Fachada: Casas modernas por Lethes House

7 fantásticos designs de casas em madeira

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A história que vos apresentamos hoje não é aquela que fala de um amor e de uma cabana, nem tão pouco das casas de outrora, onde o povo vivia em casitas de madeira. Hoje, falamos-vos de uma história muito especial… com um final feliz é claro…

É a história de casas com arquiteturas diferentes, melhor dizendo iguais a tantas outras – modernas, minimalistas, rústicas, entre outras, mas feitas de um material diferente – a madeira. Esta é a parte insolita, talvez da história. Na verdade a madeira é hoje vista e revista como um material nobre, que traz um design único e invejável a uma casa. Já considerou a ideia de ter a sua casa de madeira? Já ponderou em ter uma casa diferente a todos os seus vizinhos? Já pensou que pode ter uma casa ecológica e amiga do ambiente? Já viu como estas casas conferem um design único, hum?!

Na verdade, as casas de madeira têm vindo a conquistar cada vez mais terreno na Europa, se no início muitos torciam o nariz, hoje já muitos de nós a procura como uma solução viável para morarmos a tempo inteiro ou com efeito de segunda casa ou habitação de férias. A forma mais ancestral de morar cativa mais e mais, a sua tecnologia verde e as suas ousadias estéticas transformam o conceito da 'cabana' e nós comprovamos tudo isso com as mais sete belas inspirações, com sete tipos de designs diferentes, assegurando assim os vários gostos dos nossos leitores. 

Curiosos para entrar nesta aventura? Então siga e deslumbre-se…

1 – Rústica

O rústico ou o campestre está longe de estar démodé… pelo contrário, são estilos que nunca irão sair de moda, é uma continuação no tempo, ora por questões de ambientes, por combinar a casa ao meio envolvente (campo), ora porque somos completamente apaixonados por este estilo, que nos leva a boas memórias, e queremos assim ter uma casa com estes padrões. 

O material principal do estilo rústico é a madeira, o que é uma combinação perfeita numa casa com este tipo de material, por ser este o material nobre. A própria arquitetura de uma casa rústica deverá ser um pouco rebuscada, com telhado inclinado e vários enquadramentos. 

Ah e não se esqueça, uma casa rústica ou campestre rima com um espaço verdejante e aberto.

2 – Moderna

Fachada: Casas modernas por Lethes House

Antes de mais queremos desmistificar o conceito – moderno, por ser muitas vezes associado a algo atual e contemporâneo, mas na verdade é uma palavra que na arquitetura está associada a um estilo – a arquitetura modernista. Este design existe há quase cem anos, sabia disso?! É verdade que as suas formas puras e retas nunca saem de moda e não são indicadoras de tempo…

O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de linhas simples, geométricas, janelas imensas, espaços amplos e desprovida de ornamentação, valoriza-se o emprego dos materiais na sua essência…  nenhum olhar fica indiferente a tal design. 

Se aliar a madeira a um design moderno acreditamos que terá algo de soberbo, ultra atual e super tendência!

3 – Japonesa

É fã do estilo oriental? A cultura asiática é o seu 'prato', então não perca mais tempo e tenha o seu continente preferido no terreno europeu que escolheu. 

Se segue esta cultura de trás para a frente, de certeza que sabe, que o material mais importante e característico da arquitetura japonesa é a madeira, sendo muito contrário à cultura europeia que baseia mais as suas construções com pedras e tijolos… mas com este artigo viemos mostrar que já é possível ter também casas em madeira na Europa.

A beleza da arquitetura japonesa prende-se essencialmente nos variados projetos dos seus telhados, uma vez que estes mesmos representam um dos elementos mais importantes, pela sua funcionalidade e expressão. Esta inspiração é sem dúvida uma casa japonesa, de sonho… É sentir-se a viajar a cada momento!

4 – Modular

As casas modulares são talvez as casas do momento, um grande grito de moda, que está a dar que falar no mundo da arquitetura… Mas porque será? Tem alguma ideia?

Existem várias vantagens em comprar uma casa modular, talvez o primeiro ponto que salta à vista é o preço destas casas, comparativamente às outras 'normais'. São muito mais baratas, além de serem super rápidas de ter. Depois do terreno escolhido, projeto aprovado, é só levar a casa pré-montada até lá, por vezes em semanas ou em poucos meses, dependendo da dimensão do projeto, consegue ter o Seu ninho. Sendo este tempo recorde quase improvável com outras casas. Outro ponto que se deve realçar é que estas casas são submetidas a testes e têm de obedecer à regulamentação, o que nem sempre acontece com as casas típicas. 

Outra vantagem que podemos apontar é que pode levar a casa consigo, para outro lado do país, se tiver de partir. E finalmente, as casas modulares em madeira são as grandes amigas do ambiente e as nossas também! 

5 – Madeira com outros materiais

Quando construímos ou compramos uma casa em madeira, inevitavelmente iremos necessitar de outros materiais, como o vidro, para revestir as janelas de toda a casa. Por outro lado, pode optar por construir a sua casa com madeira e outros materiais, como o cimento, a pedra ou outro material nobre. A conjugação destes diversos materiais conferem à casa um design bastante atual. 

A madeira, como elemento natural tem o poder de combinar com diversos materiais e de criar um look irreverente à sua casa. Se gosta deste material, mas não quer ter uma casa total madeira, então esta opção será a considerar. Veja este exemplo da Alonso Arquitectos, como um ponto de partida para o seu futuro projeto.

6 – Minimalista

Cozinhas campestres por SilvestrinDesign
SilvestrinDesign

Bauernhof am Mondsee

SilvestrinDesign

Design minimalista, tal como indica o nome é mínimo, desprovido de elementos exagerados, onde apenas o fundamental e o que realmente importa deve existir, um movimento que leva à letra o menos é mais. Uma arquitetura onde impera a simplicidade, as formas geométricas e a funcionalidade de cada item define a identidade visual de um design minimalista. 

O branco é imperatriz e a madeira é a matriz deste design irrepreensível… Aqui tudo faz sentido e ganha outra vida e esplendor.

7 – Futurista?

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Será esta a casa do futuro? Será a casa de madeira a casa do futuro? Será que o movimento ecológico e amigo do ambiente vai começar a ganhar cada vez mais adeptos? Contamos consigo? O que nos diz… entra na aventura?

Nós estamos certo que as casas de madeira põem qualquer outra casa a um canto, o seu design cada vez mais atual, sofisticado, irrepreensível, dá-nos vontade de viver a história… a tal de um amor e uma cabana, que na verdade nem se parece a uma cabana…  

Que luxo!

E que casa de madeira gostaria de viver? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!