As melhores opções de sofá para uma sala pequena

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Sofá rima com… Sala de estar… hum… com conforto, com bem-estar, com descanso e relaxe também!! Mais alguma rima que queira associar ao sofá?! Então diga-nos qual na caixa dos comentários…

A verdade é que o sofá é o elemento principal de uma sala de estar, sem ele nada feito. Por lá vamos nos aconchegando, sentar, deitar, para descansar, ler um livro ou ainda ver televisão. Estes momentos são os melhores do dia, em que chegamos à nossa casa e a partir daí o tempo é nosso e somente nosso. O sofá é um dos tais elementos de casa, que merece um bom investimento, sabemos que ele irá durar uma boa temporada lá por casa, por vezes uma vida inteira. Neste sentido, merece toda a nossa atenção. 

Quando procuramos o sofá ideal devemos ter várias critérios em consideração, como o preço que podemos investir, o tecido, a cor, o material e muito importante – o tamanho! As dimensões do sofá são sem dúvida imprescindíveis, não podemos comprar um sofá gigantesco se a nossa sala de estar for pequenina, ficaríamos sem espaço para mais nada e esta não é de toda a ideia. Quando esta divisão de casa é pequena devemos então procurar as melhores soluções para não abafar o espaço, para que haja lugar para um móvel de televisão, uma mesa de centro, por exemplo.

Como sabemos que está à procura do sofá ideal para a sua pequena sala de estar, trouxemos as melhores sugestões e soluções. Ideias fantásticas que o irá ajudar a contornar esta dificuldade de espaço. Quer espreitar?! Então venha daí e não perca nem mais um minuto…

1- Sofá de canto

Se pensava que o sofá de canto não era uma solução numa sala de estar pequena, estava enganado… A boa notícia é que pode ter este tal sofá na sua sala, mesmo de dimensões mais restritas. O sofá de canto é um dos modelos preferidos, pelo tamanho e claramente pelo seu bom aproveitamento do espaço, em forma de L. Existem variadíssimos modelos de sofás de canto, bem como de tamanho diferentes, há aqueles gigantescos, mas também mais pequenos que são ideais para a sua sala de estar. 

Os sofás de canto acabam por ter uma boa rentabilidade do espaço, por aproveitar todo o canto de uma parede por exemplo, sem deixar um espaço morto, dando assim a oportunidade de um ou mais lugares sentados. Além disso, conferem uma decoração bem atual e tendência. As suas linhas retas são mais simples e clean, não sobrecarregando o ambiente, e o melhor, é que combina com tudo. Por outro lado, o sofá de canto é uma excelente alternativa, pois os seus vários assentos, dispensam o uso de poltronas ou de cadeiras adicionais.

Agora? Pode estar relaxado, à vontade e esticar as suas pernas ao logo de todo o sofá…

2 – Sofá cama

Casa  por Sofás Cama Galea
Sofás Cama Galea

Sofa Cama con Chaise mod Ereaga

Sofás Cama Galea

O sofá cama é sem dúvida um dos melhores aliados que se pode ter em casa!! E sim, mesmo numa sala de estar pequena, todo o espaço pode ser rentabilizado da melhor maneira e esta é A grande solução para uma casa. E vejam como podem aliar o sofá de canto ao sofá cama, duas grandes soluções para uma sala de estar pequena, e podem encontrá-la na loja Sofás Cama Galea

O sofá cama é útil para quê? Vejamos se viver num estúdio ou num loft, as divisões da sua casa são sem dúvida bem restritas, como tal, deve procurar soluções que possam rentabilizar todos e qualquer metro quadrado. Além de que precisa de uma cama e o sofá já sabe, dá bastante jeito. Então a opção a considerarem será a – do sofá cama. Por outro lado, se não tiver o quarto de hóspedes, o sofá cama é o amigo das visitas, não queremos que os nossos convidados durmam no chão, então esta é a solução a terem em casa, para receber a família ou amigos. 

Ele não ocupa espaço, uma vez que se puxa e arruma conforme as necessidades… Super versátil e confortável, acreditamos que ele conquista mais do que um lar, pequeno ou não.

3 – Sofá de dois lugares

O sofá de dois lugares é o sofá pequeno que cabe mesmo em qualquer sala de estar, por mais pequeno que possa ser, haverá sempre um cantinho para ele. Não dá para muitos se sentarem é verdade, mas é ideal para uma casa de um casal ou para quem vive sozinho, no entanto, se constatar que existe espaço suficiente pode optar por dois sofás de dois lugares ou outro tipo de assento (puff, poltronas), tal como os arquitetos de interior Home Staging Factory optaram na decoração desta sala de estar, em Lisboa. 

Por mais pequeno que possa parecer, este sofá não deixa de definir o conforto e a respetiva funcionalidade, dentro de um ambiente. O seu tamanho compacto acaba por ser fácil e prático de reposicionar, para mudar a decoração da sala. 

4 – Poltronas

Espinho . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Espinho . Interdesign

Interdesign Interiores

A poltrona é aquele elemento que fica bem como complemento, associado a um sofá, de dois lugares por exemplo, mas também sozinho ou a par, numa sala de estar ou noutra divisão da casa. É uma cadeira vistosa, estofada, é por assim dizer um sofá, mas de um lugar. 

As poltronas dão um de graça à decoração e contrastam com o restantes móveis, ou complementa-os. Elas acabam por quebrar a linearidade dos estofos e cria um elo de ligação entre as pessoas. Isto é, uma poltrona não está necessariamente virada para a televisão, o que proporciona um círculo visual, facilitando a comunicação entre as pessoas. 

De realçar ainda, que as poltronas são móveis ideais para um design de forte impacto, pois geralmente tem um desenho inovador e mais marcante. Aposte nelas na sua sala pequena, de certeza que criará um efeito sensacional. 

5 – Chaise longue

Quem pensou que uma chaise longue não poderia ter encanto e glamour?! Hum?!

Se sim, nós viemos desmistificar o contrário… Além de ser bastante elegante, uma chaise longue é digna de bastante conforto. É ideal como substituta do sofá ou como complemento a ele.

A chaise longue confere uma decoração contemporânea, está a ganhar cada vez mais espaço no mercado, quer em novos tamanhos, materiais ou formatos inovadores, que maximizam o conforto. Além disso, são versáteis pois não têm costas ao contrário dos sofás, podendo assim ficar em várias posições no seu layout. São ideais para uma sala íntima e romântica.

6 – Puff

Sala de estar  por HORM.IT
HORM.IT

ELFO Puff

HORM.IT

Paff, piff, poff e PUFF!!! 

Achava que faltaria o tão amado puff no nosso artigo de hoje dedicado ao conforto da nossa sala de estar?! Claro que não… O puff é o tal companheiro do relaxe, do 'ta-se bem, remete-nos para um ambiente de férias e de praia. O que é certo é que ele recebe o nosso corpo como ninguém, molda-se a nós e ficámos por lá a descansar, ler um livro, conversar ou dormir uma soneca, de forma muito confortável. 

É super prático, uma vez que o podemos mover e transportar com facilidade. É uma solução de sofá bastante trendy e jovem.

7 – Personalizar o sofá

E finalmente acabamos este artigo com a sugestão de personalizarem o vosso sofá. Há duas maneiras de o fazer. Vejamos…

- Pode construir o seu próprio sofá, tal como vemos nesta inspiração. Já sabem as melhores amigas paletes fazem maravilhas. Além de ser muito económico, confere um look divertido e único à sua sal. E claro que o pode fazer de acordo as medidas que quer, é como construir o seu sofá sobre medida para se encaixar na sua pequena sala de estar.

- Pode ainda, personalizar o seu sofá, recuperando um antigo ou mesmo com um novo, mudando o estofo e acrescentando novas almofadas, por exemplo. 

Sala pequena ou grande, nenhuma pode dispensar deste elemento… Não acha?

Então e qual destas ideias irá levar para a sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!