Como tirar o melhor partido das suas escadas!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

As escadas são elementos essenciais para a arquitectura, importantes na acessibilidade a todos os tipos de edifícios,  e que actualmente estão cada vez mais pensadas, exploradas e diversificadas. Tendemos a acreditar que as escadas são simples ferramentas que nos ajudam a conectar vários níveis, no entanto, a arquitectura contemporânea assume cada vez mais um forte papel na interactividade entre o espaço e os seus elementos, ligando-nos ao mundo exterior. Embora possam ser consideradas como elementos individuais, a introdução de novas técnicas e materiais de construção não só têm dado ao arquitecto a possibilidade de criar novas formas, mais inovadoras e desafiantes, tal como têm deixado um caderno aberto para outro tipo de soluções. 


Hoje na homify decidimos apresentar-lhe cinco exemplos fascinantes de escadas que figuram na história da arquitectura, fruto da imaginação, inspiração e de um intenso trabalho por parte dos nossos arquitectos e designers.

Aproveitando a escada

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

Para começar, porque não aproveitar o espaço por debaixo das escadas para guardar os seus pertences? Muitas vezes ignoramos certas áreas da nossa casa que podem ser transformados em espaços fantásticos – Se o seu armário já se encontra cheio, esta pode ser a sua solução para guardar roupas, calçado e outros objectos. A organização da nossa casa é uma das questões que tendem a preocupar-nos cada vez mais. Tentamos tirar o máximo proveito do espaço disponível para evitar coisas desnecessárias. Não se deixe ficar pelo básico ou o standard! Seja criativo! 

Com cor vibrante

Corredor, hall e escadas  por Fontanot
Fontanot

Techne

Fontanot

As famosas escadas metálicas vermelhas em caracol são um ícone do período industrial, que conseguiram prevalecer no tempo. Fáceis de montar e sedutoras com suas linhas geométricas, estas escadas encaixam-se facilmente em diferentes lugares, sendo uma enorme vantagem para espaços reduzidos. Nesta imagem, observamos um excelente exemplo de escada em caracol criada pelo atelier holandês Fontanot. Arrojada na cor em harmonia com os elementos do interior, esta escada é sinónimo de perfeição estética e de desenho de uma qualidade extrema.

Corrimão especial

Ginásios modernos por Leisurequip Limited
Leisurequip Limited

Luxury sauna and steam room installed in Cambridge

Leisurequip Limited

A escada espiral é perfeita para ambientes apertados onde se procura ter uma conexão com o pavimento superior (ou inferior). Ela tem um elemento básico que a difere das outras: possui um eixo ao redor do qual os degraus se posicionam fazendo a volta, culminando no piso em que se deseja atingir. Neste caso, o corrimão acompanha a sua forma circular. Os seus materiais podem ser dos mais variados, mas deve-se sempre prestar atenção às dimensões dos degraus, pois eles tendem a serem menores conforme se aproximam do eixo.

Colada à parede

Vista interior - escadas: Corredores e halls de entrada  por Clínica de Arquitectura
Clínica de Arquitectura

Vista interior – escadas

Clínica de Arquitectura

Como solução para atingir uma flexibilidade organizacional, sugerimos esta escada em metal, para quem vive em espaços reduzidos. Não existindo a necessidade em ter uma escadaria grandiosa na estrutura de nossa construção, a escada mais simples será automaticamente procurada.  Uma estrutura simples, como se vê na foto, dá um toque contemporâneo à zona onde se encontra, deixando-o mais actualizado.

Patamares únicos

Um dos grandes trunfos desta escada foca-se precisamente sobre a sua capacidade de alterar o ambiente interior. Ao contrário de uma escadaria tradicional em betão, as escadas em vidro são naturalmente reflectoras, transparentes, luminosas. Explorámos cada vez mais e com a ajuda dos designers que actualmente trabalham para encontrar soluções inovadoras e criativas para o seu quarto. Com um desenho clássico ou moderno, hoje em dia há um leque variado de diferentes opções.

Materiais industriais

Corredores e halls de entrada  por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- Lighthouse 65

AR Design Studio

Um dos grandes trunfos desta escada foca-se precisamente sobre a sua capacidade de alterar o ambiente interior. Ao contrário de uma escadaria tradicional em betão, as escadas industriais são naturalmente reflectoras, semi-transparentes, luminosas. Explorámos cada vez mais e com a ajuda dos designers que actualmente trabalham para encontrar soluções inovadoras e criativas para cada espaço e com um desenho clássico ou moderno, hoje é possível atingirmos os objectivos que pretendemos em pouco tempo!

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!