Remodelação de T2 para Airbnb: Corredores e halls de entrada  por MP Architecture & Interior Design

Tendências decorativas para um hall de entrada irrepreensível

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

E se fizéssemos em sorte que o hall de entrada da nossa casa não fosse apenas um lugar de passagem, ao qual não prestamos interesse e pouca atenção? A verdade é que a sua função basilar lugar de passagem acaba por se descuidar de decoração. 

No hall de entrada podemos, de facto, arriscar mais nas cores vivas e vibrantes, ao contrário do quarto ou da sala de estar. Além disso, podemos organizar e otimizar o hall de entrada de modo a ganhar uns metros quadrados, nomeadamente quando temos falta de arrumação. A entrada de casa é o lugar perfeito para colocar um bengaleiro, cabides, cestos para guardas-chuva ou móvel para sapatos. Também é possível criar um ambiente que marca a transição entre o exterior e os espaços sociais da nossa casa, pendurando quadros ou autocolantes de parede. O espelho é também um elemento de decoração bonito: perfeito para dar uma última espreitadela antes de sair de casa. E quando temos um filho uma arrumação para colocar as mochilas da escola. Enfim, temos estas e muitas outras dicas super tendência neste artigo, por isso, não queira perder nadinha!

Vamos a isso!

Como organizar o hall de entrada?

Embora testemunha as várias viagens de ida e volta, o hall de entrada não é considerado um espaço social por inteiro, por isso, é da nossa responsabilidade contornar esta situação e encher as vistas logo pela entrada de casa. 

Assim, há que começar por uma organização (profunda?), de forma a que seja prática e acolhedora. Aqui estão 3 pontos importantes para dar à sua entrada todo o mérito que ela merece.

- Coloque suportes de parede ou bengaleiro, é uma regra de ouro imutável para uma entrada conveniente e acolhedora. Modular ou fixo, vintage ou contemporâneo, recuperada ou minimalista, seja qual for o estilo dos suportes dos seus cabides: pode combiná-los! E, por que não criar os seus próprios cabides de parede? Pode fixá-los de diferentes alturas para que a entrada seja adaptada ao tamanho de todos os membros da família. E quem tiver uma entrada pequena tem assim  o chão livre para uma entrada arrumada.

- Uma das regras de outro para uma entrada top é a questão de arrumação. E saiba que nunca haverá o suficiente! Faça antes demais nada uma grande limpeza na entrada, escolha depois vários módulos de arrumação para um espaço perfeitamente organizado. Entre as prateleiras, armários e consola com gavetas, prefira um único e grande móvel (se couber) para não sobrecarregar o primeiro espaço de casa. Tenha em conta dois critérios: a sua estética e a sua capacidade de armazenamento. Depois, adicione pequenos módulos que sejam fáceis de mover, adaptáveis, compactos e que se sobrepõem, como cestos de vime ou cestos, naturais ou coloridos, dependendo do tom que deseja dar ao hall de entrada.

- Além da pintura das paredes, que dá o primeiro tom logo pela entrada de casa, e que não deve ser por isso posto de parte, há alguns acessórios indispensáveis: os espelhos e os bancos. Quanto ao espelho, escolha um modelo grande que se coloca no chão ou então vários pequenos espelhos para fixar à parede, criando um efeito galeria. Além do seu aspeto decorativo, o espelho tem a capacidade de aumentar visualmente o espaço. Relativamente aos bancos, coloque uma poltrona que será bem prática para descalçar-se ou vestir as crianças mais pequenas. Quem gostar de um ambiente mais industrial, um banco de madeira criará um efeito ainda mais pragmático. 

Que soluções decorativas existem para decorar o hall de entrada?

Haverá mil e uma ideias decorativas para personalizar e decorar um hall de entrada, porém, reunimos as melhores opções para que ponha já em prática. Escolha mediantes os seus gostos e possibilidades. Pode optar por decorar a sua entrada e dar continuidade ao restante interior, ou então quebrar completamente. 

Conforme o espaço que tiver pode até criar um escritório ou uma pequena biblioteca. 

Nas paredes, pode optar por colocar quadros, espelhos, autocolantes, vinis, prateleiras ou telas. Tem a possibilidade ainda, de aplicar papel de parede com padrões originais ou criar um desenho pintado diretamente na parede. Um tapete pode também criar o espaço mais acolhedor. Como vê opções fáceis e rápidas de aplicar não faltam. 

Entrada - Detalhe: Corredores e halls de entrada  por EU INTERIORES
EU INTERIORES

Entrada – Detalhe

EU INTERIORES

Para criar um ambiente fresco e cheio de vida, não devem faltar plantas e flores. Existem opções para todos os tipos de espaço e gostos: suspensas num suporte em macramé; vasos para chão ou mesa ou parede vegetal.

Como dar estilo às paredes do hall de entrada?

Tal como já referimos pode criar um ambiente decorativo especial à sua entrada apenas com detalhes de parede. Uma bonita pintura que preenche toda uma parede ou uma porta, um papel de parede, mas também pode optar por revestir uma ou várias paredes com pedra, tijolo à vista, microcimento, espelho, madeira, entre outros. 

Como pode decorar a sua pequena entrada?

Projecto 3D - Entrada apartamento: Corredores e halls de entrada  por Espaços Renovados
Espaços Renovados

Projecto 3D – Entrada apartamento

Espaços Renovados

Não interessa o tamanho do seu hall de entrada, o mais importante é planeá-lo conforme as dimensões deste. Deixe tudo perfeitamente harmonioso, acolhedor e que seja bonito visualmente. 

Prefira cores claras para favorecer o espaço, já que estas trazem uma energia bastante positiva, além de criar uma sensação de amplitude à pequena área. Ponha um espelho na parede e prefira um móvel menos volumoso, para não sobrecarregar demasiado.

Deve ou não deve cuidar da iluminação do hall de entrada?

Um hall de entrada acolhedor é uma entrada bem organizada, mas acima de tudo bem iluminada. Para que crie uma boa impressão, a iluminação deve ser cuidadosamente pensada, de modo a proporcionar uma atmosfera acolhedora, mas que o espaço seja também funcional. 

Para uma boa propagação da luz em todo o espaço, vale mais optar por uma iluminação de teto. No entanto, nada impede que coloque outros focos de iluminação na parede, no móvel ou no chão, tudo depende da decoração pretendida. 

Por exemplo, se tiver um hall de entrada com zonas com mais sombras pode colocar candeeiros em cima do móvel, não só tem outra fonte de luz, como também criará um ambiente mais cozy. Se tiver armários pode colocar lâmpadas LED's no interior, sempre prático para iluminar um recanto mais escuro. Se a sua entrada não tiver janelas, deve também calcular a potência das lâmpadas, não pode ter uma iluminação nem baixa, nem muito forte. Troque as lâmpadas se for necessário, para que a iluminação seja difusa não deve ser nem muito branca, nem muito amarela. As lâmpadas Daylight reproduzem a luz do dia, proporcionando um efeito mais natural.

Criar as suas próprias peças DIY

Quais são as palavras mágicas aqui da homify? 

Isso mesmo DIY (Did it Yourself)! Sabe o quão gostamos delas e como adoramos partilhar ideias novas consigo. Afinal de contas quando podemos ter bom, bonito e barato, não há mais nada a pedir, não é verdade? 

Então só para si, partilhamos uma mão cheia de sugestões para que possa reproduzi-las no seu hall de entrada. 

- Se estiver cansado do seu móvel antigo, pode sempre recuperá-lo. Lixar, pintar e decorar são pequenos gestos que transformam uma peça velha, em algo de único, pessoal e giro. Além disso, tem sempre o privilégio de poder escolher a cor do móvel, de modo a combiná-lo com a restante decoração.

- Crie pequenos cabides DIY, tal como vemos na imagem acima. Com molduras e uns ganchos tem um suporte para colocar os seus casacos e acessórios quando chegar a casa. Pode personalizá-los com cores diferentes e preenchendo-os com um bonito papel colorido.

- Com paletes ou caixas de fruta consegue criar prateleiras giras ou um móvel repleto de estilo! Para mais ideias com paletes dê um vista de olhos aqui. Pode pintá-las e acrescentar uns cestos.

- Com um pequeno tronco fixo num suporte pode ter um bengaleiro fora do comum. Deixe-o no seu estado bruto ou pinte-o totalmente ou apenas em algumas partes.  

- Um jardim vertical feito com palete dará um toque verdadeiramente fresco à sua entrada. 

- Pode customizar imensos acessórios decorativos que já tem, como espelhos, prateleiras, molduras, vasos, jarros, cestos… Enfim, quando começar não irá querer parar (isso é certo!). 

- Troque os puxadores das portas e gavetas dos móveis. 

A quem deve recorrer?

Bairro Alto - Apartamento T2: Corredores e halls de entrada  por Sizz Design
Sizz Design

Bairro Alto – Apartamento T2

Sizz Design

O papel de um profissional nunca deve ser posto em causa ou desvalorizado, pois o trabalho que desenvolvem é mesmo único. 

Quem quiser entregar a pasta, para ficar tranquilo e ter a certeza de ter um hall de entrada decorado à maneira, pode contratar um decorador, um designer de interiores ou até um arquiteto de interiores. 

Onde encontrar contactos de profissionais portugueses?

É fácil, na homify temos um separador que diz ’profissionais’, aí pode encontrar os especialistas supracitados, mas também outros que poderão ser úteis para outras situações. Temos profissionais de norte a sul de Portugal, mas para ter acesso aos da sua região, de modo a evitar custo de deslocação, pode filtrar pela sua área de residência, introduzindo o seu código postal.

Não se esqueça de partilhar o resultado final do seu projeto, na nossa página, quem sabe se não será o próximo a ser uma fonte de inspiração para outros leitores. 

Motivado para decorar o seu hall de entrada? Conte-nos tudo!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!