A pureza do branco num apartamento moderno

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Para quem não conhece, a Junqueira é uma rua de Lisboa. Situada na frente ribeirinha, numa zona nobre de estreito contacto com o rio Tejo, esta rua é um local privilegiado para se viver. E é ali que se encontra o apartamento que agora lhe queremos apresentar!

A cliente desejava um apartamento moderno, luminoso e funcional, e o projeto, da autoria do gabinete ’Borges de Macedo, Arquitectura.’, tudo fez para cumprir com esses propósitos. Para isso revestiu todas as superfícies funcionais de branco e apostou em materiais que transmitissem a noção de continuidade, como os móveis lacados ou os espelhos ocasionais.

O produto deste trabalho minucioso e criterioso foi um apartamento único, com um toque de pureza contemporâneo, e até um pouco minimalista.

Mas chega de descrever e passemos às fotos. Vamos conhecer um pouco deste apartamento tão belo quanto incomuml!

Sala de estar moderna com um toque de inocência

Renovação de apartamento na Junqueira: Salas de estar modernas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

A sensação de espaço como entidade abstrata, um dos conceitos de base para a reconstrução do apartamento, é imediatamente visível neste espaço incrível. Paredes e tetos brancos, e chão autonivelante na mesma cor unificam as superfícies criando a sensação de continuidade e amplificando a luminosidade.

Chão autonivelante, questionar-se-á o leitor? Sim, esta foi precisamente a escolha do material de pavimento que confere maior sensação de continuidade, pois trata-se de uma pasta que e vertida no pavimento e que se auto nivela. Com este material não há lugar a juntas ou a encaixes, e o acabamento pode ser mate ou brilhante, mas sempre sem falhas. Para além além de cumprir os requisitos dos autores do projeto ainda é muito resistente e durável, e com um preço que acaba por ser atraente.

O mobiliário minimalista em branco lacado como as estantes e os nichos embutidos na parede à laia de estante perpetuam esse espaço e essa continuidade. Outro mobiliário de design moderno e atraente, como a mesa de centro, em cores mais fortes criam um contraste, sem retirar fluidez ao espaço.

Uma tela com um desenho quase infantil imprime alguma e um cunho jovem e quase infantil ao espaço.

O ambiente que se poderia tornar algo frio torna-se confortável com sofás poltronas e otomanas que convidam a sentar.

A sala de jantar em open space

Renovação de apartamento na Junqueira: Salas de jantar modernas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

A sala de jantar funde-se com a sala de estar e completa-a. Aqui a compartimentação entre os espaços nunca é total e pode observar que este espaço é separado da zona de cozinha com uma parede falsa, que aloja amplos armários com espaço para arrumação.

O mobiliário é alegre e colorida, quebrando a brancura envolvente com notas de cores quentes e um design retro muito anos sessenta que se enquadra na perfeição.

Um candeeiro de teto com um ar moderno e até um pouco futurista completa do cenário na perfeição!

Uma cozinha que até dá pena sujar

Renovação de apartamento na Junqueira: Cozinhas modernas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

O branco imaculado impera por toda a casa, no seu minimalismo cromático e a cozinha não é exceção. O mobiliário branco lacado é no entanto ocasionalmente interrompido por equipamento topo de gama, como é o caso do magnífico frigorífico, em cinzento metalizado, do aço inoxidável.

Também a bancada da cozinha em tons de cinzento-escuro e até preto, estabelece um contraponto com o branco.

Uma cozinha minimalista, e muito moderna, mas prática e funcional, com todos os requisitos de organização e eficiência ne necessários no dia-a-dia.

Tão limpa e tão brilhante que até dá pena sujar aos cozinheiros mais desastrados!

O acesso aos quartos no andar superior

Renovação de apartamento na Junqueira: Corredores e halls de entrada  por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

Na foto acima vemos a simplicidade quase espartana do átrio de acesso às escadas que conduzem ao piso superior. Aqui a hegemonia do branco é quebrada pelo calor da madeira. Um aparador simples, com um ar antigo e monolítico, poderia é uma escolha estranha para colocar neste espaço, mas estranhamente dá a sensação de pertencer ali desde sempre!

E passo a passo chegamos… ao closet

Renovação de apartamento na Junqueira: Closets modernos por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

Um efeito original é o que estes tapetes castanhos dão ao closet, se é assim que podemos chamar a esta área. Um tom natural em meio da brancura! 

Separada do quarto por um armário vertical de proporções bastante generosas, esta área é um excelente exemplo de como se pode obter uma separarão física de compartimentos sem na realidade compartimentar o espaço construindo paredes!

Entremos no quarto!

Renovação de apartamento na Junqueira: Quartos modernos por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

O quarto é simples, despojado, como não poderia deixar de ser. Mas é também acolhedor, com mobília em castanho natural de design original e moderno. A iluminação indireta cria a atmosfera de calma tão necessária a uma boa noite de sono.

Apetece deitar neste edredão tão bonito como convidativo, e mergulhar numa noite repousante entre estes lençóis verdes e brancos, não é verdade?

A casa de banho está perfeita!

Renovação de apartamento na Junqueira: Casas de banho modernas por Borges de Macedo, Arquitectura.
Borges de Macedo, Arquitectura.

Renovação de apartamento na Junqueira

Borges de Macedo, Arquitectura.

E por último a casa de banho! Simples e prática, com um ar bem jovem. A loiça sanitária tem um design funcional, mas original e muito bonita. Um espelho de grandes dimensões sob a janela horizontal preenche toda parede e prolonga a sensação de área do espaço tornando-o luminoso e conferindo-lhe um aspeto muito clean.

Um apartamento com uma linguagem de construção de imagem moderna, luminosa e abstrata! Tudo o que a proprietária almejava e nós cobiçamos!

Gostou desta casa de banho tão moderna e minimalista? Veja mais lendo o artigo…

Renovaria um apartamento assim, ou prefere algo mais clássico? Conte-nos os seus projetos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!