Com sentir a Primavera dentro de casa? FÁCIL!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O tempo tem feito das suas entre a chuva que não pára e uns raios solares a darem esperança de uma primavera próxima, ficamos sem saber em que pé dançar. O que é certo, é que vamos contando o tempo que falta para pôr o pezinho na areia, caminhar na brisa primaveril e ouvir o som das cigarras, aquando as jantaradas na esplanada da nossa casa… Hum que saudades disto, não é verdade? 

Mas entre o chegar e o não chegar, entra a data oficial da primavera (20 de março), que está à porta e os dias mais frios de fevereiro que ainda temos, há que fazer alguma coisa à nossa mente, para ela animar e retirar este sentimento depressivo e monótono que traz o invernobrrrr. Mas o quê? 

Bom, temos seis soluções que pode pôr já já em prática, não adianta esperar e adiar mais esta lufada de ar fresco pela sua casa… 'Não se pode deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje', certo? Nem vale a pena dizer que fará na primavera, pois tudo tem de ficar pronto para a receber e já sabe nessa altura haverá coisas mais interessantes para fazer, como aproveitar o bom tempo para passear. Não perca mais tempo, sim? Venha espreitar as nossas dicas e que a bela luz das inspirações de hoje traga uma carga de energia positiva até si, para ter aquela força e vontade de mudar…

… Agora!

1- Ainda março, mas os jacintos florescem! Está na hora de escolher alguns para a sua casa

Paisagismo de interior  por Pflanzenfreude.de
Pflanzenfreude.de

Die Hyazinthe – Pflanze des Monats Dezember

Pflanzenfreude.de

Começamos este artigo com um ar florido e super atrativo… até tem cheiro. Consegue cheirar? É que os jacintos cheiram tão bem…  

É por esta altura do ano que o jacinto (Hyacinthus orientalis) comece a querer florescer, uma planta de jardim, em vasos ou floreiras, mas também de interior, em flor cortada ou dentro de um vaso. Sabemos que as flores trazem uma tonalidade e uma sensação especial ao cantinho da nossa casa, além de serem bastante decorativas, quer pelas cores, quer pela sua forma, traz também o lado natural ao ambiente, que muitas vezes padece de elementos mais vivos e de cores vibrantes. 

O jacinto é uma planta que trará nesta altura do ano aquele sentimento primaveril 'está quase a chegar', as suas cores intensas trazem um bust de energia e a tal tonalidade alegre, que traz a estação da primavera. O seu tamanho varia entre os vinte a cinquenta centímetros, sem dúvida que tem tamanho adequado e beleza para fazer parte de qualquer ambiente… O seu perfume aromatiza naturalmente todo o lugar, proporcionando uma sensação de proximidade com a natureza. 

Agora pode escolher a sua cor preferida, se tiver dúvidas vai um de cada cor!

2- Compre cortinas novas, esqueça o estilo Black & White

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

As cortinas são os tais acessórios de casa, que pode encontrar a bom preço e mudar com mais facilidade. É verdade que ao longo do tempo, vamo-nos fartando de certa decoração em casa e queremos mudar isto e aquilo, mas o orçamento, nem sempre o permite. Por isso, pode mudar pequenos detalhes e decorações, pois já ajudará a criar um ambiente renovado e fresco. 

As almofadas, o tapete e as cortinas da sala são os elementos que conseguimos trocar com maior regularidade, ao contrário de um sofá ou de outro móvel. Por isso, vamos quebrar o mood black & white e vamos dar ênfase a um look mais vivo e alegre, com ar bem fresco primaveril… Não tenha receio em retirar as velhas cortinas brancas e pendurar umas leves e floridas, tais como estas fantásticas, da designer Guild, que as pode encontrar na loja portuguesa Pedro & Osório.

3- Limpe os espaços de arrumação da sua cozinha, talvez tenha mais espaço x algo de novo!

É bastante comum falar das limpezas da primavera… uma vez que estas são mias gerais e profundas. Tira-se tudo de fora dos armários, seleciona-se o que se quer ou não, limpa-se e arruma-se os armários com uma nova organização. É um processo que requer algum tempo, tem de retirar da sua agenda umas quantas horas, dependendo do tamanho da sua casa. Mas porquê esperar? A primavera está à porta e nessa altura queremos é sair de casa e aproveitar o bom tempo, e não ficar em casa a fazer de faxineira… Por isso, vamos começando aos poucos, a cada tempo livre, uma secção/divisão da casa

Começamos pela cozinha, que é bastante morosa e que necessita sempre de uma arrumação e limpeza mais profunda. A cozinha é o espaço de casa que se suja bastante, uma vez que lá se cozinha e mexe com uma série de alimentos que suja. Por outro lado, acabamos por ficar muitas vezes sem espaço, porque vamos empilhando (rápido e mal) isto e aquilo… A solução é retirar tudo para fora, analisar e ver se de facto aquela arrumação é a mais vantajosas, talvez mudar de lugar certos elementos. Com uma boa limpeza e nova organização de certa que terá no final , uma cozinha nova, brilhante, desinfetada, com mais espaço e praticidade. Bora lá arregaçar as mangas!!

4- Pense sobre o que você pode plantar agora na sua varanda: plantas aromáticas!

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Não é necessário ter um jardim para ter o seu mini-quintal com ervas aromáticas, pode ser já na sua varanda, terraço ou se não tiver nenhum espaço exterior na bancada da sua cozinha. Há solução! Além de trazerem ao espaço da sua casa um lado bonito, fresco, cheiroso e verdejante, elas são as melhores aliadas dos cozinhados… Há certos pratos que só ficam bem temperados, com hortelã, salsa, tomilho ou ainda coentros, dão um paladar único e quando são frescos melhor ainda, trazem o lado decorativo ao prato quando é servido. 

Para tornar este cantinho ainda mais atrativo compre uma pequenas placas em ardósia para identificar cada erva, fica super divertido e atrativo. Diga-lá se com isto a primavera não está a chegar?!

5- Dê um update ao seu chão de madeira usado/ piso

Chalé das Três Esquinas: Salas de jantar ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Qualquer chão suja-se em desgaste-se, nomeadamente se for em madeira. Nas nossas rotinas diárias vamos limpando-os com a esfregona, produtos e outros pormenores, mas são sempre limpezas rápidas. É necessário, uma vez por outra, limpar o seu piso com mais intensidade, se for mármore ou azulejo, precisa de mais brilho, produtos específicos ou o vinagre branco ajudará a dar aquele toque cintilante. 

Enquanto que o pisos em madeira precisa de ser encerado, com cera ou outros produtos específicos que pode encontrar no mercado. É um processo menos feliz, mas que tem de ser feito, para conservar a madeira da sua casa e claro para a sua casa ficar com aspeto clean e brilhante!

6- Pinte as paredes do seu quarto

Quarto Tropical | Depois :   por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Tropical | Depois

MUDA Home Design

Se há muitos anos que não dá umas boas pinceladas de cor às paredes do seu quarto, então está na hora de remediar esta situação. Ao longo do tempo as paredes vão se danificando – fendas, sujidades ou bolores são as marcas que vão ficando por lá, como tal é necessário dar um ar fresco a estas paredes. Por outro lado, precisamos de dar um ar primaveril e energético ao nosso quarto, que também tem de ser revestir de primavera.

Veja neste artigo os tons que a Pantone decretou como as cores de 2016, talvez pode ajudá-lo a escolher a nova cor para o seu quarto.

Ficou com vontade de dar um ar primaveril à sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!