Quartos de sonhos para dormir como um anjo!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Chalé das Três Esquinas, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Quartos ecléticos
Loading admin actions …
Dicas, cores, misturas de estilo e organização perfeita: os quartos dos decoradores apresentam muitas ideias para reproduzir e inspirar-se!

Quando organizamos um quarto, queremos criar um ambiente que seja propício ao bem-estar ao descanso, à fuga, aos sonhos… Queremos, simplesmente, um quarto de sonhos, como aquele dos hotéis mais bonitos. Seja fã do estilo contemporâneo, romântico, clássico, boho escandinavo, étnico… o trabalho e a dedicação para criar o seu quarto de sonho é o mesmo. E não é uma tarefa fácil. Por isso, para ter a certeza de criar e ter a atmosfera idílica, quando escolhe os seus móveis, pinturas, papéis de parede, iluminação ou decoração pequena, não deve perder de vista o tema principal do seu quarto. Tudo deve ser coerente, para que tenha um quarto à sua imagem. 

Para o ajudar reunimos as melhores dicas. Não as perca de vista!

1. Aposte em revestimentos quentes e diferentes

Um quarto de sonho não tem necessariamente ter paredes pintadas de branco. Arrisque! 

Cor? Madeira? Pedra? Papel de parede? Qualquer uma destas opções é perfeita para criar um ambiente quente e cozy no seu quarto. Mas se não souber qual destes materiais? Pode combiná-los, o resultado ficará surpreendentemente de sonho, é garantido.  

2. Textêis, texturas e tudo que o torna o quarto comfy!

Se há coisa que sabe mesmo bem na vida é enfiar-se na cama e sentir o conforto das mantas, dos lençóis, das almofadas… Precisamos deste contacto, não há dúvidas. Uma relação platónica que deixa qualquer parceiro com inveja!! (chiuu)..

Por isso sonha alto… e veja a vida em grande no seu quarto. Não poupe no conforto, porque todos sabemos que é nesse pequeno espaço que queremos recuperar toda a energia para recomeçar, a cada dia. 

Mas a verdade é que estes detalhes fofos não deixam apenas o quarto mais cozy, eles encarnam o acessório perfeito para uma decoração e transformar a custo reduzido o seu quarto. Existem de todos os tipos: quadrados, redondos, retangulares e isso para todos os estilos, todos mais tendências uns que os outros, por isso faça a sua escolha!

3. Faça entrar o verde no seu quarto

A tendência de plantas verdes ou galhos rodeiam o nosso interior, já há algum tempo. O que não era tão habitual era vê-los no nosso quarto. Mas a verdade é que os mitos associados a eles, já estão para trás das costas e entram em alta no design de interiores dos quartos de sonhos. Criam um ambiente tropical e repleto de vida. 

Se achar que falta de um je ne sais quoi ao seu quarto, não hesite em colocar um pouco de verde: cactos ou outras plantas, pequenas ou grandes, em vasos ou em cestos de vime… Verduras (eucalipto, oliveira) ou plantas secas (gipsófilas, Estátice – Limonium sinuatum… ) suspensas à parede proporcionam um efeito delicado. 

4. Organizar: a regra de ouro

Pode parecer básico, mas a verdade é que nem sempre é a primeira ideia que nos ocorre quando queremos dar um novo look ao nosso quarto. 

Um quarto pesado, com muitas tralhas e roupas será tudo menos um quarto de sonho. 

Faça uma seleção e limpeza. Dá trabalho. Perde horas. Mas irá compensar, sem dúvida alguma. 

A organização passa pelos seus guarda-roupas e cómodas, como pelas estantes e prateleiras. Doa, venda ou deite fora o que já não quer e o que já não usa. Veja neste artigo como organizar um guarda-roupa: Ideias para roupeiros, para ter tudo em ordem!

4. Cuide das cores e texturas

Se um quarto é um lugar de descanso, há que cuidar as cores que escolhemos para este espaço. Mas sem nunca esquecer que deve ser ao nosso estilo. Se algumas cores respeitam a Filosofia do Feng Shui, mais apropriadas a um espaço onde se descansa. Não há nada que proíba a aplicação de cores mais fortes. O que deve mesmo reter para colorir um quarto é que deve introduzir a cor por pequenos toque e com cuidado. Por isso, que pode perfeitamente colocar vermelho ou amarelo no quarto, desde que sejam apontamentos, como uma lâmpada ou roupa de cama, por exemplo. O truque é variar na intensidade das cores, preferindo mais um amarelo mostarda ou um cor-de-rosa invés de vermelho. 

Reunimos as melhores cores e combinações para um lugar de sonho: 

→ Tons pastel: 

a escolha da cor é o que irá favorecer o ambiente do seu quarto. Tendo em conta que é um lugar de repouso pode privilegiar os tons neutros e pastel, de modo a proporcionar um ambiente cozy, agradável e relaxante. Nessa paleta de cores destacamos o cinza, pérola, bege, taupe. Para despertar as cores que alguns poderão considerar deslavadas, pode adicionar aqui e ali alguns toques de cor mais fortes.

→ Monocromático:

Se algumas pessoas atrevem-se e assumem um espaço monocromático, pintando as paredes inteiras e combinando o mobiliário e a roupa de cama, o melhor que deverá fazer é apostar nas diferentes tonalidades, para não ficar a detestar a cor depois de um tempo. Por exemplo, se optar pela cor azul, pode optar por um azul claro nas paredes, azul noite na cabeceira da cama e azul turquesa na roupa da cama. Geralmente, prefere-se brincar com o monocromático com cores como o azul, o verde, o bege ou o cinzento. Evite uma paleta monocromática vermelha ou cor de laranja. 

→ Cores sóbrias

Para um efeito mais elegante, prefere-se tons escuros como belas cores de bordô, roxo ou taupe numa paleta acetinada ou brilhante. 

→ Cores brilhantes

Para um quarto com vida e cheio de ritmo, aposte-se em cores mais vivas: azul, verde, rosa, amarelo… Perca a cabeça! Evite o monocromático, para não cansar e criar um espaço muito energético-

→ Cor natural

Para um quarto delicado opte por tons de brancos e bege, misturados. 

As tendências que deve seguir em 2018

Então, como é o quarto de sonho em 2018? Numa palavra: sonhador.

Reveste-se em materiais nobres, como o linho e percal. Em termos de cores, a roupa de cama anda à volta do atemporal e clássico branco, por vezes com alguns padrões ou pequenos pompons. Se o rosa e alguns padrões ainda são novidades nas capas de edredão, nós adoramos este regresso tão delicado e pacífico. Para o mais originais, há também opções com padrões geométricos ou florais em formato XXL, perfeito para despertar o seu cantinho de noite!

Resumindo, a roupa de cama prende-se nas tendências da moda (boémio, étnico-chique, estilo escandinavo… ), mas sabe nos deixar mais criativos, deixando-nos arriscar mais à vontade nos materiais, nas cores e também nos padrões. Para um cantinho perfeito, tendência e confortável não se esqueça de cuidar da cabeceira da cama: flores secas, quadros, banco invés de uma mesa de cabeceira… Estes dão o ritmo ao espaço!

A lista de profissionais

E quando não temos tempo, paciência ou pouco jeito, há que recorrer a profissionais especializados na matéria. É o melhor que pode fazer. É claro que tem o seu custo, mas a verdade é que fica de consciência tranquila e com a certeza de ter um resultado irrepreensível no final. 

designer de interiores, o decorador ou arquiteto de interiores irá ouvir as suas preces e transformar os seus desejos mais profundos em sonho real. Pense no que quer, o que pretende mudar e no valor que quer/pode dar. O profissional poderá procurar alternativas de móveis ou decorações mais baratas se for necessário, não hesite em falar com eles e em pedir orçamentos. 

Onde encontrá-los?

É fácil, na nossa plataforma tem acesso a uma vasta lista de contactos de profissionais portugueses. Pesquise no separador profissionais e filtre-os pela sua área de residência, para evitar custos acrescidos, nomeadamente de deslocação. Aprecie os projetos realizados por cada um deles e inspire-se! 

O que deve saber mais?

Está neste livro de ideias: Quarto de sonho: 25 ideias elegantes para quartos de dormir.

Como é o seu quarto de sonhos? Deixe-nos saber!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista