1001 paletes: Tudo o que precisa de saber sobre o design de paletes

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se nalguns artigos vamos sugerindo algumas dicas DIY ou ideias de móveis com paletes, hoje caros leitores, temos um artigo COMPLETO! Diga lá se isto não é fantástico, hum?! Nós por cá sabemos que adora tirar estas ideias, sabemos também que fica sempre boquiaberta quando descobre as mil e uma utilidades das paletes e quando vê o quão fantástico fica o resultado final… E pensa mas porquê que não faço um assim para mim?… Mas talvez esteja na hora de deixar de pensar e supor, para pôr agora em prática, estas ideias. Só para que fique ainda mais in das paletes, damos-lhe quatro boas razões para ter pelo menos um móvel palete em sua casa:

# ao construir ou ao ter o seu móvel palete, independentemente da divisão, tem a certeza da originalidade do produto, por mais que seja copiado ou retirado de inspirações, ele sairá único, pois cada objeto construído manualmente é simplesmente irrepetível. 

# pode personalizar o seu móvel. Ao construir você mesmo o seu mobiliário com paletes pode escolher as cores, a forma, as dimensões. É feito segundo os seus critérios e isto basta, para ter um móvel à sua imagem.

# o preço, sem dúvida que esta é uma opção super low cost, praticamente a custo zero. Pode arranjar paletes gratuitamente em fábricas ou lojas. O toque final (se pretender), tal como uma pintura é quase irrisória, até pode ter um pote de tinta em casa ou alguém que tenha um resto, que lhe pode oferecer.

# o orgulho, quando temos algo feito por nós, temos sempre gosto em mostrá-lo. Levanta a nossa auto-estima por saber que somos capazes de tantas coisas. Basta acreditar em nós mesmos. 

E agora, está à espera do quê para criar o SEU móvel palete?… Há sempre mil e uma ideias que se pode fazer com elas, mas nós já dizemos uma pré-seleção e trouxemos-lhe seis. Quer espreitar e pôr mãos à obra?! Então venha daí!

1- Vamos começar a partir de um clássico: a cama

Parede e piso  por homify

É isso vamos começar pela cama, não que queremos embalá-lo logo de início, mas porque sabemos que este clássico é um dos mais procurados e amados no mundo DIY! Existem umas tantas e quantas opções de fazer uma cama com paletes, mas esta é talvez a mais básica de todas, e sem dúvida a mais prática delas todas também. Tão fácil quanto parece, que até parece mentira… mas é bem verdade, é só encaixar e encostar umas quantas paletes, que pode deixar no seu estado bruto, colocar o colchão, a roupa da cama, almofadas e nada mais!! É mesmo incrível, mas é assim mesmo! Nós gostamos de descomplicar, você também?

Se está mais na onda minimalista, se for estudante ou acaba de entrar numa nova casa e tem tantas coisas para comprar, então o melhor será considerar esta opção, em vez de dormir com o colchão no chão. Esta cama assim dá muito mais cenário e modernismo ao quarto. É caso para dizer que ficou 'brutal'! Quantos de vós irá levar esta ideia até ao seu quarto? (queremos saber… )

2- O jardim na parede

Varanda, marquise e terraço  por Pop up Pallets
Pop up Pallets

pallet tuin Medium: Butterfly

Pop up Pallets

Sonha em ter um jardim, mas népia… não é possível, não tem espaço verde ou vive num apartamento, então caros leitores esperamos que esteja sentado, é que encontramos a solução top dos tops. Acreditamos que hoje agradamos a Gregos e a Troianos!! Pode ter o seu jardim na vertical, usando uma palete, wow!! E se tiver um jardim bem amplo, não nos importamos, pode copiar esta ideia também, assim tem mais espaço para ter flores e mais flores.

É tão fácil, basta virar a palete ao contrário, fixar umas tiras de madeiras para suportar a terra, pendurá-la à parede ou apenas encostá-la, rechear cada compartimento com terra e respetivas flores ou sementes… et voilá! Esta é uma ótima solução também para colocar as plantas aromáticas na sua varanda, assim não tem desculpa para não temperar os seus pratos com mais sabor ainda! Além disso confere um look bem mais alegre à sua varanda! Todo o espaço é assim aproveitado.

3- A mesa carrinho de café

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Tudo sobre rodas, como quem diz, tudo sob controlo! As mesas de centro ou as mesas de café com paletes são sem dúvida uma grande tendência, bastante usada por designers/arquitetos de decoração, como nesta sala decorada pela Lavradio Design, em que não prescindiram do toque DIY para embelezar mais ainda esta sala de estar. Isto para dizer que nem todos os móveis da nossa casa têm de ser comprados, o toque personalizado e recuperado dá maior alma à sua casa, diferencia-a de todas as outras. 

Tão simples de fazer, uma palete, parafusar rodas, que pode comprar em qualquer loja de bricolage… et voilá, o resultado fica pronto em menos de nada. No entanto, se pretender pode envernizar a palete ou pintá-la de uma cor forte ou branca, tudo dependerá do mood que tem na sua casa. Não tenha medo, arrisque, porque não tem nada a perder!

4- O escritório

Secretária com madeira de paletes: Escritório  por Armazém 9
Armazém 9

Secretária com madeira de paletes

Armazém 9

Hora de trabalhar!! Ups não tem secretária… Sem stress, temos a solução barata para si! E é claro que a secretária é feita com paletes, já que todo o artigo é baseado neste material recuperado. Esta é mais uma forma ou ideia que pode desenvolver a baixos custos, pois porque ter um cantinho para trabalhar em casa, faz bastante falta, ora porque o trabalho arrasta-se até casa, ora porque gostamos de ter um lugar para ter o computador e organizar as papeladas da casa. 

Mas afinal como posso construir a secretária para o meu escritório?

Na verdade existem muitas soluções para ter uma secretária com paletes, há vários modelos, o que é positivo, uma vez que é versátil. Neste exemplo, recortaram a parte de baixo do tampo, mas se preferir pode deixá-la, servirá de gavetas. Depois para suportá-la poderá fazê-lo com um tripé ou dois ou ainda com paletes. Para finalizar, é colocar um tampo de vidro ou outra superfície lisa, para trabalhar com mais comodidade. 

A cor? Esta fica ao seu critério!

5- A biblioteca

Sala de estar  por asdf
asdf

Libreria da parete in abete

asdf

Estantes ou bibliotecas nunca são de mais lá em casa, quer por servirem de suporte para livros ou para expor umas decorações. É bastante simples de fazer, pode juntar a quantidade de paletes que pretender, para criar tamanho ou largura, é só virar a palete ao contrário e fixá-la à parede. Depois? É só arrumar os seus livros ou outros acessórios bonitos. 

Aos poucos vamos construindo a mobília da casa toda…

6- A cadeira de jardim

Varanda, marquise e terraço  por palettenmoebel.at
palettenmoebel.at

Der Sitz Ferdl

palettenmoebel.at

Já dormimos, já plantamos flores, já bebemos café, já trabalhamos, já arrumamos… agora relaxamos!! E onde? Vamos até ao jardim! Sim, é verdade, mesmo o jardim da nossa casa pode seguir esta tendência, que vibra de estilo urbano. Um encaixe de paletes, entre o assento e as costas das cadeiras, veja qual é a inclinação que quer ter, quando ficar sentado e depois é só fixar. Poderá pintá-las antes, com cores vibrantes para um jardim com efeito beach.

Uma lista de ideias com pinta que promove uma atitude sustentável. 

É fã deste tipo de mobiliário? Alguma destas sugestões vai querer copiar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!