Ideias para o seu terraço ficar ainda mais lindo! | homify

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Ideias para o seu terraço ficar ainda mais lindo!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Recuperação de terraço por Decorações De Coração
Loading admin actions …

Ter um terraço bem cuidado e decorado é garantia de uma utilização confortável, por mais pequeno que seja. E por vezes não é preciso muito para o terraço ser o nosso espaço de eleição quando as temperaturas começam a subir e os exteriores se tornam mais convidativos.

decoração de terraços não difere muito da decoração de interiores, embora tenha alguns aspetos diferentes e os materiais tenham obrigatoriamente de ser mais resistentes ao clima. Um toldo, um sofá confortável, uma mesa e umas cadeiras, alguns acessórios bem escolhidos, e tem um espaço exterior acolhedor e bonito, mas também prático, ou ter um terraço não lhe vai servir para muito mais do que estender a roupa!

Com as temperaturas amenas que se aproximam está na altura de começar a preparar o seu terraço, e a homify está aqui para ajudar! Neste artigo vai descobrir algumas ideias para o seu terraço, como as concretizar e quanto isso lhe vai custar. Não vai querer perder!

A privacidade

Está farto de sentir os olhares dos vizinhos enquanto toma banhos de sol? Não pode ter um serão romântico sem acionar as câmaras de vigilância de plantão (leia-se vizinhos demasiado curiosos e preocupados com a vida alheia)?

Está na altura de colocar barreiras para preservar a privacidade. Nesta proposta do gabinete de design de interiores  RITA SALGUEIRO – FULL IDEAS usaou-se uma tela feita com canas de bambu muito finas, um sofá feito com paletes e uma cadeira desdobrável para criar uma atmosfera de praia que trás todo o sabor a mar das férias para o quotidiano.

Um painel como este é muito simples de montar e de fixar, com arames ou fios de nylon translúcidos e tem um preço bastante baixo. Consegue encontrar este material em secções de 1m de altura e 5 de comprimento, por cerca de 10 Euros. Como desvantagem podemos apontar o facto de ter de ser substituída com frequência.

Sombreamento

Terraço com zona de estar Varandas, marquises e terraços modernos por LAVRADIO DESIGN Moderno
LAVRADIO DESIGN

Terraço com zona de estar

LAVRADIO DESIGN

Ter um sistema de sombreamento é fundamental para uma utilização cómoda do terraço, sobretudo no verão, em que o sol forte pode dissuadir uma visita lá fora.

Seja um toldo, uma pala, uma pérgula ou um bonito guarda-sol, o importante é ter onde se abrigar do sol inclemente.

Nesta ideia do LAVRADIO DESIGN instalou-se um toldo bem simples, com um suporte de metal preto, numa porção do terraço, e debaixo dele criou-se uma belíssima sala de estar exterior com sofás e mesas de apoio. O sítio perfeito para um fim de tarde entre amigos!

Um toldo deste género, com a estrutura em metal, custa-lhe entre 50 e 200 Euros (conforme o tamanho) num grande retalhista de produtos de bricolagem. Uma solução de melhor qualidade e feita à medida é garantia de maior durabilidade mas para saber os preços o melhor é pedir orçamento a uma empresa da especialidade.

Um guarda-sol com base tem valores a começar em 100 Euros, aumentando de preço conforme os modelos e o design.

Mesas e cadeiras

Pode não ter mais nada, mas pelo menos cadeiras para descansar e uma mesa para dar apoio são obrigatórias! Senão o terraço será apenas um espaço vazio de onde pode contemplar a rua…  

Um conjunto bem simples como este, proposto pela Home Staging Factory, de Lisboa, custa-lhe cerca de 130 Euros. (valores obtidos por pesquisa em sites de fornecedores)

Uns vasos com flores

Simplicidade e alegria são a essência deste terraço da Decorações De coração. Um espaço pequeno mas nem por isso menos aprazível!

Ter vegetação no terraço dá sempre um ar mais natural, mais fresco. Mas se não tem espaço para grandes canteiros nem tempo para jardinagem pode seguir esta sugestão: – preencha a maior parte do chão com um pavimento de exterior e deixe um ou dois recortes. Aplique relva artificial nas secções não pavimentadas. Depois coloque alguns vasos com plantas naturais. Coloque algum mobiliário básico, e pronto, tem um terraço muito bonito, perfeito para ler um livro ou tomar uma bebida fresca!

Esta é uma sugestão fácil de executar e que não sai nada cara. O valor mais elevado será para o pavimento e para o mobiliário uma vez que a decoração pode ser feita com artigos disponíveis em qualquer grande superfície comercial.

Invista na iluminação

TERRAÇO - PORTO Varandas, marquises e terraços modernos por TERRA JARDIM Moderno
TERRA JARDIM

TERRAÇO – PORTO

TERRA JARDIM

Um bom sistema de iluminação de exterior é fundamental para uma utilização confortável do terraço. Afinal, há coisa melhor do que uma quente noite de verão na passada na frescura do exterior? E só vai poder fazer uma boa utilização do espaço à noite se este estiver bem iluminado. 

Há vários tipos de iluminação de exterior que pode utilizar no seu terraço, desde candeeiros a focos, mas esta iluminação com LEDs a partir de baixo, a destacar os vários elementos da composição paisagística do terraço é simplesmente sublime.  Este tipo de trabalhos de iluminação é feito por profissionais sob orçamentação à medida, pelo que se ficou tão apaixonado como nós o melhor é contactar os profissionais.

Fechar o terraço com vidro

Varandas, marquises e terraços modernos por homify Moderno

Esta é uma proposta radical, que pode sair um pouco cara, mas vai garantir que pode usufruir do seu terraço ao longo de todo o ano. Se quer saber mais sobre fechar um terraço ou uma varanda sugerimos que leia também o artigo ’Varandas em vidro – tudo o que precisa de saber!

Balançar ao sabor da brisa

Apartment in Belém Varandas, marquises e terraços escandinavos por Lagom studio Escandinavo Betão
Lagom studio

Apartment in Belém

Lagom studio

E que tal instalar uma cama de baloiço no terraço?

Esta composição belíssima da autoria do Lagom Studio une uma simplicidade quase minimalista, baseada em cores claras que se iluminam sob o intenso azul do céu de Lisboa, a alguns aspetos mais castiços da cultura portuguesa, como o painel de azulejos e a gelosia com flores naturais.

Se tem espaço para uma cama de baloiço (não é preciso muito) e anseia por ler um livro a balançar ao sabor da brisa saiba que pode ter uma de boa qualidade por valores a rondar os 70 a 100 Euros. (valores obtidos por pesquisa em sites de fornecedores)

Uma lareira muito especial

Casa Xaroco Varandas, marquises e terraços minimalistas por studioarte Minimalista
studioarte

Casa Xaroco

studioarte

Faça do seu terraço um lugar mágico com uma lareira de exterior! 

Já conhece o fator aconchego que o dançar das chamas proporciona no interior, mas se calhar nunca pensou no contributo que poderiam dar num espaço ao ar livre. No entanto o efeito é muito semelhante, e uma lareira no terraço vais ser o centro das atenções, o elemento à volta do qual todos se vão reunir à conversa.

Pode adquirir uma lareira de etanol, que não tem carvão nem lenha, por cerca de 50 Euros e com designs muito interessantes. Mas ter um elemento como este de um projeto do gabinete STUDIOART é realmente outro nível: – um móvel com lareira incrustada, que de dia serve como mesa de apoio e de noite se abre para revelar a lareira? Sublime! (valores obtidos por pesquisa em sites de fornecedores)

Casa Xaroco Varandas, marquises e terraços minimalistas por studioarte Minimalista
studioarte

Casa Xaroco

studioarte

Instale um barbecue

Time 2.0 Varandas, marquises e terraços industriais por Margres Industrial
Margres

Time 2.0

Margres

Um churrasco! Haverá algo que melhor represente vida boa do que uma churrascada com a família e os amigos?

Instalar ou construir um churrasco no seu terraço é outra das propostas que temos hoje para si. E se não pode fazer algo tão maravilhosos e elaborado como o que vemos na imagem, faça algo mais simples! Vai ver que será igualmente prazeroso.

Para ter o seu barbecue no terraço tem duas soluções: – construir ou comprar e instalar. A construção é feita à medida e tem preços em função do projeto, mas a aquisição é simples e a intslação também não é nada difícil.

Um barbecue de betão e tijolo pronto a instalar custa cerca de 150 euros, mas se não quiser fazer instalação nenhuma e ter o seu churrasco já amanhã só precisa que um equipamento móvel, mesmo muito simples, que consegue comppar por valores a partir de 30 euros.

As decorações certas

Fusion Varandas, marquises e terraços industriais por Love Tiles Industrial

Renove o estilo do seu terraço apenas renovando os acessórios decorativos, tem muitos à sua escolha! 

Já sabemos como as condições exteriores são agressivas para as cores de almofadas e colchões, para as lonas e para os metais. Por isso este é o momento para os substituir! Estatuetas, gaiolas, velas e candeias, tochas e canas decorativas… Tem um mundo à sua disposição. Mas não exagere, sobretudo se o espaço é exígio ou pode perder funcionalidade sem ganhar beleza!

Um pavimento de exterior novo

Pavimento Traverti Varandas, marquises e terraços mediterrânicos por Fabistone Mediterrânico
Fabistone

Pavimento Traverti

Fabistone

Mudar o pavimento de exterior no seu terraço é meio caminho andado para ter um terraço novo! 
Tem muitas opções à sua escolha com vários acabamentos, como esta cerâmico travertino da Fabistone, a madeira natural, a imitação de madeira em resina ou plástico composto reciclado, a pedra natural, etc. Tem até pavimentos muito fáceis de instalar sozinho, como placas cerâmicas que se encaixam e dispensam a aplicação de argamassas ou juntas. 

A sua escolha vai depender das suas necessidade e restrições orçamentais. 

A pedra natural é mais cara, e não se esqueça que vai acrescentar uma carga considerável ao edifício se o terraço for sobre ele. As placas de pedra, ou as imitações em cerâmica, podem ser uma solução mais barata e mais leve.  

A madeira tratada é uma opção clássica que funciona sempre, mas tem muitas vezes vindo a ser preterida pela madeira de plástico compósito, pelo seu aspeto fabulosamente natural, pela sua resistência ao clima e pela baixa manutenção requerida. Não conhece? É aquele material que tem sido muito utilizado para fazer passadeiras e bancos de exterior para as praias! Já vê como é resistente.

Embeleze as paredes

Terraço com aromáticas e citrinos Varandas, marquises e terraços modernos por STILL urban design Moderno
STILL urban design

Terraço com aromáticas e citrinos

STILL urban design

As paredes dos terraços são muitas vezes um elemento constritor, que nos impede de usufruis do horizonte. São elas que estabelecem os limites do espaço e muitas vezes nos transmitem a sensação de estar aprisionados, por isso liberte-se!

Não descure as paredes, faça com que se tornem uma delicia para os olhos! Dê umas pinceladas de cor, coloque azulejos ou mosaicos decorativos, faça um mural, ou coloque umas andorinhas a voar em bando como neste projeto da STILL URBAN Design. Dê asas à sua imaginação!

Se quer recriar esta ideia numa das paredes do seu terraço vai gostar de saber que estes acessórios têm preços muito acessíveis de 1,5 Euros a cerca de 5 Euros, em função do tamanho, e são muito fáceis de instalar. Mas a cerâmica portuguesa tem muito mais para oferecer, descubra-a!

Aposte em peças de design

Se deseja uma renovação com muito impacto visual para obter um espaço fora do normal invista em peças de design arrojado. Neste terraço espetacular, da autoria do STUDIO BOSSA DECORAÇÃO DE INTERIORES, de Coimbra, o tom é descontraído e um pouco rústico, mas cheio de estilo, com o conjunto de mesa e cadeiras a dominar o olhar com o seu ar monolítico com um design tão original.

Esta opção pode sair um pouco cara, mas o design exclusivo tem sempre um ligar no nosso coração, e por vezes pode ser encarado como um investimento em felicidade!

Plante ervas aromáticas

E por último uma sugestão simples, mas deliciosa, que pode não mudar radicalmente o aspeto do seu terraço, mas vai garantir dias e noites muito agradáveis, plenas de aroma e beleza: – faça vasos ou canteiros com ervas aromáticas! 

Alfazema, rosmaninho, alecrim, murta, jasmim… Tantas opções de grande beleza e muita simplicidade que o vão atrair para o exterior como um imã nos fins de tarde de verão.

Já pensou em renovar o seu terraço? Vai começar por onde?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!