Encontre a cadeira de escritório certa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo que hoje temos para si tem como objectivo mostrar-lhe as várias opções que existem ao nível de cadeiras de escritório. Ainda que as prioridades possam variar de pessoa para pessoa, uma coisa é certa, onde quer que recaia a nossa escolha, a palavra conforto remete para uma premissa essencial. Como tão bem sabe, hoje em dia já é possível aliar conforto e design de uma forma harmoniosa e por isso mesmo, o que é importante é que tenha definido na sua cabeça o que está à procura que o resto surge naturalmente. É importante que este local onde vai passar largas horas sentado, seja um lugar onde se sinta bem. Se se sentir bem instalado, o trabalho correrá certamente melhor e se o trabalho correr melhor sentir-se-à mais realizado e consequentemente mais feliz. Vamos a isto?

Defina o seu ambiente

Escritórios e Espaços de trabalho  por SEHW Architektur GmbH
SEHW Architektur GmbH

Einfamilienhaus in Brandenburg an der Havel – Arbeitsbereich

SEHW Architektur GmbH

A primeira coisa a fazer quando está a organizar o seu local de trabalho é definir o ambiente que será o mais propício ao tipo de trabalho que executará no seu escritório. Dependendo se o escritório vai ser apenas o seu lugar de trabalho, ou se será um espaço para receber pessoas, há diferentes aspectos a ter em conta. Ainda assim, e porque um escritório é sempre algo muito pessoal, pense antes de tudo em si e dê primazia às suas preferências. Escolhemos o exemplo fotográfico que vê porque, não só nos parece que este é um exemplar desta divisão de nos deixar de boca aberta, como também por ser um espaço que tem uma aura muito específica. O facto da vista ser desafogada é simplesmente maravilhoso. Na nossa opinião todos os escritórios nos deveriam permitir de alguma forma descansar o olhar. Um exemplo luminoso a abrir o nosso artigo, não acha?

A altura certa

Residential Building in Lisbon: Escritórios e Espaços de trabalho  por Lagom studio
Lagom studio

Residential Building in Lisbon

Lagom studio

Entrando nas questões do conforto há algo de muito importante que deve ter em conta e que tem que ver com a altura certa da sua cadeira. É determinante – especialmente se passa muitas horas na secretária – que a altura da sua cadeira se adeque à sua estrutura, se assim não for, a postura que irá adoptar pode não ser a mais correcta e depois as suas costas irão sofrer as consequências. Cada pessoa tem a sua própria postura e claro preferências. Há quem opte por costas mais baixas, como as da cadeira que vemos na imagem, mas há também quem prefira costas mais altas. Veja qual é o seu tipo de cadeira e faça a escolha a certa.

Descanso de costas

MORADIA ALENTEJO: Escritórios e Espaços de trabalho  por Artica by CSS
Artica by CSS

MORADIA ALENTEJO

Artica by CSS

Ainda dentro da questão relativa às costas da sua cadeira, há algumas coisas mais a ter em conta para além da altura das mesmas e que têm também que ver com conforto. A maioria das pessoas – principalmente as que passam muito tempo à secretária – optam por costas altas e almofadadas uma vez que, quer para a posição de trabalho, quer para uma posição de intervalo/relaxe, estas proporcionam um conforto único. Se procura uma cadeira de escritório para trabalhar por largas horas, a nossa sugestão vai para uma cadeira como a que vê na imagem, sem dúvida que o conforto que sentirá será determinante para o seu bem estar e saúde.

Descanso de braços e cabeça

Tão importante como o descanso de costas é o descanso de braços e cabeça, principalmente quando procura uma posição para relaxar um pouco, ou quando necessita de alongar a coluna – isto é algo que deve ir fazendo com frequência e o facto de ter um encosto de cabeça, ajuda-o neste alongamento – quanto ao descanso de braços, este acaba por ser super importante porque é útil em diversos momentos – não é por acaso que a maioria dos meios de transporte têm um – ainda que à partida estas características pareçam muito secundárias, elas são decisivas para que os seus dias de trabalho corram melhor.

Dureza

A questão da dureza da cadeira é uma outra característica que não poderíamos deixar de abordar e aqui a regra é muito parecida aos colchões que temos na nossa cama: nem muito duros nem muito moles. Se por um lado não nos queremos afundar numa cadeira, por outro, não queremos sentir que estamos sentados e encostados a tábuas de madeira. Como em tudo o resto na vida é determinante encontrar um equilíbrio, pois só assim poderemos desfrutar plenamente do conforto da nossa cadeira de escritório. Ainda dentro deste balanço poderá gostar de uma cadeira mais ou menos acolchoada e aqui já é o seu corpo que terá a resposta, quando experimentar algumas cadeiras diferentes, saberá com certeza qual é a escolha a fazer.

Design

Não poderíamos terminar este artigo sem aludir ao design da sua cadeira. Como tão bem sabe, não gostamos de descurar nada que tenha que ver com a sua saúde, mas também não conseguimos não aludir a um lado estético, que está sempre presente no campo da decoração. Há cadeiras de escritório de diferentes designs e para todos os gostos, aquilo que terá que escolher é qual o tipo de cadeira que mais se adequa à decoração do espaço envolvente. Felizmente hoje em dia, design já não significa falta de conforto e por isso um dois-em-um não será assim tão difícil de encontrar. Voltamos a frisar que em primeiro lugar deve dar primazia ao conforto, pois este determinará o seu bem estar e consequentemente a sua saúde e só depois o design. Não se esqueça que uma cor diferente também fará com que a sua cadeira pareça logo outra, ou a escolha do material, pode dar à sua cadeira um toque diferente e especial. Há várias soluções que o poderão surpreender e acredite que a cadeira do seu escritório pode ser uma bela peça de mobiliário.

Gostou das nossas sugestões?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!