimos sete dessas moradias e vamos falar-lhe um bocadinho sobre cada projecto. Esperamos que goste do que nós preparámos para lhe mostrar e que consiga tirar daqui ideias para aplicar à sua casa.

Acompanha-nos?

​1. Quinta do Castanheiro

Renovação de Quinta em Sintra Casas clássicas por shfa Clássico
shfa

Renovação de Quinta em Sintra

shfa

Encetamos este artigo com a sumptuosa Quinta do Castanheiro cuja fachada, com as suas linhas clássicas, nos transmite, de imediato, uma sensação de familiaridade que chega a ser ternurenta.  

A fachada, numa brancura marmórea, surge interrompida pela porta azul deliciosamente resguardada por um telhado. A emoldurar a casa, temos as hortênsias – também conhecidas como hidrângeas – e a pedra que reveste o chão no exterior. Vale ainda realçar o pormenor encantador dos varandins das janelas do primeiro piso.

Sintra é uma vila onde pululam palacetes e casas senhoriais. A Quinta do Castanheiro assim o demonstra.

Vamos vê-la por dentro.

​1.1. O interior da Quinta do Castanheiro

Renovação de Quinta em Sintra Salas de estar clássicas por shfa Clássico
shfa

Renovação de Quinta em Sintra

shfa

A quinta foi remodelada pelo gabinete SHFA que desenvolve projectos de arquitectura e de design de interiores em espaços particulares, comerciais e de hotelaria. Os projectos são levados a cabo de forma integrada, desde o estudo inicial de layout até à escolha dos acabamentos, tecidos, iluminação, e assim por diante.

A traça e a essência clássica da casa mantiveram-se após a renovação, mas são perceptíveis os pormenores modernos como os spots LED engastados nos tectos, os armários embutidos e a configuração aberta e arejada. 

Na sala de estar, prepondera o branco – que reflecte e distribui homogeneamente a luz natural que entra na divisão – e o castanho. A decoração é rústica, mas tem apontamentos modernos como o candeeiro Artichoke de Louis Poulsen.

Para ver mais imagens do interior, basta carregar sobre uma destas fotografias. A quinta funciona como casa turística e tem piscina, animais e campo de ténis, para além de uma localização privilegiada.

2. Moradia em madeira: acolhedora e ecológica

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra por RUSTICASA Moderno Madeira Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra

RUSTICASA

São cada vez mais as pessoas que procuram alternativas de habitação sustentáveis. As casas pré-fabricadas são mais baratas, constroem-se rapidamente e, claro está, são um passo importante no sentido da protecção ambiental.

A casa que vê acima tem 210 m² e foi implantada numa envolvente de elevado valor paisagístico. O projecto é da autoria da arquitecta Sofia Louro do gabinete 4+ arquitectos.

Há, por vezes, a ideia de que as casas pré-fabricadas são inestéticas ou que oferecem menos conforto ou durabilidade comparativamente às tradicionais. Não é verdade. Actualmente, constroem-se pré-fabricados cuja resistência supera a das construções tradicionais.

A esta moradia rústica, em Sintra, está inerente o encanto daqueles chalés rústicos no meio da neve. A madeira, aqui com um tom avermelhado, transmite uma infindável sensação de conforto e de aconchego. A casa dispõe de um grande alpendre ao qual se ligam a sala de estar e um quarto. A sala de jantar está situada num desnível a partir do qual não se tem acesso ao alpendre. Já o andar superior abriga dois quartos com casa de banho e um pequeno hall.

2.1. Um interior entre o rústico e o moderno

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra Salas de estar modernas por RUSTICASA Moderno Madeira Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra

RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra Salas de jantar modernas por RUSTICASA Moderno Madeira Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Sintra

RUSTICASA

Como seria de esperar, o interior mantém o uso expressivo da madeira e, no que ao estilo concerne, mistura o rústico com o moderno que põe em diálogo o calor dos materiais com linhas clean e depuradas. As áreas desenvolvem-se numa lógica de plano aberto, embora os desníveis e pilares de madeira dividam virtualmente espaços com propósitos distintos. Há poucos móveis, mas não falta nada para que se faça um uso cómodo da casa. As lareiras garantem o calor nos dias mais frios e criam uma atmosfera despojada e relaxante.

3. O exotismo da Quinta do Lago

CASA . Quinta do lago Jardins ecléticos por COISAS DA TERRA Eclético
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

Nós avisámo-lo, na introdução, de que lhe íamos mostrar casas de todos os estilos. Desta vez, damos-lhe a conhecer a Quinta do Lago, um lugar exótico com uma atmosfera que nos transporta para um qualquer país distante com um clima quente. Mas não. É mesmo em Sintra e é curioso perceber como a arquitectura e a decoração têm esse poder de catapultar o nosso imaginário.

CASA . Quinta do lago por COISAS DA TERRA Eclético
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago Piscinas eclética por COISAS DA TERRA Eclético
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

A Quinta do Lago enquadra-se num cenário com vegetação frondosa e tropical e inclui uma pequena piscina com fundo verde água. A arquitectura vai beber inspiração ao estilo árabe: veja-se a paleta cromática ou a forma e superfície trabalhada das portas. O interior da casa abre-se e integra-se com o exterior. A atmosfera é de paz e relaxamento. Para isso, também contribui a iluminação baixa e alaranjada.

​3.1. O interior

CASA . Quinta do lago Quartos ecléticos por COISAS DA TERRA Eclético
COISAS DA TERRA

CASA . Quinta do lago

COISAS DA TERRA

O estilo marroquino terá sido o mote para o projecto de decoração assinado pelo gabinete Coisas da Terra. O verde água e os quentes tons de laranja dialogam neste quarto refrescante que tem como protagonista uma cama de dossel. Repare, no entanto, que o dossel não está decorado com as típicas cortinas semitransparentes que tão bem lhes (re)conhecemos. Pelo contrário, a estrutura manteve-se despida e simples.

​4. A moradia minimalista em Belas, Sintra

Mostramos-lhe agora uma moradia unifamiliar de estilo minimalista que integra o condomínio privado Belas Clube de Campo. O entorno permitiu aos arquitectos – do Estúdio Urbano – explorar ao máximo as áreas exteriores que, não obstante, oferecem privacidade aos moradores. A moradia obedece a altos padrões de qualidade, integrando, na sua construção, materiais e um design de excelência que proporcionam todo o conforto.

A casa tem três pisos, sendo que os espaços privados estão mais próximos da piscina, ao contrário dos sociais que convergem a sul. O piso superior é o mais privado e tem a mais-valia de se debruçar sobre a paisagem com a qual a casa se funde. Repare que o imóvel não se impõe no terreno. Pelo contrário, desenvolve-se na horizontal com subtileza e elegância.

4.1. A casa onde menos é mais

A cozinha dá-nos conta do estilo do interior da moradia que inclui espaços amplos e modernos assentes sobre uma paleta monocromática. O chão em madeira vem intervalar a preponderância do branco e tornar o ambiente mais aconchegante. Os armários superiores são suspensos, característica que deixa o espaço mais leve e fácil de limpar. Chamamos ainda a sua atenção para os tectos falsos com uma reentrância na qual foram encastradas luzes LED..

5. As casas vanguardistas da arquitecta Andreia Anjos

Quase a terminar, revisitamos um projecto da arquitecta Andreia Anjos. As casas projectadas pela Andreia evidenciam-se pelas linhas depuradas, por uma paleta cromática sóbria e pela plena integração entre interior e exterior através de amplas superfícies envidraçadas. 

Esta moradia, em particular, destaca-se pela incrível área exterior com lounge, zona para as espreguiçadeiras e, claro, pela piscina envidraçada de borda infinita.

6. Moradia na Quinta da Beloura

Moradia Unifamiliar - Quinta da Beloura, Sintra por núcleo B arquitetos Minimalista
núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar – Quinta da Beloura, Sintra

núcleo B arquitetos

Terminamos com uma moradia unifamiliar – com uma área total de 565 m² - que pertence ao loteamento Quinta da Beloura, em Sintra. Trata-se de uma construção moderna com uma geometria simples e harmoniosa. A casa, com dois pisos, tem uma fachada generosamente envidraçada que permite à luz natural entrar em grandes fluxos para o interior. O jardim e a piscina foram, aliás, pensados enquanto prolongamento do edifício. 

Venha ver como foram planeados os interiores. 

6.1. Um interior luminoso e espaçoso

Moradia Unifamiliar - Quinta da Beloura, Sintra Salas de estar minimalistas por núcleo B arquitetos Minimalista
núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar – Quinta da Beloura, Sintra

núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar - Quinta da Beloura, Sintra Quartos modernos por núcleo B arquitetos Moderno
núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar – Quinta da Beloura, Sintra

núcleo B arquitetos

O programa de distribuição prevê um espaço de estacionamento com capacidade para cinco carros, uma cave com lavandaria, adega, arrecadação e dois compartimentos de arrumos. Este piso abrange, ainda, uma instalação sanitária. Subimos para o piso térreo onde encontramos o hall de entrada e o núcleo social com a sala de estar e a sala de jantar integradas. A partir da cozinha, com zona de refeições informal para o dia-a-dia, tem-se acesso a um terraço. O andar térreo tem, ainda, um escritório. No topo, temos a zona privada da casa com duas suítes com closet e uma suíte sem closet

Recomendado:
- Se gostou destes projectos, aceda à nossa lista de arquitectos em Sintra
- E por falar em moradias, veja aqui 10 portões perfeitos para a sua moradia

Partilhe connosco a sua opinião sobre estes projectos e entre em contacto se tiver questões!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!