Arquitectura moderna de detalhes encantadores

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje falamos de uma moradia em Palmela, uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Setúbal. Uma bonita vila com elementos históricos notáveis e ainda rodeada de uma magnífica paisagem uma vez que o seu o território integra duas das áreas protegidas mais importantes de Portugal: Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.

A arquitectura é da autoria do gabinete PARATELIER, de Lisboa. A moradia tem um arquitectura de linhas simples, uma cor especial na fachada e toda a arquitectura é muito moderna, tirando partido da sua localização. Conheça aqui os detalhes desta habitação especial.

Fachada

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

Foi criado um novo corpo em betão, com linhas simples que dialogam com a enorme presença do castelo  e se relaciona com a geometria dos telhados circundantes. O novo volume redefine o limite, e termina a linha do horizonte do Largo de Boa Vista, o fortalecimento da estrutura quadrada. Segundo os arquitectos, as superfícies e os materiais revelam o processo de construção, de modo que não só estabelece relações geométricas como cromáticas, através do uso de pigmento ocre adicionado ao cimento.

Habitação e envolvente

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

''Habitada desde tempos pré-históricos, por sua posição privilegiada e estratégica, Palmela tem traços de diferentes culturas que se sucederam em diferentes eras até os dias atuais. Palco das lutas das conquistas cristãs sobre os mouros, foi D. Afonso Henriques que lhe deu o primeiro título em 1185.''

A presença do castelo Medieval de Palmela é bastante forte, donde se têm até vistas para a cidade de Lisboa. É neste lugar com uma forte identidade histórica e paisagem natural que surge esta moderna habitação.

Património cultural e arquitectónico

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

Na proximidade da habitação há lugares como este, com um fantástico painel de azulejos muito tradicional. um bonito elemento de património cultural e arquitectónico. Repare como a casa moderna se integra com este tipo de elementos. 

Organização

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

A casa tem três pisos. O programa é dividido por níveis distribuídos por uma escada de madeira. No piso térreo, um espaço livre do que a baixa altitude da estrada é constituído como átrio de acesso com luz natural.

Escadas

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

As escadas fazem a ligação entre os pisos da casa mas não são apenas um elemento utilitário. São umas escadas muito modernas e originais em madeira, em que é como se a mesma peça de madeira fizesse de apoio, cobertor de escada e corrimão. Tem ainda alguma transparência uma vez que as ripas de madeira têm espaçamento. São uma inspiração!

Conheça outros espaços de escadas modernos aqui.

Casa de banho

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

Este é o espaço da casa de banho. Na imagem vemos que a madeira é um elemento presente em toda a casa, chão, paredes, portas, ou até mobiliário. A presença deste elemento torna a casa super charmosa e confortável. Neste canto o móvel do lavatório é uma placa de madeira sob a qual está um bonito cesto, eventualmente para a roupa. Sobre este armário está o moderno lavatório e um espelho muito elegante como pode ver…

Sala de jantar

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

No primeiro andar, a sala mais privada da casa é organizada ao longo de um pátio feito de um dos lados do monte para garantir condições óptimas de iluminação e ventilação. A divisão estende-se do interior para o exterior, a ampla janela permite a entrada de luz e proporciona o pano de fundo deste espaço de convívio, uma floresta mostra o seu verde esplendoroso. A partir da mesa mal se percepciona a vila sendo que dá a sensação de uma casa na floresta ou no jardim.

Varanda

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

A varanda é um espaço bastante amplo, privilegiado, pelo seu tamanho e vistas que proporciona. O lugar perfeito para refeições de verão com os amigos. A guarda é um elemento muito subtil e transparente permitindo a leitura continua da paisagem envolvente.

Cozinha

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

Veja esta cozinha, é fantástica, é como se tudo fosse um só. Tudo em madeira, com várias gavetas e prateleiras para arrumação,super prática e muito bonita.  Luz natural também não falta, entra por janelas mas também por aberturas no tecto. 

Vista

Obra 36:   por PARATELIER
PARATELIER

Obra 36

PARATELIER

Esta janela quadrada é uma abertura fantástica no espaço que deixa a paisagem e a luz entrarem pela habitação a dentro. A vista é realmente incrível desde os telhados tradicionais das casas vizinhas aos montes verdejantes ao fundo, a contrastarem com o azul do céu. Magnífico.

Conheça aqui outra habitação com uma vista única.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!