Ideias para a sua cozinha que pode fazer sozinho!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Quem não gosta de uma renovação? Quantos de nós não sonham com uma cozinha nova? Na verdade, a maior parte dos portugueses diz que gostaria de poder mudar alguma coisa em sua casa, mas que o orçamento não estica, e por isso vão-se deixando ficar acomodados

Mas quem disse que uma renovação tem de ser profunda e envolver obras, e exigir grandes investimentos? Por vezes basta uma pequena mudança para fazer toda a diferença! Não precisa de mudar os móveis se lhes puder dar uma estética nova. Não e necessário trocar todo o revestimento da parede se puder disfarçar uma ou outra imperfeição, ao mesmo tempo que dá um outro look ao espaço, pois não?

Hoje a homify selecionou para si uma pequena lista de ideias que pode fazer sozinho, sem pressas, sem obras e sem grandes investimentos, para dar um toque diferente à sua cozinha. Mas se ainda está preocupado com o seu orçamento aqui também vai saber quanto isso lhe pode custar. Não pode perder!

Dar estilo com um autocolante de vinil

Esta é a sugestão mais fácil, rápida, económica e com resultados mais interessantes que lhe podemos dar: – dê mais estilo à sua cozinha com autocolantes de vinil! 

Estes autocolantes são muito fáceis de colocar e igualmente fáceis de retirar, pois basta aquecer com um secador por alguns minutos para que saiam com toda a facilidade. Normalmente são de pequenas dimensões, mas também pode encontrar peças em mural para mais do que um pequeno apontamento.  

No mercado encontra milhares de motivos, cores e estilos, com uma boa qualidade que lhe garante que vai usufruir deles por muito tempo nas melhores condições de conservação. Dependendo do tamanho, da complexidade e da marca encontra autocolantes deste género em quase todas as lojas de decoração e bricolagem por valores tão baixos como pouco mais de um Euro!

Tapar defeitos e azulejos feios rapidamente

Um pouco no seguimento da sugestão anterior, falamos-lhe agora de uma ideia excelente para fazer uma renovação bem visível, sem barulho, sem pó e sem grande investimento: – dar uma nova vida às suas paredes de azulejos com azulejos em vinil. 

Estes autocolantes vêm pré cortados com os tamanhos certos para a maioria dos azulejos comercializados e são uma ótima ideia para fazer desaparecer azulejos feios ou com rachaduras nas paredes da sua cozinha. Se forem bem aplicados vão dar uma nova vida ao espaço, como se vê nesta sugestão da CASADART.PT. 

Pode cobrir uma parede inteira, colar alguns de forma aleatória ou fazer um friso, tendo e conta as suas necessidades. Cada azulejo autocolante custa cerca de 2 Euros, o que significa que com cerca de 70 Euros terá uma parede cheia de efeito visual como a da imagem.

Quer saber como fazer? Então leia também o artigo ’Tapar azulejos com vinil, a solução que procurava!

Pintar uma porção das paredes com uma tinta diferente

Pintar as paredes é uma opção sempre fiável para mudar a sua cozinha sem grande esforço. Mas a pintura de cozinhas requer alguns cuidados extraordinários por causa da gordura e humidade destes espaços. 

Para pintar a sua cozinha, mesmo que seja apenas uma porção da parede, deve ter em atenção o seguinte:

- a escolha da tinta tem de ser bem ponderada, pois as paredes devem ficar laváveis. Assim, escolher uma tinta plástica de acabamento liso é sempre mais seguro. Optar por uma tinta antifúngica também é importante. Se não sabe que tinta pode escolher para a sua cozinha contacte os fornecedores ou contrate um pintor profissional, que lhe dará a garantia de um trabalho mais perfeito com as escolhas certas, embora signifique um investimento maior.

- certifique-se de que prepara muito bem a superfície que será pintada. Remova toda a gordura, e de preferência retire também a camada de revestimento anterior. Qualquer resíduo de sujidade vai pôr em causa a qualidade do trabalho de pintura.

Uma opção muito na moda é pintar uma parede com tinta com acabamento tipo lousa, onde pode deixar os seus recados, como a que vemos na imagem!

Gostava de saber quanto custa? O preço varia conforme a marca da tinta escolhida e com as demãos necessárias para uma cobertura eficaz, mas podemos dizer-lhe que uma lata de tinta de 500ml custa cerca de 11 Euros numa loja da especialidade.

Trocar a iluminação

Atreva-se a fazer luz! Uma cozinha mal iluminada nunca pode ser agradável, e providenciar um melhor sistema de iluminação vai dar-lhe um brilho novo. Acrescente mais focos de luz, para além do normal, no teto, ou mesmo pormenores de retro-iluminação LED sob os armários, para um efeito mais futurista. 

Acrescentar pontos de iluminação pode requerer um eletricista, mas verá que tem um efeito muito revigorante para qualquer espaço.

Se tem luz suficiente, mas mesmo assim quer mudar ambiente, troque apenas os candeeiros. Uma ou duas peças de design, novas e brilhantes, vão dar um toque mais atual ao espaço. Inspire-se neste espetacular candeeiro num trabalho do gabinete SHI STUDIO, SHEILA MOURA AZEVEDO INTERIOR DESIGN!

Instalar uma prateleira para decoração e arrumação

Esta sugestão é bastante fácil e pode mudar quase radicalmente o aspeto da sua cozinha. 

Instalar uma ou mais prateleiras nas paredes vai proporcionar-lhe um espaço de exposição novo, onde pode colocar alguns acessórios decorativos ou equipamento de cozinha, podendo servir para dar mais cor e mais estilo.

Pode instalar uma prateleira da cor dominante no ambiente para uma melhor harmonização, ou escolher uma cor radicalmente diferente para criar efeito de contraste, mas não se esqueça do equilíbrio. Se exagerar no número de prateleiras ou nos acessórios pode conseguir apenas um espaço mais sobrecarregado.

As prateleiras individuais no IKEA custam valores a partir de 9,99 Euros e não podiam ser mais fáceis de instalar! Só precisa de um berbequim manual e uma régua para alinhar.

Instalar uma calha para utensílios

Detesta ter de andar de um lado para o outro à procura dos utensílios? Quer dar um ar mais industrial ou rústico à sua cozinha? A resposta é uma calha onde correm ganchos para pendurar os elementos necessários. Coloque ali o que precisa, desde a espátula até ao rolo de papel de cozinha ou mesmo um vaso com ervas aromáticas, para conseguir uma atmosfera mais bonita além de prática. Este simples passo vai mudar bastante o aspeto da sua cozinha, bem como a sua funcionalidade.

A instalação é muito fácil e rápida, à semelhança de uma prateleira, e apenas precisa do equipamento básico de perfuração para a fazer. Há muito modelos à venda no mercado, por valores a partir de 50 Euros.

Tricotar e fazer renda

Tem jeito para o croché, para as renas e para os bordados? Então tem as ferramentas necessárias para fazer panos de cozinha, toalhas, coberturas para frascos e até tapetes, como este da Entre Led e Design.

Estes trabalhos manuais, que nos lembram as casas das nossas avós, são perfeitos para decorar ambientes campestres, rústicos ou shabby chic, e são projetos DIY excelentes. Mas cuidados com os exageros… Não queira vestir tudo à sua volta ou acabará com um ambiente demasiado kitsch, de mau gosto!

Fazer um jardim interior com materiais reciclados

Sabe aquelas formas de bolos engraçadas mas em tão mau estado que já agarram os bolos e quase arruínam o seu trabalho culinário? Não as deite fora! Com elas pode fazer um pequeno jardim de ervas aromáticas para a sua cozinha, dando-lhe um estilo mais caseiro e mais despreocupado. Não será uma alteração muito radical ao estilo do espaço, mas verá que tem um efeito bem alegre!

Fazer uma parede com mosaicos pastilha (ou quem sabe azulejos)

Cobrir uma parede com mosaicos de pastilha autocolantes, seja qual for o acabamento que prefira, é garantia de uma mudança radical sem grandes transtornos, e a um preço bastante atraente! O metro quadrado deste material custa a partir de 15 euros, variando em função do acabamento que pretenda. E, sejamos sinceros, um acabamento em tons de âmbar e dourado, com o este da imagem, da autoria da Elements Mosaic, dá um ar muito elegante a um espaço com predominância de branco!

Trocar cortinas e estores

E por último uma sugestão que pode parecer básica, mas da qual raramente nos lembramos: – trocar as cortinas ou os estores! 

A cor e o acabamento das cortinas novas vai proporcionar um efeito visual com mais impacto do que pode pensar. Umas cortinas de cor muito clara e leve, de linho ou algodão, como as desta cozinha da autoria da Homestories, são perfeitas para um ambiente mais luminoso, mas certifique-se de que são de muito boa qualidade pois terão de ser lavadas com frequência. Um tecido colorido ou estampado vai dar instantaneamente mais alegria. Umas cortinas escuras podem ajudar a criar um ambiente mais refinado, mas podem também contribuir para roubar luz, pelo que devem ser guardadas para ambientes modernos, com predominância de brancos brilhantes e bastante área.

Os preços das cortinas variam muito conforme o tecido e o acabamento, pelo que o melhor é fazer uma pesquisa de preços até achar peças que se encaixem no seu estilo e orçamento. 

Qual destas ideias vai pôr em prática?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista