Tapar azulejos com vinil, a solução que procurava! | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3644:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Tapar azulejos com vinil, a solução que procurava!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Vinil autocolante para decorar as paredes, móveis ou eletrodomésticos por GoodVinil
Loading admin actions …

A sua casa de banho tem alguns azulejos partidos? Já não suporta os azulejos brancos da cozinha? A casa de banho das crianças é enfadonhamente bege? Tem alguma destas situações, ou outras de idêntica frustração, e não tem orçamento para uma renovação profunda? Não desespere, a solução é mais simples do que possa pensar. Já conhece as potencialidades do vinil autocolante?

Para tapar alguns azulejos, para tornar uma cozinha mais bonita e moderna, para alegrar uma casa de banho, para alguns retoque ou para uma parede inteira, o vinil autocolante é a solução! É uma renovação sem obras, sem barulho e que pode desfazer sempre que se cansar.

Se não conhecia este material, não sabe como aplicá-lo nem quanto custa, está no sítio certo. Aqui vai descobrir isso tudo e ainda mais. Venha descobrir que depressa e bem também há quem!

O que é o vinil?

Azulejo autocolante mandalas por GoodVinil
GoodVinil

Azulejo autocolante mandalas

GoodVinil

Se ainda não conhece o vinil provavelmente tem estado distraído. Este material plástico é extremamente versátil e está um pouco por todo o lado, desde as montras de lojas e cafés, até ao pavimento de muitos estabelecimentos e lares. 

É feito a partir de petróleo e vulgar sal de cozinha, numa união química relativamente simples e na sua forma mais primária apresenta-se como um pó branco. Esse pó é depois aditivado com corantes e outras substâncias, em função do que se pretende para o produto final. 

O vinil para autocolantes é trabalhado para ficar extremamente flexível, mas também muito resistente, o que o torna perfeito para a cobertura de superfícies. Provavelmente já se cruzou com muito deste material, sem se dar conta, em montras e painéis publicitários pois devido à sua resistência à exposição solar é muito utilizado para esse fim.

No que se calhar nunca pensou foi nas potencialidades deste material para o interior da sua casa. Os autocolantes de vinil têm vindo a revelar-se excelentes complementos decorativos, fáceis de instalar e de remover, com muitos motivos à escolha e um preço muito atraente. Mas a sua resistência ao calor e à humidade tornam-no perfeito para outras aplicações, nomeadamente para tapar superfícies de azulejos que estejam a precisar de uma renovação rápida em casas de banho e cozinhas!

Atualmente há painéis, murais, papel de parede para zonas húmidas, motivos isolados e até perfeitas imitações de azulejos, todos em vinil, para dar um toque mais animado aos seus espaços exigentes. Pense nisso!

Como se aplicam os azulejos autocolantes?

Azulejos em Vinil por TheBolt
TheBolt

Azulejos em Vinil

TheBolt

Não há grandes segredos. A aplicação deste material é mesmo muito simples, mas mesmo assim há alguns passos que tem de respeitar. 

Os azulejos de vinil autocolante para cobertura são pequenas secções de vinil estampado e pré cortado, que pode aplicar para cobrir os seus azulejos. Vêm em vários tamanhos, normalmente compatíveis com a maioria dos tamanhos dos azulejos de cerâmica para maior facilidade, mas se os seus azulejos têm formatos diferentes dos disponíveis no mercado, a maioria das empresas disponibiliza a possibilidade de personalização em tamanho e em padrão.

Estes autocolantes que vê na imagem são da TheBolt, com padrões de antigos azulejos portugueses, e são perfeitos para fazer uma parede de efeito completa, ou com azulejos salpicados, ou mesmo uma faixa na parede, como na proposta das imagens. E só custam 2€ por unidade (para azulejos de 20cm por 20cm)!

Azulejos em Vinil por TheBolt
TheBolt

Azulejos em Vinil

TheBolt

O processo de aplicação, simples e direto, também pode ser usado para colocar murais ou mesmo papel de parede em vinil: 

Passo nº1 – Limpar cuidadosamente as superfícies a cobrir. Este passo é crucial para conseguir uma adesão perfeita, sobretudo em cozinhas onde a gordura dos alimentos se deposita naturalmente nas superfícies. Se tentar aplicar os autocolantes de vinil em superfícies com algumas impurezas a cola não vai aderir completamente, pondo em causa a durabilidade e a estética do resultado final.  

Passo nº2 – Descole uma pequena porção da película de proteção no topo do vinil que colar primeiro. Não retire a película toda!  

Passo nº3 – Alinhe a parte superior da secção onde removeu a película com a parte superior do azulejo (se for uma secção maior, como um mural, alinhe toda a parte superior com os azulejos ou com a sanca, por exemplo) e aplique.  

Passo nº4 – Vá colando pouco a pouco, pressionando com a espátula (normalmente vem com o vinil, em kit de aplicação) e simultaneamente vá retirando a folha protetora. Este processo deve ser lento e seguro para a evitar a formação de bolhas. 

Passo nº5 – Passe a espátula nas bordas do autocolante, pressionando suavemente, para garantir que aderem bem. 

Passo nº6 – Com uma faca de trabalhos manuais (X-ato) corte à medida. No caso dos autocolantes para azulejos estes por vezes vêm com uns milímetros extra, para dar maior segurança, e também têm de ser cortados para ajuste, mas se estiverem à medida este passo pode não ser necessário. 

Passo nº7 – Deixe secar sem mexer por um período entre 24 e 48 horas.

Como se faz a manutenção?

Azulejos em Vinil por TheBolt
TheBolt

Azulejos em Vinil

TheBolt

A manutenção é muito simples, como qualquer outra superfície da cozinha ou da casa de banho. Deve fazer uma limpeza frequente para evitar a acumulação de gordura, na cozinha, e calcário, na casa de banho. Essa acumulação iria requerer uma limpeza mais agressiva para ser removida, e isso poderia pôr em causa a integridade da cor e da superfície do vinil.

Limpe com um detergente normal, mas nunca use detergentes abrasivos ou corrosivos!

Para criar efeito visual

Azulejos Tradicionais Portugueses autocolantes (Pack de 48) por CASADART.PT Clássico
CASADART.PT

Azulejos Tradicionais Portugueses autocolantes (Pack de 48)

CASADART.PT

Agora mostramos outra sugestão, desta vez da CASADART.PT, que nos mostra como criar uma parede de efeito com vinis autocolantes aplicados na vertical.

Estes autocolantes com o tamanho de um azulejo são especialmente indicados para dar um efeito de cobertura natural, sem esconder que se trata de um revestimento com azulejos. São no fundo uma forma de cobrir os azulejos sem os disfarçar, mantendo as juntas que os caracterizam. 

São muito indicados para azulejos brancos ou muito claros, mesmo que tenham um pouco de relevo. Em azulejos mais escuros, ou com as juntas danificadas ou escurecidas pode não obter um resultado tão agradável. Se as juntas dos seus azulejos estiverem escuras o melhor é limpá-las muito bem com uma escova e um produto branqueador, ou eventualmente pintá-las.

Para tapar uma secção inteira

Vinil Decorativo por Formafantasia Moderno
Formafantasia

Vinil Decorativo

Formafantasia

Se tem uma parede completa para cobrir, mesmo que seja a secção de parede anti-salpicos, e não gosta da aparência dos azulejos, pode optar por cobri-los com um mural, do género do que se vê na imagem da Formafantasia.

Neste caso deve ter especial cuidado para não pressionar demais a película de vinil sobre a superfície dos azulejos, para que as juntas não se fiquem a ver. Se quiser algo mais profissional pode optar por nivelar a superfície com uma massa de preenchimento (há em bisnaga, para colocar nas juntas, depois só tem de passar uma espátula para nivelar), e só aplicar o mural de vinil depois deste trabalho.

Um mural do género deste que vê na imagem custa-lhe cerca de 20 euros numa loja online.

Para transformar um espaço

Papel de Parede por Formafantasia Moderno Papel
Formafantasia

Papel de Parede

Formafantasia

Esta é uma ideia excelente para transformar uma casa de banho destinada a ser utilizada para crianças. Quem compra uma casa mais antiga vai deparar-se com casas de banho desatualizadas e pouco personalizadas, nada atraentes para as crianças. Nesta situação tem duas opções: – contratar um designer de casas de banho e fazer uma reforma profunda, ou tapar os feios azulejos com um papel de parede de vinil. Apesar da primeira solução ser muito mais duradoura, a segunda também lhe vai garantir uma transformação rápida e eficaz, que até pode remover se mudar de casa, ou se as crianças se cansarem. 

Esta proposta de papel de parede em vinil ara casa de banho é da Formafantasia e até tem têxteis a condizer!

Numa cobertura total o passo de nivelamento das juntas é igualmente importante para que a superfície não apresente vincos no resultado final.

Um papel de parede deste género vai custar-lhe cerca de 45€ cada rolo de 10mx0,53m. 

Para tapar e dar um toque de humor

Vinil autocolante de frases the kitchen por GoodVinil
GoodVinil

Vinil autocolante de frases the kitchen

GoodVinil

Esta proposta é muito decorativa e vai dar muita vida à sua cozinha, sendo excelente para cobrir secções de azulejos feios ou rachados.

Estes produtos são muito resistentes às condições de calor e humidade das cozinhas, mas também resistem bem à luz solar, o que as torna indicadas para espaços com muita luz direta.

Para as suas mensagens mais importantes

Cozinha | Depois Cozinhas modernas por MUDA Home Design Moderno
MUDA Home Design

Cozinha | Depois

MUDA Home Design

Por fim deixamos uma proposta bem interessante: transformar a secção de parede que quer tapar numa lousa onde pode escrever mensagens com giz. Embora este tipo de cobertura tenha um tratamento superficial mate e ligeiramente áspero a imitar lousa, onde o giz adere, a base é de vinil como todos os outros!

Neste artigo provámos que o vinil é uma ideia de decoração simples e barata para as paredes de sua casa, mas há muito mais ideias assim!

Revestimento para cobrir azulejos

Depois destas dicas de como tapar azulejos com vinil, é fácil saber como tapar azulejos feios com azulejo autocolante. É uma solução simples e fica um resultado incrível. A nível de organização de espaços, nomeadamente a cozinha por ter muito uso, pode sempre contratar um designer de cozinhas pois existem truques que por vezes nos escapam e que fazem toda a diferença. Ora tome nota deste artigo ’7 erros comuns que fazem a sua cozinha parecer mais desarrumada do que é!

Já alguma vez tentou aplicar esta solução? Conte-nos como ficou!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!