por Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal

Os encantos dos jardins de Inverno (+9 fotos)

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O verão está prestes a migrar por outras bandas, já deu o que tinha a dar pelo continente europeu. Chega o tempo mais frio, a chuva, o vento, os dias mais curtos e cinzentos, mas já pensou que o inverno tem uma beleza especial? Traz aconchego, conforto e um amor bem quentinho. Vou aprendendo a saborear cada tempo, estação e mês do ano, não vale só 'curtir' o verão e esperar o ano inteiro por algo tão efémero. O ano são doze meses e todos são para serem vividos com a mesma intensidade e alegria. Além do mais, Portugal é um país avantajado a nível climatérico, o bom tempo quase se faz prevalecer o ano inteiro. As temperaturas baixas, não são muito intensas e nunca são por muito tempo, sendo assim, é importante tirar proveito de tudo isso.  

Para usufruir de tudo o que a natureza nos dá, aproveitamos as belas estações do ano e também os espaços verdes, como os nossos jardins, mesmo de inverno é possível. É verdade, as flores não são as mais belas e coloridas, as folhas caem e suja tudo, o frio não dá muita vontade em lá estar, mas quando os dias são mais ensolarados trate do seu jardim, afinal estamos a falar da sua casa. O primeiro impacto quando se chega a uma casa, é o jardim, por isso mantenha-o em bom estado e não se esqueça de tirar proveito dele, mesmo no inverno, há dias que o sol faz uma visita e a vitamina D se faz desejar! 

Venha connosco até aos jardins de inverno, o passeio é agradável, até porque que cada raio de sol é importante para a nossa saúde e bem-estar!

Calor humano

Jardim  por BAHÇE ŞÖMİNESİ
BAHÇE ŞÖMİNESİ

KIŞ GÜNEŞİ

BAHÇE ŞÖMİNESİ

Usufruir do jardim todo o ano, este é o lema da rubrica de hoje – jardim de inverno. Apostar nuns sofás de jardim é uma opção assertiva, uma vez que pode ser bem aproveitado. No verão, já se sabe, ninguém vai de lá descolar. No inverno, com dias de sol e uma fogueira pelo meio, não há quem vai resistir, só de ver a imagem ficamos deliciados. Imagine-se a ler um livro, a dormir uma sesta ou a conviver com os amigos, os sofás farão as delícias dos fins-de-semana, isso é garantido. Nos dias de chuva é retirar as almofadas e resguardá-las em local seguro. Sofás e lareira fora de casa, para o seu jardim de inverno, estas são uma das novidades que pode descobrir na homify!

A chama é ambiente

Jardim  por Mundo Garden
Mundo Garden

Mesa California Mundo Garden

Mundo Garden

Como vimos na fotografia anterior, é possível ter uma lareira no exterior e no meio do seu jardim, e não, não estamos a falar do churrasco, mas sim de uma chama que dá ambiente, que aquece as noites mais frescas do inverno. A lareira traz só por si um ambiente muito próprio, acolhedor, romântico, convivial e familiar, então se for num espaço aberto, como o jardim de casa, traz todo aquele conforto e bem-estar que possamos sentir. À volta dela refletem as conversas, os olhares, pensamentos e silêncios, serão momentos deliciosos partilhados da melhor forma, no ambiente dos jardins de inverno.

Do interior ao exterior

Jardins de Inverno clássicos por Franklin Windows

Para os lugares mais frios, para as pessoas mais sensíveis às temperaturas baixas ou para um jardim que entra para dentro de casa, a solução pode passar por vedar tudo com janelas. Tudo em transparência, para deixar entrar cada raio de sol, que no inverno se faz mais tímido. Deixar passar para dentro todas as imagens da natureza, árvores, relva, plantas, chuva, neve, enfim tudo é válido neste quadro natural, perfeito para um jardim de inverno. É deixar-se ali sentado e contemplar, ouvir e quase sentir cada pingo de chuva. Ficar até a noite cair e ver as estrelas iluminarem de forma suave os recantos da nossa casa. 

My dream!

Jardins de Inverno clássicos por Hampton Windows
Hampton Windows

Hardwood Orangery

Hampton Windows

Uma piscina coberta, é a solução para todo o ano, no meio do jardim, não será nem o inverno ou verão que lhe fará desistir da ideia de dar o salto da felicidade, mergulhar na água, onde o sol reflete e até aquece. A ideia de cobrir uma piscina e deixá-la transparecer com tantos vidros, espelha a beleza do seu jardim, é poder dar uso ao longo de todo o ano, mesmo em dias mais frios. Começar ou acabar o dia a nadar o crawl, a borboleta ou de costas será a melhor forma para relaxar e apaziguar, isto tudo no cenário mágico do seu jardim de inverno. 

Brincar ao ar livre

Jardim  por Tabary Le Lay
Tabary Le Lay

Un CUBE dans mon jardin

Tabary Le Lay

A empresa francesa Tabary Lelay, chama-lhe 'um cubo no meu jardim', serve um pouco de extensão da casa, se precisa de mais uma divisão, um quarto, um escritório ou quer criar um espaço para crianças dentro do jardim, eis a solução irreverente desta empresa. Entra luz pelas extensas janelas e pelo teto, a área é pequena, mas suficiente para dar proveito do seu jardim de inverno e ter mais uma área lá em casa. No inverno, ficará protegido do frio e poderá apreciar os recantos e a magia que esta estação traz. 

Ilumina o caminho

As noites são longas, geralmente no inverno, sai-se e chega-se a casa de noite, a luz do sol não é suficiente longa para acompanhar o caminho do nosso dia. A solução passa por uma boa iluminação do nosso jardim de inverno, além de ser mais seguro, cria um ambiente bonito, deixa transparecer as belezas do seu jardim de inverno, as flores e as folhas que teimam em ficar. Caso prefere ser mais económico e ecológico tem sempre a opção de lanternas ou candeeiros solares, irão captar a luz do dia, para iluminar no escuro. Portugal é um país avantajado para este tipo de fornecimento solar. É uma boa aposta para um jardim de inverno luminoso!

Diversidade de cores

Jardim  por Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal
Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal

Strumyk przepływający przez wrzosowisko

Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal

O inverno traz a diversidade destas cores, entre o verde, vermelho, amarelo e uma mistura alaranjada. Cada estação tem a sua especificidade e beleza, não dá para ficar indiferente. As flores no frio são escassas e frágeis, por isso a boa opção é ter também árvores e arbustos no meio do seu jardim de inverno, aguentam o ano inteiro, resistem mais ao frio, à neve e à geada. Além de dar relevo, altura e preenchimento, no verão até criam sombra, perfeito para os dias com muito calor. 

Manto branco

Jardim  por Andreae Kakteenkulturen
Andreae Kakteenkulturen

Cylindropuntia imbricata

Andreae Kakteenkulturen

O pico do inverno, as temperaturas são negativas, está muito frio. Mas a beleza da neve, a cobrir todo o jardim de inverno cria uma atmosfera angelical. Tudo está revestido de um manto branco, a ganhar nova beleza e a fazer as delícias dos pequenos lá de casa. A luta das bolas de neve e a criação de um boneco de neve, não se fará tardar, pequenos momentos invernais que fazem as delícias dos mais pequenos… E não só! Não se esqueça de dar muito uso do seu jardim de inverno quando tiver cheio de neve…   

Vasos luminosos… É grandioso!

Os vasos decoram de forma glamourosa e grandiosa o seu jardim de inverno, preenchem espaços vazios, destrutura a área e promete dar um novo ar. Eles ficam bem por toda a parte, até em cima do relvado, escolha uns grandes, médios e pequenos e faça assim uma (des)construção personalizada e à sua imagem. Opte por vasos luminosos, cria um charme irreverente, ilumina o espaço e no inverno o seu jardim está sempre cheio de luz!

Costuma aproveitar o jardim no inverno? Diga-nos o que o deixou encantado.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!