Salas de jantar escandinavas por 커먼그라운드

Recuperação de habitação para casal recém-casado

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo de hoje, vamos conhecer uma casa coreana encontrava em mau estado de conservação. Para que o casal recém-casado pudesse lá começar uma nova vida, era necessária uma considerável intervenção de modo a tornar o espaço mais moderno, confortável e funcional. Na Coreia do Sul, muitos casais jovens optam por adquirir e restaurar casas antigas em vez de comprar espaços novos com preços irrealistas para o orçamento médio de pessoas desta faixa etária.

Façamos, então, uma visita virtual a este espaço de apenas 50 m² projecto pelo gabinete Common Ground. A casa é pequena, mas a configuração do espaço destaca-se e as ideias em termos de design sobressaem.

Móveis antigos e gastos

Comecemos por ver o estado prévio da casa. A cozinha tem móveis antiquados e em mau estado. As portas têm um aspecto gasto e algumas estão a cair o que constitui uma ameaça para a segurança dos moradores. Os electrodomésticos eram antiquados e a luz branca oferecia um ambiente frio. O mosaico roxo a revestir a parede não se harmonizava com o espaço. O chão estava ainda em bom estado. Necessitava, apenas, de uma limpeza.

Cozinha ligada a uma zona de estar

Os profissionais responsáveis pela intervenção optaram por ligar a sala de estar e a cozinha. Agora, ambas as divisões aparecem integradas, partilhando o mesmo espaço. O balcão da cozinha forma um “U”, um desenho muito comum quando se trata de apartamentos pequenos. Para as paredes, optou-se por azulejo de metro, muito tendência na decoração de interiores contemporânea. Os armários em azul acinzentado são um bom apontamento de cor para alegrar o espaço. Destaquem-se, ainda, os candeeiros de tecto que acompanham o formato da cobertura de duas águas. Em relação à primeira imagem, a transformação é absoluta. O espaço velho e usado é agora uma zona social agradável e bem decorada.

A cozinha espaçosa

Como já mencionado, a simpática cozinha organiza-se em ’U. O desenho em U’ proporciona a este espaço uma certa independência em relação à sala. Os armários em azul celeste são complementados pela bancada branca e brilhante. Se os moradores tiverem convidados, podem continuar a cozinhar, interagindo com os mesmos. 

Configuração de espaço interessante

Em apartamentos pequenos, todos os recantos contam e é interessante ver a forma como os arquitectos e designers de interiores distribuem pela casa espaços com propósitos distintos. Nesta casa, por exemplo, numa só divisão cabe uma cozinha, uma sala de estar e uma zona de trabalho. Todas ligadas em perfeita harmonia. A iluminação moderna é particularmente interessante pelo aconchego que propicia ao espaço. Para além dos candeeiros suspensos, há luzes embutidas no tecto que difundem uma luz indirecta que convida ao repouso. O móvel da televisão é discreto e minimalista. Uma peça de design que valoriza o conjunto.

Varanda apertada e desnecessária

A zona onde agora encontramos um escritório era uma pequena varanda. Tão pequena que não percebemos que uso poderiam os antigos donos fazer dela. As portas eram obsoletas e as paredes estavam em mau estado. Foi, sem dúvida, uma boa ideia ter-se aberto a sala na totalidade e aproveitado este nicho para a colocação de um espaço de trabalho.

Assim sim!

Não fazia, de facto, sentido manter a varanda que vimos na imagem anterior. Sem a porta, o espaço queda-se aberto e abriga um pequeno escritório em frente a uma ampla janela resguardada por persianas. Sobre ele, um candeeiro de design com lâmpadas expostas oferece iluminação quando ela deixa de entrar pela janela. Repare que por baixo da secretária, há uma boa e útil zona de arrumação.

Interiores neutros

O quarto foi pintado em tons neutros. Tal como na sala, também aqui a parede por detrás da cabeceira é em tijolo, um material que pode ficar algo pesado. Porém, depois de uma pintura com branco, a parede ficou leve e moderna. Para iluminar o quarto escolheram-se lâmpadas de halogéneo. A casa está bem equipada em termos de aquecimento e o quarto inclui um ar condicionado facilmente regulável através do termóstato na parede.

Casa de banho com design

Acabamos este livro de ideias na casa de banho, aquela divisão a que, várias vezes, as pessoas dedicam menos atenção pela utilização prática que lhes dão. Não foi o caso. A madeira e os azulejos estilo parede de metro são a combinação perfeita entre tendência e aconchego. As casas de banho brancas são muito populares entre os nossos leitores. A cor expande o espaço e é muito usada em apartamentos com áreas mais pequenas.

O que achou deste antes e depois? De que pormenor mais gostou? Partilhe connosco a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!