10 fachadas de casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A diversidade de formas, estilos e desenhos da arquitectura é infinita, depende da criatividade e do génio dos profissionais e dos proprietários de cada residência que desejam imprimir nela parte da sua personalidade.

Um tema recente da arquitectura actual é a superfície dos terrenos cada vez mais reduzida e que leva a que se construam conjuntos habitacionais com lotes de poucos metros de frente, com a única possibilidade de distribuir os espaços em profundidade e na vertical, em dois ou mais pisos. Ainda assim, e apesar das limitações, é possível construir algo que seja mais do que uma simples “caixa” para dormir, criando desenhos únicos, inovadores e originais, com personalidade própria, qualidade estética e funcionalidade, fazendo da casa um lugar perfeito para habitar, em toda a extensão da palavra.

Neste livro de ideias, vamos mostrar dez fachadas de casas com poucos metros quadrados. Se a sua casa tem uma frente pequena e deseja realizar uma mudança, leia com atenção, tome notas e inspire-se nas ideias dos profissionais que trazemos até si.

Uma casa colorida

O estúdio Taller Estilo Arquitectura criou uma fachada bem colorida, de um intenso tom rosa, acompanhado por abundante vegetação. O seu desenho é discreto: formas simples, portões de metal negro e uma orientação que lhe permite receber a luz solar de frente. A combinação de cores e espaços com vegetação abundante cria ambientes misteriosos e acolhedores que convidam a entrar e descobrir o que existe no interior da casa.

Beleza funcional

Casas modernas por Wowa

A casa que vemos nesta imagem, projectada pelo estúdio Wowa Arquitectos, corresponde a uma vivenda construída para um casal que queria viver de forma prática, cómoda e simples, evitando ao máximo as complicações.

Considerando que o terreno se localiza numa esquina, a casa conta com duas fachadas principais, uma com acesso pedonal e outra para automóveis. Para a construção da casa foram escolhidos materiais e cores que se destacam entre a paisagem, dando origem a uma fachada simples e elegante. Assim, o volume exterior está coberto de ripas de madeira avermelhadas e possui, ao centro, uma longa janela de estrutura em preto que oferece vistas sobre o exterior, sem nunca retirar privacidade aos moradores. A vedação é de ferro cinzento, abrindo para o caminho que conduz à porta e enquadrando o pequeno jardim da frente.

Fachada geométrica

O estúdio Disain Arquitectos apresenta-nos esta fachada. A vivenda, de estilo contemporâneo, abre-se ao exterior por um grande pórtico de acesso que permite a entrada dos automóveis e o acesso pedonal. Este pórtico cobre-se com um volume cúbico que se destaca, sobre a fachada branca, pelo seu perímetro cinzento que emoldura uma faixa de madeira e uma janela. Uma linha delgada de madeira decora o volume do segundo plano, mostrando um desenho simples, mas que se destaca por entre os demais.

Rosto de pedra

Esta casa está localizada na cidade de Reynosa. Com sete metros de largura, o estúdio Modulor Aquitectura, desenhou uma fachada funcional, sofisticada e contemporânea. O segredo? Utilizar um material tradicional como a pedra, com formas geométricas que rompem com as disposições mais comuns, utilizando, neste caso, o volume rectangular de forma a deixar à vista a entrada da zona de estacionamento e a grande janela do piso superior cuja estrutura dá um toque de modernidade à obra final. As placas de pedra em forma quadrangular incrementam o sentido geométrico da casa, assim como o desenho horizontal dos portões de ferro. Uma casa que tem um aspecto moderno, arrojado e com muito estilo.

Uma fachada em altura

O estúdio Neutral Arquitectos trabalhou nesta casa, aumentando a superfície de construção, transformando a zona de estacionamento, o jardim e embelezando a sua fachada. A fachada consiste numa série de planos e ângulos que saem e se escondem em distintas profundidades debaixo de dois volumes que abrigam e protegem o espaço, funcionando como guarda-sol para as janelas. Uma varanda surge no segundo piso sobre a entrada principal, conectando, integrando ambientes e oferecendo uma adequada ventilação. Graças ao conjunto de janelas, a casa brilha reflectindo a luz do sol e um toque de vegetação pinta de alegria e vida a vista.

Muita cor

Casas minimalistas por AD+d
AD+d

DETALLE DE ACCESSO

AD+d

Em Puebla, encontramos a Casa GI, desenhada pelo estúdio AD+D. Trata-se de uma casa construída num terreno de topografia irregular, pelo que está projectada em vários desníveis. Na fachada são visíveis um primeiro e segundo piso, mas se nos focarmos bem podemos observar umas janelas perto do chão, o que indica que há uma planta abaixo do solo. Os arquitectos decidiram colocar uma série de pequenas janelas para iluminar toda a cave e primeiro piso, deixando totalmente plana a parte alta da parede. O cor-de-rosa da parede contígua domina a vista pelo que a colocação de detalhes foi feita com moderação e descrição. Um projecto que se destaca pela sua beleza, cor, geometria, precisão e pela força do seu desenho.

Uma casa vistosa

  por 810 Arquitectos
810 Arquitectos

Estado Actual

810 Arquitectos

O estúdio 810 Arquitectos traz-nos um projecto que consistiu na remodelação de uma fachada, procurando modernizá-la e fazê-la sair da monotonia da repetição existente à sua volta. O projecto consistiu em revestir a parede alta com placas de pedra polida, deixando dois pequenos nichos acima da porta para criar um jogo de sombras e profundidades. As janelas foram enquadradas num alto relevo em cor café, com um detalhe de pedra ao centro, oferecendo uma fusão perfeita de texturas e cores com um toque de modernidade, oferecido pela transparência das janelas e pela porta.

Casa moderna

Esta casa tem uma fachada de desenho simples e moderno. A entrada principal é coberta por um terraço situado no segundo piso de onde surge um volume rectangular com uma esquina transparente. Por baixo, a partir da zona de estacionamento, sai uma pequena escada que nos leva à entrada principal. A grade de ferro é de um desenho moderno de painéis com cabos de aço que permite visibilidade, enquanto oferece segurança a todo o espaço. Um projecto do estúdio Aura Poyecta.

Uma casa com nova luz

Por fim, a fachada desta casa, projectada pelo estúdio Cenit Arquitectos, cobre-se de nova luz e estilo, distinguindo-se das demais. O novo rosto da casa mantém a estrutura original: uma varanda no segundo piso, um pátio fechado e entradas separadas de automóveis e pessoas. O desenho do espaço de estacionamento criou-se por formas geométricas. O portão é de ferro negro e com um desenho contemporâneo. A entrada pedonal criou-se como se fosse um nicho revestido de placas de pedra iguais às da parede da varanda do segundo piso. Na construção destacam-se dois detalhes especiais: a guarda protectora da varanda em vidro que dá um toque de elegância e brilho e a jardineiras de onde surgem três pequenas árvores que oferecem um toque de natureza e se destacam do fundo branco.

O que achou das dicas que aqui deixamos? Vai utilizar alguma na sua casa? Deixe-nos as suas respostas. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!