Como transformar o meu escritório num sítio mais agradável?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Quando temos a oportunidade de criar o nosso próprio espaço de trabalho é muito importante que o façamos tendo em conta algumas questões que poderão ser determinantes para que as tarefas que neste espaço tiver que executar, corram ainda melhor. Não temos uma regra estanque até porque aqui entra muito a nossa própria subjectividade, ninguém melhor do que nós, saberá quais são os elementos que nos fazem sentir bem ou inspirados. Ainda assim há algumas dicas que lhe podemos dar e que, se associar ao seu gosto pessoal e necessidades, podem funcionar muito bem. Um escritório não tem que ser aquele espaço super sério e formal, bem pelo contrário, pode ser um espaço em que a tranquilidade reina e por isso mesmo, o ambiente acaba por pender para um lado muito mais descontraído. Vamos então mostrar-lhe um mundo novo no que diz respeito a escritórios para ter em sua casa, ou enquanto local de trabalho.

Trabalhar com alegria! Faça um upgrade no seu escritório

MORADIA ALENTEJO: Escritórios e Espaços de trabalho  por Artica by CSS
Artica by CSS

MORADIA ALENTEJO

Artica by CSS

Como começamos por lhe dizer é super importante que trabalhe num ambiente em que se sinta bem. Claro que não é conveniente que se confunda local de lazer, mas dar um ar mais descontraído e até divertido ao espaço, somos super a favor. Por esta razão resolvemos iniciar o artigo com esta imagem, pois acreditamos que ela reúne em si, uma data de aspectos sobre os quais é importante falar. Façamos então uma análise mais detalhada. A primeira coisa que nos ocorre ao olharmos para este escritório é que este é um espaço muito preenchido e com uma imensidão de diferentes elementos, é isso não é? Para alguns poderá ser distractivo é um facto, mas para outros poderá ser um estímulo. A presença de livros é super importante, pois o acto de leitura leva-nos sempre a pensar em aprender, estudar e é precisamente esse tipo de ambiente que se quer num local de trabalho. O facto de haver algumas obras de arte pode ser também inspirador uma vez que é um estímulo visual. Quer para um escritório pessoal, quer para um escritório de trabalho, este parece-nos um bom exemplo que tira toda a carga pesada que este traz muitas vezes consigo.

Use plantas

Remodelação de apartamento: Escritórios e Espaços de trabalho  por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

Porque não abrilhantar o seu espaço, trazendo para dentro dele uma planta ou outra? A natureza é para a maioria dos seres humanos um local de paz, descanso, tranquilidade e o facto de pormos um pouco de verde dentro das nossas divisões pode ser algo que faz com que o ambiente se torne mais leve. Esta dica não podia ser mais fácil de implementar: compre uma planta que goste, encontre-lhe um lugar de destaque e voilá! Um pouco de natureza em sua casa.

Use peças de arte

Apartamento Eclético: Escritórios e Espaços de trabalho  por Spacemakers
Spacemakers

Apartamento Eclético

Spacemakers

Já lhe falámos na questão das peças de arte anteriormente contudo, queremos reforçar a ideia de que é importante sentir-se bem no seu local de trabalho e inspirado, sem inspiração tudo parece mais difícil, uma obra que lhe agrade esteticamente, ou que lhe transmita um bom feeling, é uma mais valia a ter no seu escritório. Nem que seja apenas para “lavar a vista” de vez em quando, é importante que estes pequenos elementos estejam presentes.

Use a luz do sol

A questão da luz é muitíssimo importante quando se fala de um local de trabalho. Quer a natural, quer a artificial necessitam de ser pensadas. O ideal é que o seu escritório se posicione num local onde exista luz directa, já que nenhuma luz é mais agradável do que aquela que vem lá de fora, não concorda? Se tiver umas janelas grandes não hesite em colocar a secretária perto delas para que possa aproveitar ao máximo a luz natural.

Evite móveis muito pesados, use outro tipo de mobília

Continuando dentro desta lógica que o seu escritório deve ser um local onde sinta leveza, é imperativo que os móveis que para ele escolhe corroborem esta máxima. Já lá vai o tempo em que os escritórios continham peças de mobiliário de centenas de quilos, hoje em dia isso já não faz sentido nenhum, porque para “pesado” já basta o stress do dia a dia. Há peças super bonitas e que não só vão dar um toque moderno ao seu escritório como também vão torná-lo, um espaço agradável onde se sente bem.

Melhor ventilação

Edifício na Av. 24 de Julho - Lisboa: Escritórios e Espaços de trabalho  por VÃO - Arquitectos Associados, Lda.
VÃO – Arquitectos Associados, Lda.

Edifício na Av. 24 de Julho – Lisboa

VÃO - Arquitectos Associados, Lda.

Se há coisa que é importante num escritório, é manter as ideias frescas para que estas fluam, por isso mesmo há que apostar em ventilação! Brincadeiras à parte, é de facto muito importante que esta divisão seja arejada para que o ar não fique demasiado saturado e o faça sentir-me cansado mais facilmente. A opção da corrente de ar no verão pode ser uma boa escolha, mas se não for contudo suficiente terá que optar por uma solução artificial, como um ar condicionado que não só pode tornar o espaço mais fresco, como também acaba por ir renovando o ar.

Crie um espaço de diversão

No caso de estar a ler este artigo mais numa perspectiva de lugar de “trabalho das 9 às 5”, há uma sugestão que lhe queremos dar e que com certeza todos o trabalhadores vão gostar: crie um espaço comum de diversão onde as pessoas se possam reunir para conversar um bocadinho, jogar uns “matrecos’ ou beber um café. Está provado que este tipo de espaços aumenta a produtividade e isso faz todo o sentido uma vez que, se fizermos intervalos em que interagimos com outras pessoas, novas ideias podem surgir e isso será certamente algo bom para todos. Não encare um espaço de lazer com um espaço para fugir ao trabalho. Sabe que muitas das grande ideias surgem assim!

Gostou do nosso artigo?! Converse connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!