Salas de estar escandinavas por homify

As nossas 7 ideias para sala (para que fique perfeita)

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Da posição do sofá à escolha do piso, decorar uma sala de estar pode não ser assim tão fácil como parece. 

Espaço multifunções e coração de casa, a sala de estar precisa de ser bem pensada, planeada e depois projetada. Há regras e truques básicos que a homify achou por bem partilhar com os seus leitores. Não queremos que lhe falte nada! Por mais dicas que possa ler, há sempre uma nova debaixo da manga. É verdade! Somos um poço de surpresas, por isso, surpreenda-se e continue connosco, neste artigo onde partilhamos 7 ideias essenciais para que a sua sala de estar seja funcional, prática e convidativa. 

Vamos a isso?

1# Ideia de sala: Comece por colocar o sofá

Apartamento Rua Boavista / Lisboa - Apartment in Rua Boavista / Lisbon: Salas de estar modernas por Ivo Santos Multimédia
Ivo Santos Multimédia

Apartamento Rua Boavista / Lisboa – Apartment in Rua Boavista / Lisbon

Ivo Santos Multimédia

Elemento principal, o sofá determina o resto do layout da sala de estar. Na maioria das vezes, contra uma parede para poupar espaço, o sofá também pode ser colocado na diagonal da sala ou contra um móvel, por exemplo, como se separasse dois espaços distintos, tal como a sala de estar e a sala de jantar.

A orientação do sofá baseia-se na entrada da luz da sala e do ponto onde deseja prestar atenção (uma mesa de centro, uma bela vista, uma lareira, uma área de relaxe, uma televisão, entre outros). Uma vez encontrado o lugar do sofá, desenhe um plano de sala de estar coerente aos seus desejos.

2# Ideia de sala: Organize os seus móveis mediante o seu dia-a-dia

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto: Salas de jantar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

A sala de estar é o centro da nossa casa. É pensada e projetada para cada pessoa, não há espaços iguais, por mais que se nos inspiremos aqui e ali. 

Quando estará a pensar no projeto da sua sala de estar, faça um balanço do seu estilo de vida nesta divisão. Quantas pessoas estão lá? Recebe muitas visitas ou nem por isso? Quais são as atividades que predominam? A que momento do dia? O esquema da sala de estar deve estar em osmose com a sua vida do quotidiano. Se tiver crianças pequenas, planeia um espaço livre para que elas possam brincar no chão. Se costuma almoçar ou jantar neste espaço, coloque a mesa mais perto da cozinha e um móvel para guardar os pratos ao lado, etc. Calcule também a distância certa entre o seu sofá e sua televisão…

Numa sala pequena, prefira que o sofá esteja frente a um ou dois assentos (poltronas, puffs, almofadas no chão, etc.) e móveis multifunções, como uma mesa de centro que serve para arrumar ou uma biblioteca (estante) que serve de divisória. Se a sua sala de estar é o seu ninho, onde gosta de se refugiar, oriente o layout em direção a um ponto de atenção (uma lareira, por exemplo) e limite o espaço entre os vários elementos no mínimo (60 cm). Para criar uma sala convidativa, organize várias assentos em frente ao sofá, ou dois sofás, se a área permitir, criar um espaço de conversa. 

Todas as possibilidades são válidas desde que a circulação não seja posta em causa!

3# Ideia de sala: Escolha um piso prático

A sala de estar é necessariamente um lugar de passagem. Seja num apartamento ou numa casa, concentre-se no lado prático. 

Considere também as características da própria sala e dos seus moradores. A sala de estar é frequentada por uma única pessoa ou uma família numerosa? Crianças de tenra idade?  Pessoa com mobilidade reduzida? Animais de estimação? Tem tempo para limpar todos os dias ou apenas uma vez por semana?

A cerâmica é conhecida pelas suas vastas qualidades e, hoje em dia, já se encontra em imitação de madeira,  excelente para criar aquele toque aconchegante à sala, mas sem perder o lado prático e funcional. Existem outras possibilidades: piso flutuante, microcimento, porcelanatos, piso vinílico, mosaico hidráulico ou carpete de fibras naturais, como o sisal, são boas escolhas. 

Atenção: os pisos mais claros requerem mais cuidado e limpeza, uma vez que se vê mais as sujidades.  

4# Ideia de sala: Cuide da iluminação

De manhã à noite, a sala de estar é um espaço onde a luz deve ser abundante – não pode faltar. Neste sentido, antes de construir a sua casa, considere projetá-la para sul e, se possível, com grandes janelas. Tente colocar o sofá perto de uma janela para obter uma luminosidade natural. Prefira as cores claras (branco, bege, madeira, cinzento, verde água… ) para aumentar a sensação de espaço e melhor reflexão de luz.

A sala de estar também é uma sala multifuncional por excelência: vemos televisão, lemos, trabalhamos, jantamos, jogamos, falamos, descansamos… Neste sentido, é preferível multiplicar as fontes de luz direta e indireta para uma sala de estar agradável e perfeita para todas as ocasiões. Como iluminação principal pode optar por spots ou grande candeeiro de teto. Porém, cada atividade pode ser acompanhada por uma luz adequada graças à iluminação complementar: candeeiro de leitura ao lado do sofá, candeeiro perto da zona de jogo, candeeiro de pé perto da lareira… Enfim, vários pontos de luz para uma sala super cozy e agradável! 

5# Ideia de sala: Crie um espaço cozy

Salas de estar escandinavas por homify

Além do lado prático, a sala de estar também é um espaço agradável para viver, no qual deve-se sentir bem.

O layout desta divisão deve ser pensado mediante a sua personalidade. Tome nota do que precisa de fazer antes de começar:

- Selecione as cores e os materiais que gosta mais.

- Observe os lugares/espaços que gosta mais ir (cafés, casa dos amigos, lojas… ), de modo a tirar ideias e perceber como é o seu estilo e a sua onda. 

- Multiplique as almofadas no sofá, elas criam uma atmosfera de bem-estar. 

- Personalize sua sala de estar revestindo as paredes de acordo com os seus desejos: fotos, pinturas, quadros… Traz carácter ao espaço.

- Não negligencie o DIY. Pode optar por recuperar móveis ou comprar peças vintage em lojas e feiras. tanto pode deixá-las como são ou dar um toque de personalidade. 

6# Ideia de sala: Mantenha a ordem

Apartamentos Rua de Trás - Alojamento turístico (7 apartamentos) - Centro do Porto: Salas de estar escandinavas por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design
SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Apartamentos Rua de Trás – Alojamento turístico (7 apartamentos) – Centro do Porto

SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

É muito fácil acumular coisas e pequenos objetos na sala de estar que muitas vezes não servem a nada, a não ser poluir a decoração. 

Por isso, quem diz planeamento, diz arrumação! Não caia na tentação de colocar todos os seus bibelots na mesa da televisão, na mesa de centro, no aparador e assim sucessivamente. Além de dar (mais) trabalho na hora de limpar, a decoração perde o seu fio condutor e todo o espaço fica muito pesado. 

Opte por colocar alguns itens decorativos, bem escolhidos, em cima de prateleiras ou estantes, de modo a criar uma composição agradável e com estilo. 

Por exemplo? Pequenas lanternas, velas, plantas, flores. Escolha-se também pequenos cestos para arrumar as revistas, mantas ou outras tralhas que não devem ficar à vista. Em cima da mesa de centro pode colocar um pequeno tabuleiro com dois outros itens, como uma caixa onde fica o comando da televisão escondido.

7# Ideia de sala: Faça DIY's

Como já referimos no ponto 5, fazer DIY (Did It Yourself) é uma forma de tornar a sua casa mais confortável, mas também mais pessoal. 

Nem tudo tem de ser comprado e não tenha medo de arregaçar as mangas, perder umas horas do seu fim de semana na realização de um móvel novo ou na recuperação de um móvel velho. No final, terá poupado e criado uma peça única. Sabe quanto vale uma peça de edição limitada? Muito!! Por isso, crie…

Que tal uma mesa de centro feita com paletes e quatro rodas. Está a andar? Mas há mais, muito mais para ver, por isso convidamo-lo a descobrir artigos da nossa revista, onde temos imensas ideias para copiar!

45 ideias DIY com paletes de madeira

8 ideias DIY para colocar em prática;

DIY em vez de comprar: 7 ideias.

Profissionais

Santa Justa 60 - Stone Capital: Salas de estar modernas por Onstudio Lda
Onstudio Lda

Santa Justa 60 – Stone Capital

Onstudio Lda

Se mesmo com todas as nossas dicas e ideias específicas achar que não é capaz de criar aquela sala que idealiza na sua mente, saiba que há profissionais muito competentes. Entregar um projeto tem o seu custo, mas também a sua segurança. Não tem de se preocupar com mais nada, só precisa de partilhar as suas ideias e o decorador ou designer de interiores irá transmitir os seus pensamentos num projeto real e isso em sua casa, seja na sala ou noutra divisão qualquer. Quem sabe pode começar por um espaço e conforme o seu orçamento e o trabalho realizado pode pedir mais outro projeto.

Relativamente aos preços, não hesite em contactar diretamente os profissionais da página homify, pois terão todo o gosto em partilhar todos os detalhes.

Não saia da homify sem ler este livro de ideias repleto de inspirações giras para salas pequenas: 15 ideias para renovar uma sala pequena

Gostou das sugestões apresentada? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!