Como e onde usar iluminação de parede?

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O desenho da iluminação, não só é um elemento importante para a decoração dos espaços, tal como é  ideal para criar diferentes ambientes e efeitos visuais no interior e exterior do seu lar! Com um design moderno, minimalista, orgânico ou vintage, ela é desenhada para servir o habitante , proporcionando momentos únicos de lazer. Neste artigo, mostramos-lhe alguns ateliers e as suas propostas originais que servirão de inspiração para o seu dia-a-dia. Assim sendo, se o seu desejo passa por acompanhar a estética do design de iluminação, o gosto pelo detalhe e bem-estar no conforto da sua habitação, este artigo é o indicado para si. 


Inspire-se com as propostas e ponha em prática as suas ideias para uma decoração diferente e única em sua casa!

Introdução às lâmpadas de parede

O design é um dos pontos mais importantes que uma iluminação de parede precisa de ter! Moderna, vintage, minimal, entre outros, a iluminação sintetiza e personaliza os espaços, dando-lhe um ambiente diferente perante o uso controlado da fonte de luz. Tome atenção: os espaços bem iluminados durante este período do ano, caracterizado pelos dias cinzentos e chuvosos, são necessários para uma optimização do trabalho realizado por casa. Neste caso, a iluminação artificial para parede pode proporcionar um equilíbrio e um ambiente interior calmo e familiar, sintonizado com os restantes elementos. Assim sendo, o design deste tipo de iluminação, juntamente com os materiais usados no interior deste espaço, fazem de cada proposta um exemplo de integração e unidade ao nível da linguagem estética. 

Um conceito que poderá ser útil para a renovação do seu espaço interior ou exterior!

Algumas vantagens

Uma iluminação de parede pode ajudar a criar diferentes e encantadores ambientes, até nos espaços menos frequentados durante o dia (como o corredor, por exemplo). Deixamos o seguinte exemplo: a iluminação fluorescente pode não ser a sua primeira escolha quando você pensa em decorar o seu interior. No entanto, as lâmpadas fluorescentes podem conter uma luz branca, que muitas vezes é incongruente com a decoração circundante e cria um ambiente frio. Nesta imagem observa-se o oposto: o interior tradicional é contrastado com uma iluminação rectangular de parede, com uma estética minimal de luzes ascendentes e descendentes.

Onde usá-las?

Pratos de Luz FOREVER IN LOVE e FOREVER RICH: Sala de estar  por GOTO
GOTO

Pratos de Luz FOREVER IN LOVE e FOREVER RICH

GOTO

Um proposta claramente diferenciada das restantes, desenhada com um respeito excepcional, com qualidade e acima de tudo com imaginação. O design de uma iluminação para ter êxito, não basta ser um produto agradável e de qualidade mas deverá concentrar-se no gosto e estilos de vida do habitante. O melhor ambiente para receber uma iluminação diversificada também pode ser a fachada exterior. Isto, porque geralmente deixamos essa parte mesmo estudada, quer na iluminação ou noutros elementos. A utilização de poucas e bem distribuídas lâmpadas podem fazer a diferença e mudar toda a imagem da fachada. Aproveite a oportunidade para fazer os seus testes!

Como usá-las? Qual o melhor formato?

Entre as possibilidades na decoração do seu lar, deverá direccionar a atenção para os tipos de lâmpadas e formatos a serem escolhidos. Para utilizar lâmpadas com maior poder de iluminação, utilize lâmpadas de halogéneo ou fluorescentes. Com esses elementos é possível adaptar a decoração escolhida de acordo com o espaço disponível, tal como o seu ambiente. Não é boa ideia iluminar o seu espaço com lâmpadas incandescentes, pois essas gastam mais e têm uma vida útil curta. Evite este tipo de lâmpadas para não dar um tom amarelado ao seu ambiente. Se desejar escolha lâmpadas coloridas para espaços mais vivos, como paredes com quadros, entre outros.

Qual o tipo de parede para a iluminação?

Criar ambientes interessantes e criativos em casa é sempre uma tarefa divertida. Deixamos este projecto como exemplo da ligação entre a iluminação e a parede. Com azulejos que cobrem a parede principal, a ideia da profissional consistiu em utilizar elementos que imitam texturas de madeiras em diferentes cores. O posicionamento simétrico das fontes de luz sobre cada elemento, trazem um resultado artístico perfeito. O jogo de cores, texturas e a madeira do armário criam um harmonia fantástica nesta pequena e bela casa de banho. 

O exemplo perfeito

O exemplo perfeito está na junção entre vários estilos num só objecto. A primeira impressão é sempre importante e certamente será sobre o conjunto de lâmpadas a serem instaladas no seu lar que você dará mais atenção. Para isto, observe muito bem como a iluminação é composta, o seu material e a sua forma. Saiba colocar as pequenas iluminações onde as sombras estão mais presentes e distribua essas mesmas pelo tecto. A ideia é equilibrar ao máximo a forma com que a iluminação é presente no ambiente

Estude o espaço disponível no seu lar e mãos a obra!

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!