Ideias para tornar a sua casa mais fresca nesta primavera!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Bairro Alto - Apartamento T2, Sizz Design Sizz Design Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

A primavera é um tempo de recomeços, uma época em que as janelas se abrem para deixar entrar os raios de sol purificantes, já mais quentes e voluptuosos, mesmo que o inverno não tenha sido muito frio. É uma época tão especial que até a natureza a escolheu para arrumar a casa Terra e para tornar mais alegres os dias de quem nela vive!

Siga o exemplo da natureza e deixe a primavera entrar! Areje a sua casa, torne-a mais luminosa e fresca, trate-a com carinho e terá um ninho tão confortável como os passarinhos que cantam lá fora.

Se ainda está um pouco letárgico do inverno a homify está aqui para dar um empurrãozinho! Neste artigo encontra muitas ideias simples e de baixo custo para dar um ar mais primaveril à sua casa. Vamos deixar o sol entrar?

Flores e espaço

Na primavera apetecem espaços claros, que deixem entrar a luminosidade do exterior, no entanto consegui-los pode não ser muito fácil em espaços pequenos ou com pouca luz natural. Nesta foto de um projeto da Stoc Casa Interiores tem várias ideias para dar mais frescura a um espaço pequeno: – pintar as paredes de uma cor fria bem clara, escolher móveis espelhados, que refletem a luz e ampliam os espaços, e pôr flores coloridas numa jarra bonita!

As flores frescas são excelentes para tornar os espaços mais alegres e para afastar o cinzento dos dias, seja devido ao inverno ou à rotina do quotidiano. Afinal há coisa mais marcante nesta época do que a profusão de flores?

Quer saber quanto gastaria a fazer um espaço como este? É relativamente simples: – pintar um espaço pequeno pode fazê-lo sozinho, e vai custar-lhe cerca de 50 Euros em tintas e materiais. Para saber como fazê-lo em detalhe, e sem falhas, leia também o artigo ’Pintar uma sala pequena? Sim, é um desafio interessante!’. Um móvel espelhado pode custar-lhe cerca de 500 Euros (preço de loja de decoração online) e um candeeiro cerca de 50. As flores, pode comprá-las ou apanhá-las num passeio pela natureza!

Complementos primaveris

Espalhe pela casa complementos e acessórios decorativos com motivos alegres e frescos, como a primavera! Uma banqueta com pétalas, como a deste projeto da MUDA Home design é simplesmente perfeita, mas há muito mais acessórios para criar um efeito semelhante: – almofadas em forma de flores, mantas com cores alegre e tecidos mais leves, edredões estampados e mais leves, para o quarto. A gama de escolhas é grande!

Espreite a nossa loja para encontrar muito acessórios de espírito primaveril que vai querer na sua casa!

Feche os espaços e abra-os ao mesmo tempo

Abra a sua casa e deixe entrar a luz! Os espaços abertos e multifuncionais são a tendência mais marcante no design de interiores nos últimos anos, sendo ótimos para melhorar a habitabilidade e a funcionalidade dos espaços. Mas se não quer prescindir totalmente da privacidade que as paredes oferecem opte por um separador de ripas verticais, como este da imagem, da EsboçoSigma, Lda.

Quer saber mais sobre como decorar um open space? Então leia também aqui.

Esta solução foi desenhada e fabricada à medida, mas pode encontrar biombos e separadores no mercado por valores a partir de 150 euros (preço de loja de decoração online).

Substitua decorações

Uma ótima forma de entrar no espírito renovador é substituir algumas decorações. Guarde as mantas de lã e as almofadas de cores escuras e substitua-as por outras de cores claras e alegres. Retire os acessórios dourados e os tecidos pesados. 

Mas não precisa de substituir tudo, mesmo que os elementos tenham cores escuras! Inspire-se neste corredor da RG Home Stylist: as prateleiras e as molduras são escuras, mas os detalhes decorativos são em rosa pastel e outras cores mais alegres. Se tem uma estrutura assim, pode mantê-la, trocando as imagens das molduras e os detalhes decorativos por outros mais leves.

Faça um jardim de ervas

A cozinha também merece frescura, e se o seu orçamento está apertado para renovações de fundo escolha algo fácil e rápido de concretizar. Fazer um pequeno jardim de ervas na cozinha é deixar um pouco de natureza entrar nela, tornando-a mais alegre e mais cheirosa. 

Pode encontrar kits de plantação prontos a utilizar em lojas da especialidade por cerca de 11 Euros, com vaso ou saco de ráfia incluído.

Pinceladas de cor

Adicione cor, alegria e descontração aos seus ambientes! Esta sugestão é fácil de concretizar, a não ser que o seu estilo de decoração e design de interiores seja muito rígido e clássico. Só tem de substituir algumas cadeiras da sala de jantar por versões coloridas, acrescentar uma poltrona de cor viva ou algumas almofadas com um padrão alegre. E não se esqueça da iluminação! Um candeeiro alegre e original vai dar mais vivacidade ao ambiente. 

Apaixonou-se por estas cadeiras de um projeto da Sizz Design? São de inspiração nas famosas cadeiras Eames e ficam mesmo bem! Pode encontrá-las online por valores a partir de 30 euros.

Aposte no branco

E que tal uma decoração quase branco total? A escolha do branco é excelente para tornar os ambientes mais amplos e luminosos, mas é sobretudo uma excelente tela de base para quaisquer acessórios que queira adicionar. 

Este quarto da Musgo Dourado mostra-nos como conseguir uma atmosfera fresca e arejada no quarto de dormir, sem prescindir de algum fogo que só as cores quentes podem dar. É fácil… Paredes brancas, cabeceira de cama branca (aqui um toque de clássico que fica sempre bem), móveis brancos, candeeiros brancos e acessórios em vermelho vivo, forte, a contrastar profundamente. A fazer corar de inveja as papoilas nos prados!

Um papel de parede leve

Dê cor e padrão a qualquer espaço de forma muito simples usando papel de parede. Um padrão geométrico ousado, de cores alegres é perfeito para atingir o objetivo de ter uma decoração a chamar a primavera. 

A decoração de casas não tem de ser um bicho papão, mas precisa de algum equilíbrio. Quando escolher o papel de parede tenha em conta os restantes elementos do ambiente, e se tiver muitos tem duas soluções: ou escolhe algo mais simples que não choque com o que já tem, ou retira tudo o que for supérfluo!

Um papel de parede do género do que vê nesta imagem de um projeto da Prego Sem estopa by Ana Cordeiro custa-lhe cerca de 20 (10 m de comprimento, 55 cm de largura, em loja online).

Um espelho especial

Esta sugestão nunca fica velha! Seja para melhorar a luminosidade, para aumentar a profundidade ou simplesmente por vaidade, ter um espelho novo alegra-nos os dias. Escolha o seu espelho especial, aquele que o faz feliz, não se precipite na compra de algo que não condiz consigo e com o seu espaço.

Apaixonou-se por este espelho da SA&V SAARANHA E VASCONCELOS? Consegue um parecido, capaz de satisfazer o seu desejo por design, por cerca de 300 Euros (valor obtido por pesquisa online).

Cortinas leves e acessórios tropicais

Se puder deixe só a base, ou seja os sofás, cama, e outros móveis grandes, e depois mude tudo! Coloque cortinas leves e translúcidas para deixar entrar a luz e a brisa, e escolha acessórios de estilo tropical, como este ananás azul num projeto de ’Alma Portuguesa’, mas também almofadas com padrões de folhas de palma, telas com pássaros e flores, e plantas verdes Ouse com uma antigo baú pintado de branco para um toque shabby chic. 

A mudança na decoração da casa vai fazer-lhe bem e elevar o seu espírito, mas se fica a sentir-se mal com esse lado consumista e com a facada no orçamento, venda ou doe o que já não precisa!

Troque os tapetes

Tem tapetes espessos e quentes espalhados pela casa? Está na hora de os trocar! Escolha telas leves, de algodão ou juta, padrões geométricos como esta, num projeto da Homestories, ou mesmo monocromáticos, desde que numa cor clara.

Um tapete com padrão geométrico, próximo deste que vê na imagem, de tecelagem plana, fino e fresco, custa-lhe cerca de 130 euros no IKEA.

Um revestimento na parede da cozinha

Fazer uma parede antissalpicos nova na sua cozinha é um projeto simples, ótimo para levar a cabo no início da primavera. Pode fazê-lo sozinho, e até sem ter de aplicar azulejos. No mercado há vinis perfeitos para uma mudança rápida que pode alterar toda a alma da sua cozinha, placas de pastilhas autocolantes fáceis de aplicar.

Estas propostas são simples de aplicar e são baratas. Uma parede de 2mx0,3m fica totalmente renovada com cerca de 100 euros em mosaicos de pastilha. E um vinil poderá ficar por valores ainda mais baixos, a partir de 30 Euros. (preço de loja de decoração online)

Está pronto para começar a dar um toque primaveril à sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista